averbaçao de sobrenome

Bom, vamos ver se podem me ajudar:
1 - Tenho os documentos de nascimento, csamento e obito do portugues e tambem nascimento da esposa.
2 - Sou a neta, neste caso meu pai precisa requerer a cidadania dele primeiro.
3 - O consullado de Sao Paulo devolveu os documentos com o seguinte pedido:
averbar na certidao de casamento e obito do meu avo, o sobrenome da sua mae (minha bisavo).
4 - No assento de nascimento do portugues, sua mae esta com o sobrenome d'aquina e o pai dela com d'aquino.
5 - O sobrenome do avo portugues é d'aquino, como o avo dele.
Questao:
Alguem sabe como posso retificar o assento de nascimento em Portugal, pois estou preocupada em averbar com a troca das letras e o consulado pedir para mudar o sobrenome do meu avo, seguindo o seu assento de nascimento, onde consta o sobrenome da sua mae com a troca da ultima letra.
Será que eu posso fazer as transcricoes diretamente em portugal, talvez pelo correio?
Aceito sugestoes para o meu caso.
Obrigada

Comentários

• Cynthia

Poderia explicar melhor? Porque se entendi vc esta com problema para averbar a certidao de seu bisavo (portugues), e isso? Ou entendi errado. Portanto na lei em PT todo ato dos portugueses cometido no exterior devem ser anunciados em sua certidao de nascimento (Averbar). Mas para entrar com pedido de Nacionalidade isto nao sera obrigatorio se o portugues foi o declarante na certidao de nascimento de seu filho. Meu caso foi: nas certidoes de nascimento, "Meu Avo portugues declarou na certidao de meu Pai, este, por consequencia me declarou na minha certidao". Assim provou a ligacao e a filiacao na menoridade. Abracos
  • Cintia,

as transcricoes so podem ser feitas atraves do consulado ou pessoalmente em PT, voce ainda tem uma chance de nao precisar faze-las caso o declarante do nascimento do seu pai seja o portugues em questao. Nos diga se eh, se for, voce ja pode entrar com o pedido de nacionalidade do seu pai via correio.

Lembrando que tudo que fizer atraves do consulado sera burocratico, e eles implicam mesmo, com uma mera letra.
  • Cibele

Se entendi bem, voces estao me dizendo que se meu avo portugues foi o declarante na certidao de nascimento do meu pai, podemos pedir diretamente a cidadania dele (meu pai)? Mas náo é preciso atualizar o estado civl do Portugues?
    Fiquei confusa com isso, pois li que deveria averbar primeiro as certidoes de casamento e obito do meu avô, inclusive ja levei os documentos no consulado e eles me devolveram com ressalva de incluir o sobrenome de minha bisavo nas certidoes brasileiras. E foi ai que complicou, nao posso averbar o sobrenome dela se está errado desde o nascimento do meu avô.
    Me digam como fazer o pedido da cidadania do meu pai direto, se pode ser pelo correio, se mando para portugal, ou se faço pelo consulado de sao paulo.
    Ah, e desculpe pela demora, mas nao consigo acessar duranta a semana, por pura falta de tempo.
    Obrigada, por enquanto.
    Cynthia
  • Cyntia,

so nao estou entendendo bem o sobrenome errado, eh apenas uma letra a diferenca ?

Como o Maestro ja disse, os atos cometidos pelo protugues no exterior devem ser comunicados a Portugal, por isso a exigencia do consulado, fazem etapa por etapa. Mas paar pedido de nacionalidade, a transcricao nao faz diferenca, caso o declarante do nascimento do interessado, for o pai/ou mae portugues/a. Se esse eh o seu caso, entao pode enviar pelo correio, direto pra CRC em Lisboa.

Documentos necessarios:

1. Certidao de nascimento portuguesa do seu avo.
    2. Certidao de nascimento de inteiro teor do seu pai, legalizada no Itamaraty e Consulado.
    3. Copia autenticada do RG do seu pai, legalizada no Consulado.
    4. Formulario 1C preenchido e assinado presencialmente no Consulado.

Com os docuemtnos prontos, enviar pra CRC, fazer o pagamento de 175 euros no correio atraves de vale postal enderecado a CRC, envia por sedex mundi que chega em 3 dias.

Se tiver duvidas, vai colocando aqui.
  • cibele

Quanto ao pedido direto em portugal, acho que entendi. Agora, tenho outras dúvidas:
    1 - Na cerdidão de nascimento do meu pai consta o nome da avó e do avo paterno.
    2 - Na certidao de nascimento do meu avô, pai de meu pai, consta que ele é filho ilegitimo, ou seja, nao tem nome de pai.

Minha dúvida: será que isso pode atrapalhar ? se eu mandar para a CRC desse modo será que ele vao recusar o pedido? ou é melhor retificar isso, pedido no cartorio para retirar da certidao de nascimento de meu pai o nome do avô dele, que na verdade nunca reconheceu o filho?

Obrigada
    Cynthia
  • Cyntia,

importante eh que seu avo eh portugues e foi o declarante do seu pai, se seu bisa nao reconheceu o filho, nada tem a fazer, o fato eh que seu avo eh portugues. Se tirar o nome da certidao do seu pai, acho que ficara muito pior. Eu enviaria a documentacao do jeito que esta, eles nao recusam o pedido antes de pedir algo que eles achem importante, e tem prazo suficiente pra isso.
  • Cibele

Bom... pensando bem, acho que voce tem razao numa coisa, ficará pior, pois vai constar uma verbação e nao a reirada do nome do bisavo..... vamos ver se dá certo assim.... parece que voces tem mais experiencia do que eu. E ora pois, eu sou meio Portuga mesmo.... cheia de burocracia, rsrsrs
    Obrigada novamente
    Cynthia
  • Novidades

Descobri que o conservador central tem autonomia para averbar/reticficar os registos, caso o erro seja obvio, então, enviei um pedido de rectificação para a CRCentral e recebi uma resposta bem positiva, de que o meu pedido havia sido encaminhado para o setor de rectificações e que assim que fosse feita a averbação, seria emitido novo assento do meu avô.
    Enfim.... mais um caminho pra quem estiver enrolado com as diferenças nos nomes e sobrenomes dos seus antepassados.
    E como vocês estão me ajudando muito, achei bem justo informar que estou conseguindo caminhar com a documentação.
    Obrigada!!
    Cynthia
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.