Dúvidas...

Encontrei pela internet, o registro de nascimento da minha avó, portuguesa, que veio para o Brasil com 11 meses. Aqui no Brasil ela casou, ficou viúva e veio a falecer.

1) Preciso enviar as certidões de casamento e de óbito para a conservatória em Portugal quando fizer o pedido da certidão de nascimento, para anexarem o casamento e o óbito na mesma certidão ?

2) As certidões de casamento e de óbito constam que ela nasceu no dia 10 de abril. Já o registro de nascimento encontrado pela Internet, a data de nascimento consta dia 9 de abril. Isso trará algum problema? Preciso consertar as certidões aqui do Brasil?

Obrigada ...

Comentários

  • @Eliane Figueiredo,

    1. precisa transcrever o casamento de sua avó em Portugal. É um processo a parte. Não basta apenas enviar a certidão de casamento. Orientamos a transcrever o casamento nas conservatórias de Ponta Delgada ou na 4a do Porto. O óbito não tem necessidade de ser transcrito.

    2. não creio de dê problema algum.

    A única questão é que vc menciona que encontrou a certidão pela internet. Logo, foi a certidão de batismo, num Arquivo Distrital. Essa certidão não basta (não basta imprimir direto da internet). A certidão tem que ser certificada. Assim, você deve entrar em contato com o Arquivo Distrital e pedí-la.
  • Márcia...
    devo fazer a transcrição do casamento antes do pedido da certidão de nascimento para constar no mesmo documento?
  • Esse é o ideal, @Eliane Figueiredo.

    Assim, qdo pedir a certidão de batismo já virá com o casamento averbado.
  • recebi este arquivo... é de batismo?
  • editado June 2018
    Sim. Do Arquivo Distrital é de batismo.
  • Boa tarde.
    Através da ajuda de vocês desse fórum consegui a cidadania de minha mãe!
    Agora vou partir para a minha e tenho dúvidas de por onde começar e quais os documentos providenciar.
    Meu caso:
    - mãe portuguesa ( por atribuição mês passado!)
    - pai brasileiro e declarante de meu nascimento
    - casados a época de meu nascimento e posteriormente divorciados
    - ambos vivos
    - meu nascimento em 1966

    A primeira coisa que preciso é a transcrição do casamento de meus pais?

    E quanto ao restante dos documentos? Pelo fato de meu pai brasileiro ser meu declarante, o que tenho que fazer?

    Agradeço e desculpem se postei no grupo errado...
  • editado June 2018
    @patgroke..os documentos são os mesmos que utilizou para atribuição da sua mãe.Precisa fazer a transcrição de casamento antes.
    Copia do assento de registro português da sua mãe ou somente o nr do registro
    Cópia da transcrição de casamento
    Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada
    Cópia do R.G apostilado
    Formulario 1C com assinatura por autenticidade
    Vale postal de 175 euros

    Obs caso seu nome nome tenha mudado por motivo de casamento, terá que enviar tb uma certidão de casamento de inteiro teor apostilada.
  • Obrigada @Vlad !
  • Preciso de mais uma orientação... Posso enviar o pedido de transcrição/averbação do casamento da minha avó para Ponta Delgada e ao mesmo tempo dar entrada no pedido de cidadania para minha mãe em Porto, ou preciso receber primeiro a certidão de nascimento para enviar junto para Porto?

  • @Eliane é aconselhável vc entrar com a transcrição em PD , esperar 20 dias e depois pedir a certidão da transcrição do casamento pelo civil online e enviar a cópia junto com o restante do processo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.