AJUDA A UM AMIGO PORTUGUES
Gente
Tenho um amigo aqui onde moro é filho de portugues (o portugues é vivo tb) e tem todos os documentos aqui certinho.
Então ele me trouxe os documentos dele até já trouxe a certidão de inteiro teor dele (aqui no interior é facil tirar).
Mas quando vi o declarante de nascimento dele é o Avô materno dele.
Dai não sei como ajudo ele, pois se o declarante fosse o pai dele ja teriamos enviado os documentos.
O que devemos fazer?
Grato
Tenho um amigo aqui onde moro é filho de portugues (o portugues é vivo tb) e tem todos os documentos aqui certinho.
Então ele me trouxe os documentos dele até já trouxe a certidão de inteiro teor dele (aqui no interior é facil tirar).
Mas quando vi o declarante de nascimento dele é o Avô materno dele.
Dai não sei como ajudo ele, pois se o declarante fosse o pai dele ja teriamos enviado os documentos.
O que devemos fazer?
Grato
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
No caso boletim escolar, atestado de vacina ( assinado pelo pai no caso). isso eh o q eles informam na CRC.
Mas particularmente, colocaria o porcesso pra correr e ia procurando em paralelo alguma dessas provas. Ainda nao vi caso que tenha caido em exigencia qdo os pais nao sao casados.
Mas nao sei se esse eh o caso dele, somente estou adiantando.
abs
fatima
Tem mesmo que averbar. So para amarrar a filiacao na menoridade.
hehehehe
Poderiam me ajudar
Obrigado
so da pra fazer a transcricao do casamento atraves do Consulado ou pessoalmente em Portugal.
Documentos necessarios:
1. Certidao de nascimento de inteiro teor do conjuge brasileiro, legalizada no Itamaraty e Consulado.
2. Certidao de Casamento dos nubentes, legalizada no Consulado.
3. Certidao de nascimento do portugues.
Caso faca atraves do Consulado, precisa entrar no site deles e ver o procedimento, tem que preencher um requerimento e enviar um comprovante de endereco. Meu tio fez transcricao atraves do Consulado de SP e foi relativamente rapido, demorou um mes.
Veja bem.
Esse meu amigo é brasileiro e filho de Portugues.
Na certidão de Inteiro teor dele consta como declarante de nascimento o Avô Materno.
Bem...
Dai lá diz o seguinte nasceu neste distrito FULANO DE TAL....filho legitimo de CICRANO DE TAL, joalheiro, Natural de Portugal e de BELTRANA DE TAL, doméstica Brasileira.
....são avós paternos ADOLFO DE TAL e MARIA DE TAL e maternos JOÃO DE LIMA XXXX (foi esse o declarante do nascimento) e ANTONIA DE LIMA XXXXXX...etc...etc...etc...
1ª pergunta: Nesse caso será que ele não pode tentar enviar os documentos normalmente? Sendo que na certidão consta como "FILHO DE CICRANO DE TAL" O Portugues?
2ª Qual seria a necessidade da averbação do casamento do pai dele? sendo que na própria certidão diz que é filho do Portugues?
Tudo isso lembrando que o pai dele (o portugues) tem todos os documentos certinhos e atualizados aqui...tem até passaporte Portugues.
nao tem jeito, precisa mesmo da transcricao, na lei portuguesa tem que haver reconhecimento do pai na menoridade, o reconhecimento eh dado pelo declarante, e na falta de ter sido o pai, o casamento eh a prova.
Você escreveu ai em cima "caso faça pelo consulado"
Tem outra forma de fazer a transcrição do casamento sem ser pelo consulado?
To achando muito dificil por lá. Pedem muita coisa.
Por favor.
Na Guia de Ajuda há um modelo de procuração.
se a ajuda de um voluntario for liberada na comunidade, seu amigo sera beneficiado tambem, caso queira, rsssss.