Transcrição de Casamento + BI + Passaporte

Olá pessoal criei esse tópico apenas para dar uma informação importante a todos

Depois de ter meu processo concluído e ter meu nº de assento, dei entrada no consulado de Portugal em SP no processo de Transcrição de Casamento + BI + Passaporte, no inicio de Setembro de 2009. o Consulado para esse tipo de processo pede um prazo de 4 a 6 meses.
Juntamente com esse processo encaminhei uma carta solicitando uma urgência no processo, pois já havia marcado uma viagem para Portugal em Dezembro, inclusive encaminhei uma cópia das passagens aéreas para poder reforçar meu pedido.
Aguardei cerca de 15 dias após ter enviado a documentação, e liguei para o consulado para saber se o processo tinha chego e se estava tudo certo. E mais uma vez reenterei a atendente minha solicitação de urgência, e me disseram que iriam passar para supervisão para poder tentar fazer o processo num prazo menor do que o estipulado. De la pra cá liguei por mais algumas vezes sempre falando a mesma coisa.
Pois bem, hoje o consulado me ligou para agendar a visita para a emissão do passaporte e BI.
Resumindo o consulado daqui consegue fazer esse processo num prazo de 2 meses, quem quiser vale a pena tentar.!!!!
Um abraço a todos.!!!

Comentários

• Boa informacao Marcelo, so o pessoal nao abusar em dizer que tem urgencia sem necessidade, apenas pra sair mais rapido, pois pode atrapalhar quem realmente precisa.
  • Concordo totalemente com a Cibele, se todos comecarem a inflar o consulado com pedidos assim, já era!
  • concordo que nao eh legal tb ..pois eles passam na frente de pessoas que estao esperando a meses ... nao vi como justo .. soh mais um jeitinho brasileiro novamente ... aff.
  • No caso do Marcelo, ele precisa da trascricao e dos documentos, porque ja vai viajar em Dezembro, inclusive ele enviou as passagens pra comprovar a urgencia. Aos que nao tem pressa, melhor esperar e deixar a oportunidade pra outros.
  • Eu nao ia escrever nada aqui, mas resolvi que DEVERIA.
    Sera que a transcricao do casamento eh realmente necessaria?
    Vou dizer pq com o meu exemplo.
    No meu caso a descendente de portugueses eh minha mae, fizemos a nacionalidade dela pelo consulado e eu tinha certeza que eles tinham feito a transcricao do casamento dos meus pais (ate pq meu pai pagou uns R$1500), pq foi meu pai que registrou a mim e as minhas irmas.
    Bom, mandei meu processo de nacionalidade direto pra Portugal como vcs sabem e demorou, eles perderam minha certidao de nascimento e eu tive que providenciar outra e quando meu processo terminou e eu peguei o numero de assento eu fui em Lisboa (inclusive foi na semana passada) mandar fazer meu BI e passaporte e pra minha inteira surpresa o nome da minha mae em todos os meus documentos portugueses eh o nome de SOLTEIRA!
    Na hora eu pensei que fosse assim mesmo, que o nome da mulher nao mudaria, sei la o que esperar dos portugueses de vez em quando, so que a Fernanda, filha da Sandra estava em Lisboa tb (inclusive ficamos no mesmo quarto do hostel) e eu perguntei pra ela se o nome da mae dela estava certo, o nome de casada ou se solteira. E ela me disse que o nome da mae dela estava certo e era o nome de CASADA!
    Entao, das duas uma: ou nao precisa fazer a transcricao e o pessoal diz que precisa pra tirar mais uma grana da gente ou se precisa, o pessoal da CRC errou no meu caso..
  • No meu caso, o despachante aconselhou que eu desse entrada na transc. de casamento e pedisse o BI logo, já que não mudei meu nome ao casar. No BI vem --------- no estado civil, como o despachante falou e vou acertar em 2015 quando renovar o BI.

Eu queria o passaporte mesmo, então, assim é mais rápido.
  • Bom.... escrevi esse tópico apenas para passar informações que eu achei importante. Como é de fato o propósito dessa comunidade de trocar informações.
    Agora, no meu caso especificamente, tinha uma certa urgência, pois já até tinha comprado as passagens e as enviei para que comprovasse minha necessidade de urgência. Minha intenção não foi passar na frente de ninguém e sim agilizar uma situação minha. E eu só coloquei essa informação aqui, pois acredito que possa ter pessoas que realmente estejam na mesma situação que a minha e estão cheios de duvidas no que, e como fazer, e apenas por esse motivo de ajudar é que escrevi aqui.
    Eu também espero que essa informação não seja um artifício para espertinhos tirarem proveito em cima de outros, e peço aos moderadores dessa comunidade de analisarem se essa minha informação é ou não bem vinda, e se acharem por bem excluí-la, estarei de pleno acordo.

Um abraço a todos.!
  • Vou pedir o meu passaporte transcrição e BI, mas não usarei esse esquema de pedir para atnteciparem pois não tenho muita pressa... Mas a dica é bem legal para quem realmente precisa.

abraços
  • Ana

Me questiono sobre a trancricao tb qdo a MAE eh a portuguesa. Isso por causa do meu caso em especifico. Minha mae nao era casada com meu pai e ele era o declarante. Sendo assim, a nao ser que eu nao houvesse outra prova na minoridade, nao teria direito a nacionalidade. Por esse motivo me vi anos em maos de URUBUS. Ate q enviei meu processo para Lisboa com a certeza de que cairia em exigencia de provar o reconhecimento na menoridade, ATRAVES DE OUTRAS PROVAS , ja que eles nao eram casados.

ENFIM, PASSEI SEM NENHUMA EXIGENCIA!!!! MINHA IRMA TB.

No segundo caso, houve um atraso na minha trancricao de casamento com meu ex-marido,mas por uma necessidade pessoal dei entrada na atribuicao de meus filhos junto com a trancricao na esperanca de q quando saisse a trancricao ja estaria em andamento o processo deles. Hoje qdo vejo a data do assento deles e a data da minha trancricao a diferenca eh de 20 dias, ou seja os processos deles foram aprovado sem a necessidade de trancricao.

Minha conclusao eh:

Creio q os conservadores vao pelo obvio. FILHO DA MAE TODOS SOMOS DE PAI SOMOS OU NAO.

Gostaria de verificar aqui na comunidade se alguem caiu em exigencia por causa de falta de transcricao.

NAO QUERO COM ISSO INCENTIVAR NENHUM FILHO DA MAE A NAO FAZER TRANSCRICAO. rsrsrsrs.MAE PORTUGUESA NE!

MAS SE HOUVER ALGUM IMPECILHO, SEJA ELE TEMPO OU LEGAL, Q FOI O MEU CASO, CREIO Q A PESSOA TEM Q ARRISCAR E COLOCAR O PROCESSO PRA FRENTE.

ESSA EH MINHA OPINIAO!

BJS

FATIMA
  • F

Vc tinha mudado seu nome de solteira quando se casou e mesmo assim seus filhos conseguiram sem problemas a cidadania?
    Pq eu mudei meu nome e to pensando em tentar nao fazer a transcricao do meu casamento, visto que hj eu sou divorciada ha 6 anos e fiquei me perguntando isso, pq na certidao de nascimento da minha filha consta meu nome de casada...
    Como, hj ela vive legalmente aqui comigo, nao sera um problema muito grande se demorar ou mesmo se eles pedirem pra eu fazer a transcricao.
    Obrigada.
  • Ana

Mudei sim. E por incrivel que pareca , saiu na certidao de nascimento de meus filhos o nome de casada , como esta na certidao deles.

Da pra entender? Ja que a trancricao foi feita depois deles terem aprovado a cidadania?

Acho que eles basearam-se no formulario 1C ( preenchimento)e na certidao de nascimento deles.
  • Explicando melhor rsrsrs eh que a mente eh mais rapida q a escrita. rsrsrs

Na certidao dles Portuguesa saiu com meu nome de casada , ou seja, o mesmo nome que esta na certidao brasileira.

Mas a minha certidao Portuguesa estava com nome de solteira, na data que foi feito a assento deles, pois houve um atraso na minha transcricao de casamento.

Resumindo, eu dei entrada na cidadania deles em paralelo com a trancricao de meu casamento em PT. Houve atraso na minha transcricao. Saiu a cidadania e o asssento deles com o meu nome de casada, sem ter havido transcricao. MISTERIO!!!

Concluo q eles basearam-se no formulario 1C, na certidao de nascimento deles e na prova cabal de que sou a MAE.
    Outro deltalhe eh que acrescentei meu nome de casada ao de solteira, nao havia tirado nenhum na epoca do meu casamento. Desta forma creio tb que eles somente viram que houve casamento, Mas acho que o que pesou era q eu era a MAE e PORTUGUESA.

Na minha opiniao vc deveria coolar isso pra frente. Seu processo esta ainda quentinho la na CRC. Outra coisa q tenho notado que o primeiro processo de uma familia demora mais , as seguintes geracoes se for logo em seguida parece-me q tem saido mais rapido.
    Bjs
  • Prazo normal

Esse está sendo o prazo normal do consulado de SP para a transcrição do casamento... enviei minha documentação pro consulado em Setembro tbm (no sistema deles está constando como dia 21, mas enviei 1 dia antes da greve, então...) Hoje (dia 29/10) recebi a ligação do consulado pra agendar pra próxima semana para assinar o BI (que eu nem tinha pedido, kkkk). Então eles estão fazendo essa "regularização de estado civil" num prazo bem interessante.... acho que vou acabar fazendo a atribuição do meu filho pelo consulado tbm, só pra ver o prazo (já que não estamos com tanta pressa).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.