Quero tirar minha dupla cidadania ( sou neto de português - pretendo tirar para minha mãe primeiro )
esseedgar
Member
Pessoal, estou com uma dúvida. Estou vendo de fazer minha dupla-cidadania por conta própria, sem auxilio do consulado por aqui no Brasil.
Dúvidas:
1º - MInha vó já tem o passaporte e tem todos os documentos dela aqui. Ela tem o mesmo nome da certidão de nascimento. No caso, preciso mesmo antes de dar entrada no processo fazer a transcrição de casamento dela?
2º - Esses processos de documentos de inteiro teor, apostilhado é feito em cartório? é só levar as certidões de nascimento da minha vó e da minha mãe para serem apostilhados e lá eu peço também para que façam a cópia de inteiro teor ( Além disso, os RGs da minha mãe e certidão de casamento dela também?
3º - Depois de ter os documentos, irei enviar para o Vale postal primeiro, certo? Eu não preciso preencher nada? é Só pagar e mandar para a conservatória da minha escolha? ( caso eu precise fazer primeiro a transcrição de casamento da minha vó).
4º - Depois disso preciso esperar o retorno deles por e-mail e aí? Essa transcrição, eles enviaram algum documento de volta? e depois, eu envio os documentos da minha mãe para a conservatória e ...
Estou vendo vários comentários, mas muitos não falam de fato o passo a passo desse processo.
Será que alguém pode me ajudar me explicando melhor esse projeto? Minha prima fez direto pelo consulado português em SP e disse que é super tranquilo, porém, acho que é mais demorado e um pouco mais caro, não é ou estou viajando?
Fico no aguardo da ajuda de vocês. Ótima semana a todos.
Dúvidas:
1º - MInha vó já tem o passaporte e tem todos os documentos dela aqui. Ela tem o mesmo nome da certidão de nascimento. No caso, preciso mesmo antes de dar entrada no processo fazer a transcrição de casamento dela?
2º - Esses processos de documentos de inteiro teor, apostilhado é feito em cartório? é só levar as certidões de nascimento da minha vó e da minha mãe para serem apostilhados e lá eu peço também para que façam a cópia de inteiro teor ( Além disso, os RGs da minha mãe e certidão de casamento dela também?
3º - Depois de ter os documentos, irei enviar para o Vale postal primeiro, certo? Eu não preciso preencher nada? é Só pagar e mandar para a conservatória da minha escolha? ( caso eu precise fazer primeiro a transcrição de casamento da minha vó).
4º - Depois disso preciso esperar o retorno deles por e-mail e aí? Essa transcrição, eles enviaram algum documento de volta? e depois, eu envio os documentos da minha mãe para a conservatória e ...
Estou vendo vários comentários, mas muitos não falam de fato o passo a passo desse processo.
Será que alguém pode me ajudar me explicando melhor esse projeto? Minha prima fez direto pelo consulado português em SP e disse que é super tranquilo, porém, acho que é mais demorado e um pouco mais caro, não é ou estou viajando?
Fico no aguardo da ajuda de vocês. Ótima semana a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1- Se a sua avó casou em Portugal,.não precisa transcrever o casamento
Se casou no Brasil,terá que transcrever para fazer a atribuição da sua mãe
2- As certidões brasileiras são apostiladas em cartório.A certidão de nascimento da sua avó,por ser um documento portugues,não precisa apostilar.Para atribuição,certidões de inteiro teor por cópia reprofráfica(xerox do livro).Para transcrição de casamento,basta a de inteiro teor
3- Quando for enviar os documentos,faça um vale postal nos correios e mande junto uma cópia desse vale postal
4- Vc vai receber em casa a certidão de transcrição do casamento
Apos a transcrição de casamento,envie os documentos para atribuição da sua mãe
Muito obrigado pelas informações. Minha última dúvida é se todo esse processo é possível eu fazer por conta mesmo, sem precisar do consulado português - assim acredito eu, que eu possa economizar um pouquinho mais de dinheiro, certo?
Ahhh ... sobre qual a melhor conservatória para mandar os documentos e mais rápido atualmente é o de PONTA DELGADA, certo?
POrém para depois mandar os documentos da minha mãe QUAL a MELHOR E MAIS RAPIDA CONSERVATÓRIA para se mandar, você saberia me informar isso por favor Maria Nélida?
Desde já muito obrigado pela resposta.
ótima semana
Vou responder pelo inbox que vc enviou,ok?
ótimo. Fico no aguardo. Muito obrigado
Respondido