Despachante no Brasil

Ola !!!

Fiquei impressionado com a quantidade de depoimentos e ajuda sempre construtivos postados nesta comunidade, Vocês estao todos de parabéns. E por isso aproveitando...

Queria saber se alguem tem alguma recomendação de um bom despachante que pudesse obter para mim no Rio - eh que estou no exterior e nao tenho como fazer isso pessoalmente e nao por que sou preguiçoso ;-) - minha certidão de nascimento de inteiro teor (tb cartório do Rio), aut. do Itamaraty, e selo do Consulado Português (enfim toda papelada da minha parte para atribuição da cidadania portuguesa).

Muito Obrigado e um abraço a todos !!!

Comentários

• Diego,

quem sabe, alguem aqui da comunidade que esteja no Rio, tenha disponibilidade de ajudar.

Voce pode fazer o pedido da certidao de inteiro teor via telefone, o pagamento eh feito atraves de deposito bancario na conta do cartorio ( muitos cartorios tem essa opcao ), mas precisa de um endereco para o envio.

O restante, Itamaraty e Consulado soh mesmo pessoalmente.

Boa sorte !
  • Muito obrigado pela resposta Cibele !!

Vou tentar entrar em contato com meu cartório e saber mais,
    Sobre o restante, nao teria como atraves de um despachante (realmente nao queria ser de incomodo a ninguém da comunidade) portando uma procuração minha conseguir o restante ? Sem querer ser chato e claro !!!!
  • Diego,

cuidado com despachantes, a coisa eh bem simples de se fazer, toma um dia pra resolver Itamaraty e Consulado, e nao precisa de nenhuma procuracao pra legalizar as certidoes, o restante dos documentos ( formulario 1C e copia do passaporte ), voce tera que fazer no pais em que esta morando, ou, ir direto a Portugal e entregar no CNAI ou em qualquer posto da CRC.

** copia do passaporte ou RG tem que ser autenticada e legalizada no consulado portugues ou se resolver ir a Portugal, pode ser legalizada pelo Consulado do Brasil em Portugal.
  • Puxa Cibele Obrigado mesmo !!!

Mas eu realmente agora nao tenho como ir pessoalmente pro Brasil e correr atras da certificação do Itamaraty e do Consulado Portugues, por isso eu precisaria de alguma ajuda especializada afim de agir em minha parte, perdoe-me se ja estou te cansando !!!
  • Diego, o que tem que ser feito é MUITO simples e bem pouco burocrático, qq pessoa pode fazer por vc, amigo ou familiar. Não precisa gastar dinheiro com despachante. De qq forma, eu não teria ninguém pra te recomendar... porém pode ser que alguém aqui da comunidade se disponha e te ajudar!
  • Obrigado Lara e todos !!
    Se qq um pudesse me ajudar com esta questao pra mim seria um imenso favor mesmo !
  • Diego,

voce pedindo a certidao por telefone, qualquer pessoa no Brasil pode ajudar a legalizar os documentos, fora do Rio de Janeiro, para legalizar no Consulado, basta que a certidao tenha um sinal publico de um cartorio da area de jurisdicao do Consulado.

E mais um detalhe, nao sei aonde voce mora, mas pode estar se informando se eh possivel legalizar a certidao no Consulado do Brasil de onde voce esta, e posteriormente no Consulado de Portugal.
  • Eu fiz o meu processo com um despachante aqui no RJ, mas acredito que vc possa pedir pra algum conhecido a certidão de nascimento de inteiro teor atualizada e pedir que vá no Itamaraty e mandar pra vc. Pq vc vai ter que fazer o restante onde vc reside e terá que comparecer pra tirar BI, passaporte.
  • Marcia, Obrigado

Sem ser incomodo, nao poderias me recomendar seu despachante, infelizmente nao tenho ninguem no Rio para retirar minha certidao nem leva-la no Itamaraty, por isso qualquer ajuda profissional seria muito apreciada.

Mais uma vez obrigado !!
  • Diego, eu moro no RJ e fiz sozinho toda essa burocracia, não precisa ser um profissional. Algum conhecido, amigo pode agilizar tudo que precisa.
  • A questão é que vc tem que ver na sua certidão qual o cartório que vc foi registrada. E lá pedir a certidão de inteiro teor.

Essa papelada o despachante pediu que eu fizesse, ele só foi no Itamaraty e agendou tudo no consulado. Acredito que ele não faça essa parte de solicitar a certidão, até pq ele trabalha numa agência de turismo.
  • Marcia,

Pode ser que se eu pedir minha certidao no cartorio (por telefone) e depois este despachante ir retira-la para enfim seguir com o restante, seria isso possivel ?

Mario, Obrigado pela ajuda, mas infelizmente to no exterior e nao tenho ninguem que pudesse fazer isso por mim no Rio, por isso peco ajuda a comunidade !!
  • Diego eu trabalho no Centro, e moro em Copacabana... Seguindo a ideia aqui da comunidade de ajuda, se o seu cartório for pela Zona Sul, você liga pro cartório pega informação de valores, pergunta se terceiros podem tirar a sua certidão por você (porque geralmente eles encrencam, a do meu pai tive que mostrar identidade pra provar filiação, e mesmo assim o cara falou que tava quebrando um galho) eu legalizo ela no Itamaraty (que é de graça e sai em 30 min) e autentico no Consulado Portugues (que é do lado do meu trabalho, que sai geralmente por 30 reais cada legalização).

Bom, fica aí a minha proposta de ajuda. Agora, se informa melhor com o pessoal aqui da comunidade, poque se for processo de naturalização você vai precisar tirar diversos outros documentos, que provavelmente so através de procuração e no caso realmente vai precisar de um despachante. No caso de atribuição, ainda vai faltar a cópia do RG autenticado em cartorio e legalizado no Consulado Portugues.

Tem a questão ainda do formulário que tem que ser preenchido presencialmente no Consulado Portugues e a taxa de inicialização do processo. Sugiro que se informe antes com o pessoal da comunidade sobre o restante, pra não ficar com a certidão toda prontinha na mão e faltando o resto.

Abraço
  • Mario

Estou sem palavras para descrever minha gratidão,

A minha situação seria para atribuição, documentos os quais ja verifiquei aqui da comunidade, por isso do Brasil seria necessário somente a certidão de nascimento.
    O cartório e' no Estacio (7 circunscrição), vou ligar para eles e pedir se terceiros podem retirar minha certidão de inteiro teor.

Lhe asseguro que suas despesas serão ressarcidas e' so combinar como,

Abraços,
  • Diego,

Me sinto na obrigão de ajudar, me ajudaram aqui, e vejo outros no meu lugar, como ralei pra conseguir meus documentos e etc.. Estava perdido até encontrar a comunidade e ver que se correr atrás é possível.

Então é so se ligar pra la e dar uma conversada e explicar a sua situação, e ver se eles vão emitir a certidão de Inteiro Teor. Sobre as despesas, acredito que não seja alta, aproveita pra ver com o Cartório o valor da certidão e não esqueça de mencionar que é de Inteiro Teor rsrs. Assim que tiver as informações a gente troca e-mail ou msn.
    Abraço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.