de avô para neto, com pai vivo

Olá,

somento hj eu fique sabendo que eu poderia pedir minha nacionalidade por naturalização, de meu avô, meu pai está vivo e nao tem interesse na nacionalide.
Já enviei há 3 meses para o consulado em sao paulo os documentos para transcriçao e obito de meu avô.
Qual é a desvantagem?
Meu pai poderia pedir depois a dele e minha mae em seguida ?(casaram antes de 1981).
pois estou com pressa, pretendo mudar para a europa em dois anos.
Posso fazer direramente a CRC de Lisboa, pois no site do consulado de sp nao falam nada disso,

Obrigado

Comentários

• Dani, por incrível que parece é mais rápido primeiro seu pai se tornar português e em seguida transmitir a nacionalidade pra vc, em dois processos de atribuição. Vc consegue tudo isso em cerca de 6 meses, fazendo tudo direramente com a CRC em Lisboa, pelo correio.

Diga quem foi o declarante do nascimento de seu pai e tb o do seu nascimento.
  • Ãinda não saiu a transcrição?
    Se todos os documentos estiverem em ordem todos conseguem suas nacionalidades antes de 2 anos.
    A vantagem que o filho do português faça antes de você e por atribuição é que você poderia fazer por atribuição também e poder passar para seus filhos sem grandes exigências.
    Por aquisição ou naturalização = português a partir do momento em que a concedam.
    Por atribuição = português desde o nascimento.

Nada impede que você faça por aquisição e depois o seu pai por atribuição e logo a sua mãe por ser casada com ele antes de 1981. Há vários casos aqui na comunidade.

Veja os documentos necessários para ambos casos na Guia de ajuda.

Você pode usar o consulado ou enviar por correio ou diretamente em Portugal.

Boa sorte!
  • Outra vez, postamos juntas!!! rsrsrsrsrsr
  • Lara,

esse prazo de 6 meses, é isso mesmo?
    na minha certidão, o declarante foi meu pai,
    mas no momento, nao tenho a certidao de meu pai aqui, mas pode ser qualquer pessoa, ou tem que ser me avô portugues?
    entao por naturalização é bem mais demorado, nao sabia desse detalhe.

DENISE,

ainda nao saiu, meu processo foi devolvido com 20 dias q estava no consulado de sp, por falta de certidao de casamento de inteiro teor (enviei a normal), mas enviei novamente em julho e ligo la todas as semanas, e nada, mas os atendentes dizem que "deve ter dado certo".
  • Dani

Na certidão do seu pai é muito importante que o declarante tenha sido o seu avõ português, dessa forma vc não precisaria gastar mais tempo e dinheiro em ter que averbar o casamento do seus avós. Da mesma forma que foi muito importante o seu pai ter sido o declarante do seu nascimento. Isso só tornam as coisas mais rápidas e menos custosas.
    O prazo pode variar de caso pra caso, mas esse prazo de 6 a 8 meses é a média para fazer as duas atribuções.
    A naturalização tem demorado quase 1 ano para ser concluída.
  • oi,

eu novamente, hehe

Denise, eu dei entrada em Julho deste ano, para transcriçao de casamento e obito de meu avo portugues, pelo consulado de Portugal em sao paulo.

Meu avô declarou o nascimento do meu pai e meu pai foi meu declarante

Pretendo pedir nacionalidade de meu pai pelo CRC e a minha, entao nao preciso transcrever o casamento de meus pais, nem no consulado e nem no CRC, nem mesmo depois?? mesmo minha mae, q casou antes de 1981, a qual pretende pedir a dela tb.

Outra dúvida, se meu avo foi declarou meu pai, eu nao precisava trancrever o casamento dele, como estou fazendo, caso eu enviasse pelo CRC e o obito.

Fiz da maneira correta, ou perdi tempo.

Obrigada Dani
  • Dani,
    Sugestão: faça todas as perguntas num mesmo tópico, porque assim as pessoas vão te ajudando e assim todos teremos uma sequência.
    Bom, Portugal exige que todos os atos (casamento, óbito, etc) do português tem que ser transcritos lá, mas a experiência do pessoal aqui da comunidade indica que se o português é o declarante do nascimento não é necessário transcrever o casamento. Você ter pedido a transcrição do seus avós não tem problema e teria adiantado e seria necessária se fosse dar entrada no pedido do seu pai no consulado.
    A transcrição do casamento dos seus pais será necessária quando for a vez da sua mãe.
  • entao é melhor eu esperar a transcriçao de casamento/obito terminarem, para eu pedir diretamente a CRC a nacionalidade de meu pai.
    ou eu posso ja pedir do meu pai no CRC, mas vejo no site que eles pedem uma certidao de nascimento do progenitor portugues, onde conste o averbamento do casamento, mas isso ainda nao foi feito.

Qual caminho seguir, esperar o consulado ou enviar para CRC (mas e essa certidao de casamento?

Mil desculpas, estou confusa
    Dani
  • Dani,
    Copiei os seus últimos posts aqui no seu tópico para concentrar as respostas.
  • Obrigada Denise pela organizaçao,

mas, é melhor eu esperar a transcriçao de casamento/obito terminarem (pelo consulado), para eu pedir diretamente a CRC a nacionalidade de meu pai.
    mesmo meu avô ter declarado o nascimento de meu pai.
  • Dani

vc não precisa esperar, pode iniciar já o processo de atribuição de seu pai pois a transcrição de casamento é desnecessária para a atribuição em si (mas uma vez que já está sendo feita, tb não tem problema!).
  • Lara,

no site do consulado, para pedir a atribuiçao de meu pai diretamente com a CRC, eu preciso de uma copia da certidao de nascimento de meu avo portugues, averbado o casamento deles, eu preciso mesmo??
    mas vi em outros tópicos que nem é necessario enviar uma copia, somente o numero, é serio?

Ele nasceu em 1901, terei que pedir diretamente ao Arquivo Distrital dele?
  • Dani,
    Você na realidade necessita os dados que aparecem na certidão do seu avô: número de assento, freguesia, etc. para preencher o formulário 1C que deverá ser assinado presencilamente por seu pai no Consulado.
    Em resumo para o processo do seu pai você necessita:
    - certidão de nascimento em inteiro teor legalizada no Itamaraty (escritorio de Sao Paulo) e legalizada no consulado (veja no site deles como fazer)
    - copia autenticada do RG do seu pai legalizada no consulado.
    - formulário 1 C assinado presencialmente no consulado (marcar hora)
    Com esses documentos em mãos você irá ao correio para mandá-los diretamente à Conservatóiria dos Registros Centrai (CRC) cujo endereço está no formulário 1C.
    No mesmo correio você paga o Dinheiro Fácil no valor de 175 euros. Coloca o número desse vale no formulário 1C ,coloqca uma cópia do mesmo dentro do envelope com os documentos e envia por SEDEX.

DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C
    Postado pela Sandra.
    [http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25]

Legalização de Documentos - Itamaraty (São Paulo)
    Agora os documentos pode ser legalizados em São Paulo via postal:
    ERESP - SETOR DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
    Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1297, 2º andar.
    São Paulo, SP
    CEP 04571-010
    http://www.abe.mre.gov.br/avisos/escritorio-em-sao-paulo-legaliza-documentos-recebidos-por-via-postal
  • Dinheiro Fácil todos queremos, mas é dinheiro CERTO!!!! RSRSRSRS
  • estou com uma dúvida do formulário 1C
    eu tenho uma cópia da certidao de nascimento de meu avo (que meu primo pediu em 2004), é cópia do livro da certidáo de meu avo.

Minha pergunta, eu coloco no envelope uma cópia, ok... mas como e xerox de xerox, seria melhor preencher o formulario 1C com os dados da certidao (campo destinado para quem nao anexa uma copia), pois é tão dificil de ler aquelas letrinhas e tal, rsrs
    e tambem por que nesta copia nao tem o casamento e obito averbado.

outra dúvida

No no primeiro nome de meu avo, tem um "U" trocado por "O" e falta um "L" no sobrenome. Eu preencho no formulario, com o nome dele no Brasil ou o de Portugal???

Obrigado
  • Preencha os dados de acordo à certidão portuguesa e mande uma cópia se quiser.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.