Atribuição - Não localizada a transcrição de casamento

Pessoal, bom dia!

Realizei pessoalmente o pedido de transcrição de casamento para os meus bisavôs (Ela - Portuguesa, Ele - Brasileiro) e o pedido de atribuição para o meu avô em fevereiro/17, no IRN Lisboa - Registo Civil . Em agosto/17, recebi uma carta na qual informa que o casamento foi transcrito e o respectivo número do assento.

Agora em junho/18, recebi uma outra carta referente ao processo de atribuição, informando que não foi encontrado o registro de casamento dos progenitores nem consta qualquer averbamento no assento de nascimento da mãe (Portuguesa) do interessado e desta forma, deve ser providenciado a transcrição do casamento.

Enviei em 04/06, um e-mail para os endereços: rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt; registos.centrais@irn.mj.pt, ambos mencionados pelos funcionários do IRN Lisboa, informando o número do assento e em anexo, a documentação recebida referente a transcrição do casamento realizado em agosto/17. Solicitei também que me retornassem se as informações são suficientes ou se é necessário algum complemento. Porém, ainda não recebi o retorno.

O meu próximo passo é ligar para um número que a funcionária me passou para acompanhamento do processo de atribuição. Algum outro caminho? Poderiam me informar um número que normalmente usariam para essa questão?

Há algo que eu deveria ter feito depois que recebi o número do assento da transcrição do casamento?

Procurei aqui no fórum algum tópico relacionado a esse assunto, mas não encontrei nada parecido.

Muito obrigado pela ajuda!
Parabéns a todos do fórum pela importância e o auxílio prestado.

Comentários

  • @drossi as transcriçoes quando são efetivadas ficam registradas no sistema.É estranho a informação da conservatória .Vc pode pedir a cópia da transcrição de casamento pelo civilonline e verificar efetivamente se a transcrição foi feita.
  • @d_rossi
    Aconteceu o mesmo no meu processo.

    Transcrevi o casamento de meus bisavós em 2017. Em 2018 enviei os documentos para atribuição de minha vó na 3CRC (incluindo o número da transcrição de casamento dos bisavós e etc) e o processo caiu em exigência, pois não acharam a Transcrição de Casamento no sistema deles.
    Resolvi a situação mandando por e-mail o assento de transcrição que chegou pelos correios. Depois, como não tive resposta sobre o recebimento do e-mail, liguei direto na conservatória e falei com uma funcionária que já estava ciente da situação do meu processo. A 3CRC me retornou com duas informações: 1) houve um erro ao analisar meus documentos. Não viram entre os documentos que havia o número de assento/processo da transcrição de casamento e 2) tiveram dificuldade de achar a Transcrição no sistema deles através do nome de meus bisavós. (Acredito que essa dificuldade se deu, pois a pesquisa é feita a partir do nome do português. No meu caso, ambos os bisavós nasceram antes de 1911 em Portugal é só tinham o primeiro no assento de batismo. Sem sobrenome a pesquisa não retornou resultados.)

    Depois dessa situação meu processo foi concluído normalmente na semana seguinte.

    Sobre o seu processo, acredito que caiu numa situação parecida com a minha. Se não responderem e-mail, tenta contato telefônico.
  • @Vlad Pen e @anafirmo obrigado pelas informações. Vou tentar o contato.
  • @Vlad Pen ou @anafirmo, estou tentando o contato com Lisboa através do número 351 213817603 mas só chama. Por favor, há outro número em que possa ligar e informar que a transcrição de casamento foi realizada?
    Obrigado!
  • @d_rossi tente pedir uma certidão pelo civilonline. A linha de registro não informa sobre processos de transcrição de casamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.