Casamento / Divórcio / Casamento - Pai falecido

Boa tarde.
Gostaria de tirar uma dúvida com vocês que tem me preocupado bastante.
Meu pai nasceu em Portugal e veio para o Brasil, aqui ele se casou com sua primeira esposa, se separou e depois de alguns anos se casou com minha mãe.
Ele foi o declarante em minha certidão de nascimento e buscando os documentos para enviar para Portugal, descobri que ele transcreveu o casamento dele para Portugal com sua primeira esposa, só que meu pai faleceu e não sei o que fazer, pois eu não posso dissolver o casamento dele em Portugal (pois me informaram que só o próprio que poderia fazer isso) e transcrever o casamento dele com minha mãe.
Alguém sabe como devo proceder? Agradeço desde já!

Comentários

  • editado June 2018
    @sthefanie sendo seu pai o declarante do seu nascimento vc pode fazer sua atribuição por ACP e não precisa informar q seu pai casou novamente e nem transcrever esse casamento.
  • DlvvvsDlvvvs Member
    editado June 2018
    @Vlad,

    Minha situação é similar à da Stephanie.

    Processo de Atribuição de minha mãe para realizar o meu após.

    Estou desesperada porque enviei (14/06/18) pra Tondela ao invés de ACP. Me perdi em tantas informações no fórum de pra onde enviar e focada na conservatória com prazo mais curto, que acabei enviando Tondela, acreditando que lá não precisava averbar... Enfim, agora preciso corrigir o problema.

    **** O QUE SERIA MAIS VIÁVEL NESSE MOMENTO? ****

    1) Consigo cancelar o vale e pegar reembolso?
    2) Os correios retornam o envelope?

    IMPORTANTE: Meu avô consta como vivo e solteiro lá em Portugal. No Brasil, casado (com minha avó) -> divorciado -> casado -> falecido.

    Só tenho acesso fácil às certidões de ÓBITO de meus avós.
    Casamento e nascimento de minha avó não tenho e nem conhecimento de onde foram feitos os registros. Só sei que RJ e Pernambuco, respectivamente.

    Deste modo, reunir os documentos para a averbação não será tarefa fácil... nem barata, já que teria uma nova taxa para este serviço.


    *** SERIA MAIS VIÁVEL FAZER TUDO DE NOVO E ENVIAR PRO ACP? ****

  • @Desiree a MAriaNelida ja deve ter respondido pra vc.No seu lugar eu esperaria para ver se Tondela vai realmente pedir a transcrição de casamento. Cancelar acho dificil pq mesmo q façam ,nào vão devolver o valor pago e nem os documentos.
  • DlvvvsDlvvvs Member
    Ela respondeu minha primeira dúvida mas, os questionamentos acima surgiram a partir da resposta dela sobre a transcrição e aí procurei uma outra discussão próxima dessa nova dúvida (averbação). :)

    @Vlad, baseado na experiencia de vocês aqui, existe alguma chance de não pedirem e darem andamento?

    Não cancelam mesmo se os documentos ainda não tiverem chegado lá?

    Acho que vou ligar pra lá amanhã pedindo orientações no número que vi em outra conversa: 351211950500

    Mas devo falar da averbação "pendente" ? Ou pergunto apenas da possivel devolução caso os correios consigam retornar e deixo o meu "erro" em off pra ver se eles ignoram...
  • DlvvvsDlvvvs Member
    A grande questão em esperar pra ver é que o retorno deles gira em torno de 3 meses...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3749/atribuicao-crc-de-tondela-informacoes-e-processos#latest
  • editado June 2018
    @Desirée esse telefone q vc postou é da linha de registro..não vão saber te responder.Sugiro enviar um e-mail para civil.tondela@irn.mj.pt e colocar no título. CANCELAMENTO DE PROCESSO e explicar q vc enviou errado e ver se respondem.Por telefone não vão atender.
  • @Vlad. Obrigada pela resposta.
    Mas a questão é que mesmo que eu não informei que meu pai se casou de novo, vai aparecer na minha certidão de nascimento o nome da minha mãe e o estado civil dela de casada, por isso estou muito preocupada.
  • DlvvvsDlvvvs Member
    Eles nao responderam meu email enviado ha uma semana solicitando a pre analise dos documentos.

    Mas vou fazer isso que vc orientou. Acredito que com esse título eu tenha mais chances de obter uma resposta rápida.

    Muito obrigada, Vlad.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.