DUAS CERTIDÕES DE NASCIMENTO

Se alguém puder me ajudar.........

A minha avó materna nasceu em Portugal em 1910, porém veio para o Brasil com 1 ano.

Até a idade de 28 anos, ela não possuía nenhum documento, seja brasileiro, seja português.

Para se casar com o meu avô brasileiro, já que ela não possuía documento algum, a minha avó foi ao cartório e se declarou brasileira, nascida em 1911.

Tenho a certidão de nascimento verdadeira (portuguesa) de minha avó materna. Nela, consta que a mesma nasceu em 1910.

A minha avó já não é viva. Foi casada (o meu avô é falecido), e teve filhas (uma das quais é a minha mãe).

A minha mãe é viva.

Como devo agir ?

Comentários

• Arthur,

se voce tem a certidao de nascimento portuguesa, ja esta a meio caminho andado, esqueca a certidao brasileira.

Pra te orientar nos diga, voce quer fazer por atribuicao ( primeiro sua mae tem que se tornar portuguesa e depois voce ) ou por naturalizacao ( direto da sua avo pra voce ) ? Mas ja adianto que a atribuicao eh bem mais facil.

Outras perguntas:
    1. Quem foi o declarante do seu nascimento e da sua mae ?
    2. Sua avo foi casada ? E sua mae e seu pai, sao casados ?

Responde que nos te ajudamos.
  • Cibele, obrigado por me ajudar.

A declarante na certidão de nascimento brasileira da minha avó materna foi a própria.

Na certidão de nascimento portuguesa de minha avó, consta que o nome dela é Alzira, filha de Maria Candida d'Almeida.

Na certidão de nascimento brasileira da minha avó, consta que o nome dela é Alzira de Almeida Machado.

Os meus bisavós maternos nunca foram casados.

Tenho a certidão de óbito do meu bisavô, porém nunca consegui achar a certidão de óbito da minha bisavó (apesar de eu ter procurado em todos os cemitérios).

Os meus avós maternos foram casados (ambos já faleceram).

Tenho a certidão de casamento e a de óbito deles.

O declarante na certidão de nascimento da minha mãe foi o meu avô.

O declarante na minha certidão de nascimento foi o meu pai.

Os meus pais nunca se casaram.

A forma que gostaria de obter a nacionalidade portuguesa é a atribuição.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda e pelo seu tempo. [ ]s.
  • Arthur

Cibele disse "esqueca a certidao brasileira da sua avo", nao serve para nada. Vc tem que usar a certidao portuguesa dela. Primeiro precisa olhar se na certidao da sua mae consta sua avo como declarante, senao, vc tera que providenciar a certidao de casamento da sua avo com seu avo para averbar. O unico problema e que vai ter divergencias na certidao de casamento e a CRC de portugal nao vai aceitar. Vais ter que contratar advogado no Brasil para as devidas retificacoes na certidao de casamento dela, tipo, data de nascimento, nacionalidade, etc. Com a certidao corrigida podera entao averbar o casamento de seus avos. Torca para que seja sua avo a declarante do nascimento de sua mae, da uma olhada na certidao de sua mae primeiro. Boa sorte
  • Arthur,

de novo, esquece a certidao de nascimento brasileira da sua avo, nao serve pra nada, voce precisa da certidao portuguesa de nascimento, essa voce tem, otimo.

O mais provavel eh que foi seu avo o declarante de nascimento da sua mae, entao vai precisar fazer a transcricao de casamento dos seus avos, so da pra fazer atraves do Consulado ou direto em Portugal, pessoalmente ou com procuracao, vai precisar:

1. Certidao de nascimento portuguesa da sua avo.
    2. Certidao de nascimento de inteiro teor do seu avo, legalizada no Itamaraty e Consulado.
    3. Certidao de casamento, legalizada no Consulado.

Assim que sair a transcricao, ja pode dar entrada na nacionalidade da sua mae.
  • E o nome nao tem problema, eh assim esmo, na certidao de nascimento portuguesa eh registrado apenas o primeiro nome, eh de supor que o sobrenome da crianca ficara igual ao dos pais.
  • Cibele,
    O problema é que a avó falou que era brasileira quando se casou!!!
    Leia la encima.
  • Sim, mas o que importa a certidao de nascimento portuguesa dela, ele diz que tem a certidao portuguesa verdadeira, e o mais provavel eh que ela nao perdeu a nacionalidade, o mesmo caso de tantos outros.

Arthur, explica melhor essa historia, se conseguir fazer a transcricao de casamento, eh prova que a situacao da sua avo esta regular.
  • Denise e Cibele, fico grato por terem me respondido.

Infelizmente, o meu problema é muito complicado de ser resolvido. Explico: A minha avó materna aos 28 anos de idade, para casar, foi ao registro civil e se declarou brasileira (quando, em verdade, era portuguesa). Pode parecer surreal, mas até esta idade, ela não possuía nehum documento.

A partir do momento em que ela se declarou brasileira e, desta feita, obteve a certidão de nascimento deste país, todos os documentos legais (e até então ela não tinha nenhum documento, seja português, seja brasileiro) que ela adquiriu, ela o fez como brasileira e não portuguesa.

Assim, ela nunca teve uma carteira de identidade estrangeira, mas sim a brasileria.

Na certidão de casamento, consta que ela é brasileira.... (e assim por diante).
  • Arthur,
    voce escreveu assim:

"Tenho a certidão de nascimento verdadeira (portuguesa) de minha avó materna. Nela, consta que a mesma nasceu em 1910."

Voce tem ou nao a certidao portuguesa ? Os documentos ( RG, RNE, Passaporte, etc.... ) da sua avo nao tem importancia, nem brasileiro nem portugues, o que importa eh a certidao de nascimento portuguesa, sem ela, nao da pra comecar o processo.
  • Cibele,
    Se ele tiver que transcrever o casamento então terá problemas, pois a vovó, que não tinha nenhum documento, declarou que era brasileira e assim ficaram os documentos dela. Como faria?
  • Não faria a transcrição e buscaria outros documentos que comprovassem o reconhecimento na menoridade? A mãe é a declarante do nascimento.
  • Pois eh, tem o detalhe errado da nacionalidade e do ano, e tbem nao sei se ela perdeu a nacionalidade portuguesa, bem, se quiser tentar evitar um processo judicial, pode pedir a transcricao do casamento direto em Portugal ( leva no maximo 10 dias ) e se conseguir, nao tera problemas nos processos seguintes, outra opcao seria retificar e os problemas estariam sanados, ou uma terceira opcao, entrar com o pedido de nacionalidade da mae e apresentar prova de reconhecimento na menoridade, como disse a Denise.
  • Cibele, eu tenho a certidão portuguesa dela.

Ao meu ver, o problema vai ser a certidão de casamento.
    Lá consta que ela é brasileira. Nascida nesta capital (Rio de janeiro).

Há também o problema do nome dela. No Brasil, ela tem um sobrenome a mais, do que em Portugal.

Não conheço o consulado, mas duvido que eles deixem isso passar em branco.

O grande problema em questão, é o fato que não basta pedir para retificar a certidão de nascimento dela.Explico:Se fosse só o nome, a retificação seria o caminho, entretanto, não se pode "retificar a nacionalidade".

A certidão de nascimento, assim como a de casamento são documentos públicos. Retificar uma certa informação constante de um documento legal válido é possível.
    Porém, não me parece que a certidão de nascimento dela é válida. Ela não nasceu no Brasil.

Se eu for ao cartório com a certidão de casamento dela, e pedir, mediante a apresentação de certidão de nascimento portuguesa dela, a '"retificação" do nome e local de nascimento, o Ministério Público vai achar isso muito estranho.
  • Arthur,

voce ja consultou um advogado ?

Eu fiz varias retificacoes judiciais no meu processo, mas eram referentes a nomes, no seu caso, o nome nao eh problema, como falei, em Portugal, o registro de nascimento eh feito com apenas o primeiro o nome, e o sobrenome eh esperado que seja dos pais e posteriormente o de casada, mas se tem sobrenome inventado, ai sim eh passivel de retificacao.

Pra fazer retificacao nas certidoes, SOMENTE deve usar a certidao de nascimento portuguesa como base, eh aceito assim, agora, nao faco ideia se a nacionalidade da pra ser retificada, a data de nascimento sim, so um advogado vai poder te orientar, por isso a minha pergunta, se voce ja consultou alguem.

Outra coisa, se tentar o processo pelo Consulado, certamente sera negado e eles te informarao o que deve ser arrumado, lembrando mais uma vez que a ceritdao de nascimento brasileira da sua avo nao serve pra nada, a preocupacao maior esta na nacionalidade dela que aparece na certidao de casamento e nas certidoes dos filhos.
  • Pra transcricao, so precisa de tres documentos:

1. Certidao de nascimento portuguesa da sua avo.
    2. Certidao de casamento dos nubentes, legalizada no Consulado
    3. Certidao de nascimento de inteiro teor do conjuge brasileiro, legalizada no Itamaraty e Consulado.

Antes de entrar com a retificacao, sugiro:

1. Tentar enviar esses documentos para o Consulado e pedir a transcricao e esperar uma resposta, se nao aceitarem, vao te devolver os documentos e o dinheiro e uma carta dizendo exatamente o que retificar, assim eu fiz, retifiquei de acordo com o que eles pediram e deu tudo certo.

2. Tentar fazer a transcricao de casamento direto em Portugal, se aceitarem, voce ja pulou uma etapa.

Ou entrar direto com o pedido de retificacao, uma vez retificado, estara tudo certo.
  • Arthur,

o caso eh complicado, mas voce tem todo o direito a cidadania, tem que ser perseverante !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.