SOCORRO! POR ONDE COMEÇO?

Noooooooossssssa!!!! Que massa que encontrei vocês, estava me sentindo tão sozinha nessa caminhada. Porque ninguém merece ficar na mão de embaixadas e escritórios. Quero parabenizar os criadores desse orkut: muito obrigada MESMO.

Bom, sou Cidália, moro em Brasília, e estou querendo seguir os passos desse pessoal independente. Tô cansada de embaixa e escritórios, mas não sei por onde começar porque meu caso tem um fator complicador, pelo menos foi o que me disseram na embaixada. Vou fazer um breve resumo:

meu avó, ANTONIO BERNARDO SANT'ANA, nasceu aí em Portugal e casou-se com minha avó, CIDÁLIA MENDONÇA, aqui no Brasil (ambos falecidos). Ao se casarem ela NÃO acrescentou o sobrenome dele, SANT'ANA, ao nome dela, que permaneceu CIDÁLIA MENDONÇA. No entanto, quando nasceram os filhos ela os registrou como CIDÁLIA MENDONÇA SANT'ANA. Resumindo: minha avó usou o nome CIDÁLIA MENDONÇA na certidão de casamento dela e CIDÁLIA MENDONÇA SANT'ANA na certidão de nascimento dos filhos. Meu pai, ANTONIO CARLOS MENDONÇA SANT'ANA (vivo), é um desses filhos.
Pois bem, gostaria de saber se posso requisitar a nacionalidade portuguesa do meu pai nestas condições. O governo portugues reconhece CIDÁLIA MENDONÇA como sendo CIDÁLIA MENDONÇA SANT'ANA? Quais órgãos em Portugal devo procurar?

Nota: o casamento de ANTONIO BERNARDO SANT'ANA E CIDÁLIA MENDONÇA já está averbado.

Ufa... é isso. Conto com vocês. Abraços,

Cidália

Comentários

• Cidalia

Vamos por partes

Precisamos de algumas informacaoes para saber se vc tera mais trabalho ou nao par tirar a cidania. Mas Uma coisa eh certa: Vcs, seu pai e vc, tem o direto a nacionalidade por atribuicao que eh melhor do que Naturalizacao.

Bom vamos la as perguntas:

1- Sua avo Cidalia eh portuguesa?
    2-Seu avo Portugues foi o declarante na certidao do seu pai?
    3-Seu pai eh o delclarante na sua certidao?

DECLARANTE QUER DIZER: AO FINAL DA CERTIDAO ESTA ESCRITO ASSIM FOI DECLARANTE O PAI,BLABLA OU FOI DELCALATE O FULANO DE TAL.

Se for seu avo Portugues o declarante na certidao de seu pai E O NOME DELE ESTA CORRETO NA CERTIDAO DO SEU PAI , isso eh otimo!Vc esquece o problema do nome da sua avo. Sera mais facil

Se for sua avo a declarante no nascimento de seu pai e ela eh Portuguesa ou brasileira. Vc precisara fazer a retificacao nos cartorios do Brasil, onde seu pai foi registrado etc. etc..... Mas nao quero confundi-la. Responde as perguntas acima e dai continuamos.

Um abraco

fatima
  • Oi Fátima, muito obrigada por ter respondido ao meu pedido de socorro, estou reelmente precisando de ajuda.
    Então vamos às respostas:

1- Sua avo Cidalia eh portuguesa?
    não, brasileira nata.

2-Seu avo Portugues foi o declarante na certidao do seu pai?
    não, foi a minha avó.

3-Seu pai eh o delclarante na sua certidao?
    sim.

Outra pergunta: o que é a DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA? Para que serve?

Abraços, cidália.
  • Estou com uma dúvida. Meu irmão quando entregou nossa documentação, recebeu uma senha para que acompanhemos o processo. Após 3 meses, o consulado do RJ pediu para enviarmos email.

Essa senha, seria o número do assento ? Ou seria uma senha para verificarmos se foi deferido ou não e ai sim, eles emitiriam o número do assento ?
  • Alexandre,
    A senha tem que ser para acompanhamento do processo. O assento é emitido em Portugal quando o processo é deferido.
  • Cidalia entao vai ser um pouco mais trabalhoso , mas eh o unico jeito.

Primeio vc vai pegar a certidao de nascimento da sua avo e leva-la ao cartorio onde seu pai foi registrado e peca pra eles retificarem o nome da sua avo na certidao de seu pai. Normalmente isso eh feito pelo Juiz que atende ao cartorio e leva uns 40 dias, o proprio cartorio costuma abrir um processo , vc nao precisa pagar advogado . Peca a esse mesmpo cartorio enviar o parecer favoravel para o cartorio onde esta sua certidao de nascimento tb. Pois dessa forma nao precisara abrir 2 processos.

Bom, Ja que nao foi seu avo portuges que declarou seu pai entao vc precisarara averbar o casamento de seus avos em Portugal.

Ha 2 maneiras de fazer isso: via consulado de portugal e ou em Portugal pessoalmente ou atraves de procuracao para alguem.

Acho que vc pode dar entrada na averbacao do casamento dos dois e em paralelo vai retificando as certidoes. Assim que ficar pronta a retificacao , a averbacao do casamento dos seus avos estara pronta tb em PT e vc ja dara entrada na cidadania de seu pai. Qdo o dele sair vc da entrada na sua.

De uma olhada no guia da ajuda la tem bastante topicos q podera te ajudar , inclusive sobre retificacao de nomes nas certidoes.

abs

Fatima
  • Ah, ok Denise. Entendi.

Obrigado mais uma vez.

Sds,

Alexandre
  • Ah, entendi Fátima. A vantagem é que a certidão de casamento dos meus avós já está averbada... fiz pela embaixada mesmo aqui em Brasília há uns meses atrás.

Mas vem cá, o que é e para que serve a CERTIDÃO PARA ATRIBUIÇÃO DA NACIONALIDADE?

Outra: suponhamos que eu já tenha feito esse processo no cartório na certidão do meu pais aqui do Brasil, quais documentos devo mandar e para onde? Meu avô é da freguesia de Ferragudo, conselho de Lagoa.
  • Cidalia,
    Onde você viu isso?
  • Ah, entendi Fátima. A vantagem é que a certidão de casamento dos meus avós já está averbada... fiz pela embaixada mesmo aqui em Brasília há uns meses atrás.

Suponho que vc ja averbou o casamento de seus avos la em Portugal atraves do consulado ai de Brasilia , eh isso?

A Certidao para atribuicao de nacionalidade imagino que seja a certidao de nascimento de inteiro teor de seu pai, se for isso

Apos a retificacao na certidao de seu pai, entao todos os nomes estaram corretos e nao havera duvidas no processo dele de Atribuicao de nacionalidadade.

Voce juntara os seguintes documentos e enviara direto para CRC ( Centrais de Registos Civil) em Portugal e dara inicio ao pedido.

Os documentos sao:

-Certidao de nascimento do POrtugues (ou somente os dados para preencher o formulario 1C)

-Certidao de nascimento do seu brasileira de Inteiro Teor carimbada no Itamaraty e em seguida no Consulado Portugues de Brasilia.

-Xerox do RG de seu pai com o carimbada no Consulado

-Formulario 1C preenchido e assinado na frente do funcionario do consulado de Portugal.

-Juntar essses documentos e enviar junto com um vale postal de 182 Euros para a CRC de de Lisboa. Esperar ate o precesso dele seja favoravel e saia o assento( numero da certidao portuguesa de seu pai) e dai vc inicia o memso passo a passo pra vc.

abs

Fatima
  • Cidalia,
    Você precisa:
    - Certidão de nascimento do português com o casamento averbado para escrever os dados no formulário 1 C. Se quiser anexe a certidão ou uma cópia simples.
    - Certidão em inteiro teor do seu pai autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado Português
    - Formulário 1 C assinado pelo seu pai presencialmente no Consulado Português
    - Cópia autenticada do RG do seu pai autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado Português.
    Se quiser mandar diretamente a Portugal envie por SEDEX os documentos juntamente com a cópia de um vale postal que se chama Dinheiro Certo por 175 euros, cuja número deverá ser anotado no formulário 1C.

Como a Fátima lhe recomendo que veja o tópico Guia de Ajuda da comunidade. Há informações super importantes aí e você poderá se familiazar com o processo.

Boa Sorte.
  • Cidalia,

a DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA eh o formulario 1C, ele tem que ser todo preenchido e assinado presencialmente, esse formulario eh o pedido formal do requerente, feito a CRC, dizendo querer a nacionalidade portuguesa baseada na ascendencia.
  • Cidalia,

os nomes deveriam ser reconhecidos pela CRC como a mesma pessoa, baseado na filiacao e data de nascimento( eh de se supor que seja), mas eu tenho pessimas experiencias com isso, entao, tenta mudar no cartorio o nome atraves de um processo, como a Fatima ja adiantou, ou que, pelo menos, o cartorio faca uma carta, dizendo reconhecer que os dois nomes se referem a mesma pessoa.

Outra opcao eh tentar a sorte ..... enviar como esta para a CRC e aguardar um parecer, se for feita alguma exigencia, eles enviam uma carta e tera 20 dias para solucinar, acrescidos de mais 30 dias.
  • Cibele, Denise e Fátima

Ah, então essa Declaração é o Formulário 1C? Que bom, agora sei o que tenho. Então é só meu pai preencher lá na embaixada (estou em Brasília) na presença de qq funcionário, é isso? Daí junto os documentos e envio? E eles fazem isso numa boa? Sem cobrar?

Cibele:
    será que não funcionaria se eu fizesse uma conculta informal (e-mail ou carta) ao CRC em Lisboa para que ele me disessem se reconhecem ou não a minha avó como sendo a mesma pessoa? Só para eu não gastar essa grana à toa.

Alguém já fez isso? Teve sucesso?

Fátima:
    muito obrigada, mais uma vez.

Outra coisa: estou em Brasília, se alguém precisar de alguma coisa por aqui, conte comigo, ok?
  • Cidalia,
    Consulte quanto cobram no Consulado pelas legalizacoes dos documentos (RG e certidao em inteiro teor). Em Sao Paulo nao costumam cobrar pela legaliacao do formulario 1C.
    Já o processo em Portugal custa 175 euros que é o que vc tem que mandar através do Dinheiro Certo.
  • Cidalia, vale a pena sim vc enviar um email para o setor de atribuição da CRC (veja no guia de ajuda) e perguntar sobre seu caso, pois me parece bastante claro o que aconteceu com os nomes da sua avó e acho que em princípio pode não haver necessidade de se fazer as retificações. Mande o email e veja o que eles respondem!
  • Denise:

vou fazer isso, mas acho que eles não devem cobrar nada também, né? Afinal, temos direito de tentarmos fazer por conta prórpia e não por meio deles.

Lara:
    vou enviar hoje mesmo, Lara. Também acho que vale a pena.
  • HELP!!!!!!!!!!!!

Olá, pessoal!!! Estou com um problemão!!! Alguns dias atrás, contatei com vocês, falando do meu empenho, para conseguir a minha cidadania/nacionalidade portuguesa. As pessoas ligadas a essa tão útil e maravilhosa comunidade, me deram a maior força, o maior apoio e me encheram de esperanças, mesmo sabendo que eu só possuo a Certidão de Óbito do meu avô. Até aqui, tudo bem!!!
    Procurei o Consulado de Carreira, em Belém/Pará e lá o meu sonho ficou enterrado - sei que por muito pouco tempo!!!
  • HELP!!!!!!!!!!!!

Continuando, lá no Consulado de Belém, pediram-me os seguintes documentos do meu avô:
    01 - Nome completo (OK!);
    02 - Naturalidade (OK!);
    03 - Filiação - só sei o nome do pai dele (o meu bisavô), pois consta na Certidão de Óbito - o da minha bisa, não consta neste e nenhum familiar nosso, sabe. AQUI COMEÇAM OS PROBLEMAS;
    04 - Data de nascimento - também não sei. Agora, há uma pista para se chegar até lá.
  • HELP!!!!!!!!!!!!

Continuando, declaro que, na Certidão de Óbito do meu avô, consta que ele faleceu em 15 de maio de 1948, com 84 anos de idade. Partindo dessa informação, tenho uma pista e posso afirmar que ele nasceu entre 16 de maio de 1863 à 15 de maio de 1864. Não sei se estou sendo bem exata, mas acredito que sim. Não sei também até que ponto isso vai ajudar...
    Por último, pediram-me o nome da Freguesia, onde foi tirada a sua Certidão de Nascimento. Aí me pegaram de vez...Sei que em Viana do Castelo/PT, onde meu vô nasceu, tem 40 Freguesias. UFA!!! Vai ser complicado demais...
    Fico aguardando uma posição - pra onde me dirigir, o que fazer, ... Enquanto isso, oro bastante (uma prática diária em minha vida) e me apego com o maior Advogado que a humanidade já viu: Jesus Cristo de Nazaré. Bjs.
  • Ana,
    "Desesperar, jamaissss....."
    Como a certidão teria mais de 100 anos tente entrar em contacto com o Arquivo Distrital de Viana do Castelo, cujo site indico abaixo.
    Tente colher a maior quantidade de dados, pois facilitará a busca.
    No site está o endereço eletrônico do Arquivo e outras informações úteis.
    Boa Sorte!

http://advct.dgarq.gov.pt/servicos/certidoes/
  • Ana

Comigo aconteceu quanse a mesma coisa: havia muitas freguesias. Sabe oque fiz? Enviei uma carta para o cartório da cidade onde ele nasceu e perguntei os daods que precisa, informando tudo que eu já sabia. Foi assim que descobri que o cartório da cidade do meu avô havia pegado fogo... o pessoal até me indicou onde estaria a certidão dele. Enviei outra carta para o novo endereço e consegui a certidão, finalmente. Tente, vale a pena porque eles são muito organizados, devem saber e podem te ajudar.

Boa sorte!
  • Criador da Comunidade?

O Verdadeiro criador desta Comunidade chama-se "Jesus Cristo". Agradece a Ele. Eu e o Paulo apenas a criamos por inspiracao celestial. Fomos vitimas de advogados inescrupuloso. Aprendemos como fazer nossa Aquisicao e Atribuicao respectivamente e Deus mandou lancar sementes para beneficiar os outros. Dai essa legiao de amigos agora aqui, que absorveram o Espirito da Comuna e hoje sao o alicerces desta. Boa sorte
  • HELP!!!!!!!!!!!!

Cidália
    Envie-me, por gentileza, o endereço do Cartório de Viana do Castelo, onde meu vô nasceu, para que eu faça o mesmo que você fez. Contatei com o Arquivo de Viana do Castelo, como me foi sugerido por essa comunidade, mas eles querem mais dados. Grata.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.