Quero tirar minha dupla cidadania ( sou neto de português - pretendo tirar para minha mãe primeiro )

Pessoal, estou com uma dúvida. Estou vendo de fazer minha dupla-cidadania por conta própria, sem auxilio do consulado por aqui no Brasil.
Dúvidas:
1º - MInha vó já tem o passaporte e tem todos os documentos dela aqui. Ela tem o mesmo nome da certidão de nascimento. No caso, preciso mesmo antes de dar entrada no processo fazer a transcrição de casamento dela?

2º - Esses processos de documentos de inteiro teor, apostilhado é feito em cartório? é só levar as certidões de nascimento da minha vó e da minha mãe para serem apostilhados e lá eu peço também para que façam a cópia de inteiro teor ( Além disso, os RGs da minha mãe e certidão de casamento dela também?

3º - Depois de ter os documentos, irei enviar para o Vale postal primeiro, certo? Eu não preciso preencher nada? é Só pagar e mandar para a conservatória da minha escolha? ( caso eu precise fazer primeiro a transcrição de casamento da minha vó).

4º - Depois disso preciso esperar o retorno deles por e-mail e aí? Essa transcrição, eles enviaram algum documento de volta? e depois, eu envio os documentos da minha mãe para a conservatória e ...

Estou vendo vários comentários, mas muitos não falam de fato o passo a passo desse processo.

Será que alguém pode me ajudar me explicando melhor esse projeto? Minha prima fez direto pelo consulado português em SP e disse que é super tranquilo, porém, acho que é mais demorado e um pouco mais caro, não é ou estou viajando?

Fico no aguardo da ajuda de vocês. Ótima semana a todos.

Comentários

  • Dúvidas no processo por atribuição - Vó - Mãe - Filho ( Passo a passo )
  • @esseedgar

    1- Se a sua avó casou em Portugal,.não precisa transcrever o casamento
    Se casou no Brasil,terá que transcrever para fazer a atribuição da sua mãe

    2- As certidões brasileiras são apostiladas em cartório.A certidão de nascimento da sua avó,por ser um documento portugues,não precisa apostilar.Para atribuição,certidões de inteiro teor por cópia reprofráfica(xerox do livro).Para transcrição de casamento,basta a de inteiro teor

    3- Quando for enviar os documentos,faça um vale postal nos correios e mande junto uma cópia desse vale postal

    4- Vc vai receber em casa a certidão de transcrição do casamento
    Apos a transcrição de casamento,envie os documentos para atribuição da sua mãe
  • @Maria Nélida

    Muito obrigado pelas informações. Minha última dúvida é se todo esse processo é possível eu fazer por conta mesmo, sem precisar do consulado português - assim acredito eu, que eu possa economizar um pouquinho mais de dinheiro, certo?

    Ahhh ... sobre qual a melhor conservatória para mandar os documentos e mais rápido atualmente é o de PONTA DELGADA, certo?

    POrém para depois mandar os documentos da minha mãe QUAL a MELHOR E MAIS RAPIDA CONSERVATÓRIA para se mandar, você saberia me informar isso por favor Maria Nélida?

    Desde já muito obrigado pela resposta.

    ótima semana
  • @esseedgar

    Vou responder pelo inbox que vc enviou,ok?
  • @Maria Nélida

    ótimo. Fico no aguardo. Muito obrigado :D
  • @Maria Nélida Te respondi lá... ta bom ? espero sua resposta. Eu não sabia que tinha quer logar hehe
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.