Uma curiosidade da 1ª guerra Mundial

O Brasil mandou uma missão médica para a França. Construiu um hospital lá. Depois da guerra doou o hospital aos franceses. Também enviou uma força naval para o Mediterrâneo, só que essa chegou em um dia e a guerra acabou no dia seguinte.
Sobre os 7.000 brasileiros que lutaram na Itália, eram filhos ou netos de italianos. como foram registrados nos consulados daqui, se tornaram também italianos e foram convocados.Conclusão ,os filhos e netos de italianos eram registrados nos Consulados e tinham dupla cidadania Italiana isso por volta de 1916..

Comentários

• Interessante essa informação... como sou filho de militar sempre convivi com os pracinhas em meio às festas militares!!!!!
  • 7000 brasileiros

Vc nao esta se referindo aos soldados brasileiros da FEB, sim o do lado italiano, procede?
  • Havia muitos mulatos entre esses pracinhas... acho curioso se realmente alguns deles tinham cidadania italiana, pois nessa época estrangeiros residentes no Brasil mas que fossem de países considerados inimigos sofriam bastante perseguição e vigilância do governo brasileiro!!!!
  • Maestro

Eu tive essa informação junto aos professores e estudiosos na Comunidade que trata do assunto da 1ª guerra Mundial da qual eu faço parte.Pelo estudos feito na Itália foram 7000 Brasileiros enviados para lutar pela Itália vestindo uniforme Italianos. Esses Brasileiros eram filhos e netos de Italianos registrados no consulados Italianos agora eu pergunto, esses dias fui no consulado Italiano para tratar do assunto (cidadania Italiana )para Mãe da minha filha que é neta de Italianos meu Deus .........quanta exigência . Engraçado né!! quando eles precisavam de soldados para lutar na 1ªguerra,faziam questão de registrar nos consulados filhos e netos de Italianos nascido no Brasil . Agora que não precisa mais, coloca um monte de obstáculo .Eu ainda falei para o Consul Italiano que ainda bem que eu sou filho de Portuga e que em Portugal não tem tanta discriminação para tirar a cidadania...então gente... vamos valorizar a nossa terrinha e viva Portugal.......
  • Paulo

Entendi. E assunto da primeira guerra, nao da segunda. Foi uma apenas pergunta de um Professor de Historia, pois nao tinha entendido se os 7.000 eram brasileiros da FEB. Meu Tio, irmao de minha mae, Capitao do Exercito foi para Italia (2a guerra) pela FEB e nao era descendente de italianos. Quase todos o contingente nao eram, principalmente que no Rio nao havia muitos italianos imigrantes. Os Navios desceram em Santos e a maior parte foi para o interior de Sampa e Parana. Foi isso o motivo da minha curiosidade
  • Maestro

Ah entendí foi na 2ª guerra Mundial... eu peço desculpa a todos dessa comunidade, por tratar de um assunto um pouco fora da Comunidade, mais que envolve a dupla cidadania Italiana aonde eu fiquei muito indignado.... segundo o Consul Italiano aqui em Santos me relatou que os documentos dos Imigrantes Italianos no consulado vindo antes da 2ª guerra mundial , foram todos destruídos ficando o Consulado Italiano aqui em Santos sendo administrado pelo governo Suiço...durante a 2ª guerra mundial.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.