de avô para neto, com pai vivo
Olá,
somento hj eu fique sabendo que eu poderia pedir minha nacionalidade por naturalização, de meu avô, meu pai está vivo e nao tem interesse na nacionalide.
Já enviei há 3 meses para o consulado em sao paulo os documentos para transcriçao e obito de meu avô.
Qual é a desvantagem?
Meu pai poderia pedir depois a dele e minha mae em seguida ?(casaram antes de 1981).
pois estou com pressa, pretendo mudar para a europa em dois anos.
Posso fazer direramente a CRC de Lisboa, pois no site do consulado de sp nao falam nada disso,
Obrigado
somento hj eu fique sabendo que eu poderia pedir minha nacionalidade por naturalização, de meu avô, meu pai está vivo e nao tem interesse na nacionalide.
Já enviei há 3 meses para o consulado em sao paulo os documentos para transcriçao e obito de meu avô.
Qual é a desvantagem?
Meu pai poderia pedir depois a dele e minha mae em seguida ?(casaram antes de 1981).
pois estou com pressa, pretendo mudar para a europa em dois anos.
Posso fazer direramente a CRC de Lisboa, pois no site do consulado de sp nao falam nada disso,
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Diga quem foi o declarante do nascimento de seu pai e tb o do seu nascimento.
Se todos os documentos estiverem em ordem todos conseguem suas nacionalidades antes de 2 anos.
A vantagem que o filho do português faça antes de você e por atribuição é que você poderia fazer por atribuição também e poder passar para seus filhos sem grandes exigências.
Por aquisição ou naturalização = português a partir do momento em que a concedam.
Por atribuição = português desde o nascimento.
Nada impede que você faça por aquisição e depois o seu pai por atribuição e logo a sua mãe por ser casada com ele antes de 1981. Há vários casos aqui na comunidade.
Veja os documentos necessários para ambos casos na Guia de ajuda.
Você pode usar o consulado ou enviar por correio ou diretamente em Portugal.
Boa sorte!
esse prazo de 6 meses, é isso mesmo?
na minha certidão, o declarante foi meu pai,
mas no momento, nao tenho a certidao de meu pai aqui, mas pode ser qualquer pessoa, ou tem que ser me avô portugues?
entao por naturalização é bem mais demorado, nao sabia desse detalhe.
DENISE,
ainda nao saiu, meu processo foi devolvido com 20 dias q estava no consulado de sp, por falta de certidao de casamento de inteiro teor (enviei a normal), mas enviei novamente em julho e ligo la todas as semanas, e nada, mas os atendentes dizem que "deve ter dado certo".
Na certidão do seu pai é muito importante que o declarante tenha sido o seu avõ português, dessa forma vc não precisaria gastar mais tempo e dinheiro em ter que averbar o casamento do seus avós. Da mesma forma que foi muito importante o seu pai ter sido o declarante do seu nascimento. Isso só tornam as coisas mais rápidas e menos custosas.
O prazo pode variar de caso pra caso, mas esse prazo de 6 a 8 meses é a média para fazer as duas atribuções.
A naturalização tem demorado quase 1 ano para ser concluída.
eu novamente, hehe
Denise, eu dei entrada em Julho deste ano, para transcriçao de casamento e obito de meu avo portugues, pelo consulado de Portugal em sao paulo.
Meu avô declarou o nascimento do meu pai e meu pai foi meu declarante
Pretendo pedir nacionalidade de meu pai pelo CRC e a minha, entao nao preciso transcrever o casamento de meus pais, nem no consulado e nem no CRC, nem mesmo depois?? mesmo minha mae, q casou antes de 1981, a qual pretende pedir a dela tb.
Outra dúvida, se meu avo foi declarou meu pai, eu nao precisava trancrever o casamento dele, como estou fazendo, caso eu enviasse pelo CRC e o obito.
Fiz da maneira correta, ou perdi tempo.
Obrigada Dani
Sugestão: faça todas as perguntas num mesmo tópico, porque assim as pessoas vão te ajudando e assim todos teremos uma sequência.
Bom, Portugal exige que todos os atos (casamento, óbito, etc) do português tem que ser transcritos lá, mas a experiência do pessoal aqui da comunidade indica que se o português é o declarante do nascimento não é necessário transcrever o casamento. Você ter pedido a transcrição do seus avós não tem problema e teria adiantado e seria necessária se fosse dar entrada no pedido do seu pai no consulado.
A transcrição do casamento dos seus pais será necessária quando for a vez da sua mãe.
ou eu posso ja pedir do meu pai no CRC, mas vejo no site que eles pedem uma certidao de nascimento do progenitor portugues, onde conste o averbamento do casamento, mas isso ainda nao foi feito.
Qual caminho seguir, esperar o consulado ou enviar para CRC (mas e essa certidao de casamento?
Mil desculpas, estou confusa
Dani
Copiei os seus últimos posts aqui no seu tópico para concentrar as respostas.
mas, é melhor eu esperar a transcriçao de casamento/obito terminarem (pelo consulado), para eu pedir diretamente a CRC a nacionalidade de meu pai.
mesmo meu avô ter declarado o nascimento de meu pai.
vc não precisa esperar, pode iniciar já o processo de atribuição de seu pai pois a transcrição de casamento é desnecessária para a atribuição em si (mas uma vez que já está sendo feita, tb não tem problema!).
no site do consulado, para pedir a atribuiçao de meu pai diretamente com a CRC, eu preciso de uma copia da certidao de nascimento de meu avo portugues, averbado o casamento deles, eu preciso mesmo??
mas vi em outros tópicos que nem é necessario enviar uma copia, somente o numero, é serio?
Ele nasceu em 1901, terei que pedir diretamente ao Arquivo Distrital dele?
Você na realidade necessita os dados que aparecem na certidão do seu avô: número de assento, freguesia, etc. para preencher o formulário 1C que deverá ser assinado presencilamente por seu pai no Consulado.
Em resumo para o processo do seu pai você necessita:
- certidão de nascimento em inteiro teor legalizada no Itamaraty (escritorio de Sao Paulo) e legalizada no consulado (veja no site deles como fazer)
- copia autenticada do RG do seu pai legalizada no consulado.
- formulário 1 C assinado presencialmente no consulado (marcar hora)
Com esses documentos em mãos você irá ao correio para mandá-los diretamente à Conservatóiria dos Registros Centrai (CRC) cujo endereço está no formulário 1C.
No mesmo correio você paga o Dinheiro Fácil no valor de 175 euros. Coloca o número desse vale no formulário 1C ,coloqca uma cópia do mesmo dentro do envelope com os documentos e envia por SEDEX.
DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C
Postado pela Sandra.
[http://www.irn.mj.pt/sections/ir
Legalização de Documentos - Itamaraty (São Paulo)
Agora os documentos pode ser legalizados em São Paulo via postal:
ERESP - SETOR DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1297, 2º andar.
São Paulo, SP
CEP 04571-010
http://www.abe.mre.gov.br/aviso
eu tenho uma cópia da certidao de nascimento de meu avo (que meu primo pediu em 2004), é cópia do livro da certidáo de meu avo.
Minha pergunta, eu coloco no envelope uma cópia, ok... mas como e xerox de xerox, seria melhor preencher o formulario 1C com os dados da certidao (campo destinado para quem nao anexa uma copia), pois é tão dificil de ler aquelas letrinhas e tal, rsrs
e tambem por que nesta copia nao tem o casamento e obito averbado.
outra dúvida
No no primeiro nome de meu avo, tem um "U" trocado por "O" e falta um "L" no sobrenome. Eu preencho no formulario, com o nome dele no Brasil ou o de Portugal???
Obrigado