declarante do nascimento ??
Oi, estou juntando os documentos para pedido de nacionalidade de meu pai em portugal e vejo que na certidao de nascimente dele, deve seguir esse critério.
"Esta certidão deve comprovar que a filiação ficou estabelecida na menoridade (ou seja, onde conste quem foi o declarante do nascimento à data da feitura do registo)"
Mas na pratica, o que significa?
obrigado
"Esta certidão deve comprovar que a filiação ficou estabelecida na menoridade (ou seja, onde conste quem foi o declarante do nascimento à data da feitura do registo)"
Mas na pratica, o que significa?
obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Depois de quase ter desistido porque falavam q eu nao tinah direito. Fiz a documentacao e mandei.Penando sempre que correria o risco de cair em exigencia.
Mas o que els podem exigir eh a tal prova na minoridade. Neste caso nao so o camento como outros documentos sao validos como: carteira de vacina, boletim escolar assinado pela mae. Algo q tenha a assinatura da mae mostrando q foi presente de alguma forma na vida do filho.
Meu conselho eh: Bota pra frente e espere se vai cair ou nao em exigencia. Eles entendem bem que filho da mae todos somos com certeza, do pai eh q podera haver duvida.
Acho q nao foi so eu q consegui a cidadania sem cair em exigencia aqui na comunidade, com o problema de pais nao casados a mae portuguesa e o pai brasileiro o declarante.
abs
fatima
Pois é, na altura do campeonato (minha vó e mãe falecidas), difícil juntar tais provas (carteira de vacinação, boletim escolar) das décadas de 30 e 40. Só tenho a certidão de nascimento da minha mãe, onde a vovó (portuguesa) consta como mãe da nubente e tb a certidão de casamento da minha mãe, onde ela tb versa, na mesma condição. Mas ficarei atenta à qualquer papel que passar por mim. Obrigada.
Sua mae nasceu em Hospital ou em casa? pq se nasceu no Hospital, pode ser que vc encontre algum registro dela! va na escola onde sua mae estudou,acho que vale a pena comecar por este caminho.