RITA GARCIA

Ja penguntei mas como não tenho certeza se fiz no local certo, abro nova disccussão.
Nacionalidade por Atribuição da minha sogra.
PAIS PORTUGUESES
CASADOS EM PORTUGAL
FALECIDOS NO BRASIL
É necessario fazer a transcrição do casamento? No livro do nascimento não consta o casamento (vi pessoalmente).
E o obito é necessario?
Também li neste forum que há Conservatorias que são menos exigentes (quanto a tantos documentos) que o Consulado Portugal São Paulo.

Grata

Comentários

  • @Rita Garcia

    -Se casaram em Portugal não precisa transcrever, porém vc precisa comprovar que eles emigraram casados. Sugiro que envie uma cópia simples do assento de casamento caso no registro de sua sogra não tenha menção de que os pais se casaram no país de origem.
    -A certidão de óbito é necessária apenas nos casos de comprovação de nome dos nascidos antes de 1911.
    - Consulado é mais demorado e exigirá mais documentos.
  • @ Mariza Guerra Muito obrigada pela ajuda.
    - então terei que transcrever o obito do casal, pois faleceram no Brasil. e ainda pra ajudar faltando um sobrenome e talvez eu tenha problemas. Muito obrigada novamente.
  • @Vlad Pen e @Mariza Guerra, eu estive em Portugal e no assento de nascimento dos nubentes( 1895 e 1897) não consta o casamento (estão no Arquivo distrital de Viana do Castelo) e o assento de casamento (1917) em Conservatoria de Ponte de Lima. Eu tenho o assento de casamento (documento atualizado). Vou me informar se a C.P.Lima pode fazer isso diretamente ao Arquivo.
  • @Rita

    Se vc enviar o processo para uma Conservatória em Portugal:
    - Não precisa transcrever óbito.
    - Basta enviar um xerox simples das certidão de casamento. Não precisa entrar em contato com a Conservatória para averbações nos assentos.
  • @Mariza Guerra. Muito obrigada. vou escolher então uma Conservatória, ver a documentação e manda bala!!!! Obrigada mesmo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.