AGORA, ATRIBUIÇÃO PARA MEUS FILHOS!!

Oi gente, desculpe, mas não sei se é correto abrir um tópico novo para um documento novo. Acho q assim fica melhor a consulta para todos.
Bom, vamos lá:
Como contei, minha certidão de nascimento portuguesa chegou. Agora quero atribuir a nacionalidade portuguesa para meus filhos maiores.

Pesquisei no site do consulado. Eles pedem muita coisa de novo!! Qdo estava tirando a minha, já estava quase desistindo por causa deles, foi qdo a Lara me ensinou para tirar direto pela CRC de Lisboa. E deu tudo certo!!

Agora, pelo q entendi, o primeiro passo é averbar meu casamento ao meu nascimento, é isso mesmo? E pedem a certidão de "nascimento" do meu marido tbm! Aí, começou tudo de novo!! Ele nasceu no Rio, e não tem a certidão. Estamos em Aracaju!!

Alguém sabe se possso fazer issi direto no CRC de Lisboa? E de documentos preciso?
Sabem se a CRC tem e mail para q eu possa pedir direto a eles essa informação?

Muito obrigada!!

Comentários

• Achei!!

Pesquisando aqui na comunidade, achei um tópico do Serginho do IRN q tem todas as instruções.
    Realmente é mais fácil fazer por Lisboa q pelo Consulado por aqui.
    Bom, agora, vou tirar minha carteira de identidade portuguesa no consulado, as certidões de nascimento atualizadas dos meus filhos e autenticar no Itamaraty, e mandar para Lisboa.
    Acredito q seja a mesma coisa q a minha atribuição.
  • Voce foi quem fez o registro de nascimento de seus filhos?Caso não tenha sido, terá que averbar o seu casamento primeiro.
  • Oi Sandra!

Foi meu marido quem fêz a declaração de nascimento deles! Mas posso fazer direto no CRC em Lisboa? Pq no consulado do Rio, li q exigem a certidão de nascimento do meu marido, e ele não tem, só a de casamento. E vai ser complicado procurar isso lá no Rio.
    bjs
  • Mandalas-Vandas

OLA

estou na mesma etapa q vc. VOU TE PASSAR MINHA EXPERIENCIA

Consegui uma pessoa em Portugal para fazer minha transcricao do casamento. Ou seja fiz uma procuracao no nome dessa pessoa e ela esta dando entrada na minha transcricao. Descobri q tanto pelo consulado quanto servicos oferecidos por advogados e despachantes em Portugal seria muito demorado. Estou precisando da cidadania do meu filho para ele ir fazer um curso na Europa.

Enfim, meu ex marido mandou a certidao dele de inteiro teor de Minas Gerais com firma reconhecida e nossa certidao de casamento de Sao Paulo, de inteiro Teor , tb com firma reconhecida para uma uma pessoa no Rio de Janeiro para providenciar as legalizacoes nos documentos.
    Ambos os cartorios enviaram o sinal publico ( reconhecimento das fimas dos respectivos cartorios sediado fora do Rio de Janeiro para ser reconhecido la novamente). Essa amiga no Rio foi nos cartorios validar as certidoes no Rio em seguida foi ao Itamarati do Rio e por fim ao consulado Portugues do Rio pegar o selo Branco. Isso tiudo em 1 dia e enviou para essa outra pessoa q deu entrada em Portugal na trancricao do meu casamento.
    Com isso ganhei tempo.A transcricao deve sair agora em menos de 1 mes. POis pelo consulado levaria 180 dias, para trancrever meu casamento. Neste meio tempo ja providenciei as certidoes de meus filhos e os outros documentos necessarios para cidadania. Quando tiver o OK do meu casamento darei entrada no dia seguinte na cidadania de meus filhos.

Espero ter ajudado.
    Abs
  • continuando

acho q vc nem precisa esperar por sua identidade. Pois o q vc precisa para seus filhos eh o numero do seu assento( certidao ) com o casamento transcrito.

No meu caso. Quando for a Portugal farei meus documentos( BI e Passaporte) la pois gastarei menos de 2 semanas. Evitarei consulados despachantes e advogados.

Pois nossa experienciaa por aqui nos tem mostrado que esses caminhos tem sido vagaroso, dispendioso e falho!

abs
    fatima
  • Mandalas

Mesmo fazendo direto em Portugal ou pelo consulado, vc vai precisar da certidão de nascimento de inteiro teor de seu marido, no cartorio onde ele foi registrado, consegue tirar uma nova.
  • INNSTRUÇÕES DO IRN

Oi Sandra e demais membros-amigos:
    Dêem uma olhada nas instruções do IRN (postado pelo Serginho lá atrás) onde diz o seguinte:
    ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE: ........
    DOCUMENTOS Q DEVEM INSTRUIR O PEDIDO:
    - Certidão de nascimento do progenitor de nacionalidade portuguesa (eu) de cópia integral, e se possível, emitida por fotocópia. Se os pais forem casados entre si, deve constar averbado o casamento OU DEVE SER FEITA A PROVA DESTE.

Por isso eu achei q bastava mandar minha certidão de nascimento portuguesa novinha, e minha certidão de casamento atualizada, devidamente autenticada pelo Itamataty e Consulado.
    O q vcs acham? Alguém já fez assim?
  • Toda ajuda é muiiito bem vinda!

Oi Fátima!
    Obrigada! Independente de qualquer coisa, vou tentar encontrar algum conhecido em Lisboa!
    Por acaso vc ou alguém da comunidade sabe se posso fazer essa averbação em qualquer cartório? Pq tenho parentes em Vila Real e Trás os Montes, posso pedir para eles fazerem p mim!!
  • Mandalas

Quando eu estava fazendo a minha , tambem pensei que bastava mandar junto a certidão de casamento da minha mãe para provar que eu era filha de portuguesa, mas não é assim, precisa averbar em Portugal primeiro para depois fazer a minha e a mesma coisa tive que fazer ,depois que saiu a minha cidadania para poder dar entrada na dos meus filhos.

Para averbar em Portugal pode ser em qualquer conservatoria, a CRC não faz averbamento.
  • Oi Sandra!!
    Obrigada! Vcs são demais!!
  • O Sandra!!

Achei!!!! Já tenho a certidão do meu marido. Agora vou tirar uma nova de inteiro teor lá no Rio ( vou pedir minha filha p fzzer isso).
    Aí, reconheço a firma do tabelião, levo no Itamaraty e depois ao Consulado, não é?
    Graças a vcs, estou ficando fera!!! rssss
    Bom, qdo eu tiver com tudo ok, volto aqui no tópico.
    obrigada!
  • Mandalas

Ta certo sim, vai em frente.
  • PARA AVERBAR MEU CASAMENTO LÉ EM PORTUGAL

Oi gente maravilhosa dessa comunidade!
    Oi Sandra!! Lara, já voltou das férias?

Seguinte. Hoje minha filha foi lá no Itamaraty no Rio. Levou minha certidão de casamento de inteiro teor e a de nascimento do meu marido, inteiro teor tbm. Só q lá eles informaram p ela, q a certidão de casamento não precisa autenticar, só a de nascimento dele. estranho, né?
    Bom, agora, é no consulado.
    Tenho q preencher o CI e pagar taxa antes, para levar tudo lá no consulado e depois mandar por sedex?
    Sabe qto é? e p onde mando?
    bjs
  • MANDALAS - Vanda

A certidão de casmento não precisa passar no Itamaraty, e quanto ao averbamento do casamento, não pode ser pelo correio, tem que ser pessoalmente em Portugal, ou via procuração para alguem dar entrada para vc la ou via consulado e o formulario1 C é só para atribuição de nacionalidade, para avrbamento não tem formulario.O preço é +/- 100 euros e demora em media 7 dias., la diretamente, via consulado não sei o tempo.
  • Eta eficiência!!

Como semana q vem estarei no Rio, vou lá no consulado saber o tempo q demora. Se demorar muito, vou pedir p uns parentes fazerem direto lá.
    Depois eu volto com essa informação p todos.
    bjs e obrigada!
  • Fila do consulado! Que tia corajosa. rsrsrs
  • PROSSEGUINDO.......

Oi gente maravilhosa dessa comunidade!!!!!

Pronto, depois de 6 meses de espera entre agendamento no Consulado do Rio e a efetivação, consegui averber meu casamento na minha certidão de nascimento portuguesa. Mas eles não me deram nada, nenhum comprovante, e disseram q é só isso!!
    Agora, quero fazer dos meus filhos maiores, por atribuição e direto em lisboa, ainda posso? Vcs sabem se mudou alguma coisa?

abç p todos
  • CERTIDÃO ORIGINAL

Outra coisa, qdo fui no consulado fazer a averbação do meu casamento, eles ficaram com a minha certidão de nascimento portuguesa original. Tenho uma cópia. Ela serve para fazer a atribuição dos meus filhos, ou preciso pedir uma segunda via?
    Obrigada.
  • Vania, simbora agora fazer a atribuição dos filhotes. Não mudou nada, pode fazer tudo pelo correio, direto com a CRC. Vc precisa das certidões de nascimento de inteiro teor de seus filhos (autenticadas e legalizadas no itamaraty e consulado) e como eles são maiores, eles precisam ir até o consulado assinar o formulário 1C. Onde eles moram? Além disso, precisa tb de uma cópia autenticada e legalizada do RG ou passaporte deles. Só isso!

Não precisa de sua certidão de nascimento não, no formulário 1C seus filhos colocam os dados do seu registro, número de assento, conservatória, etc. Lembrando que concelho é o estado que vc nasceu no Brasil e freguesia, a cidade.
  • Documentação do Pai

Olá, Lara.

Então, eu sou um dos "filhotes" :). Gostaria de saber se é necessário enviar a certidão de nascimento do meu pai autenticada pelo Itamaraty e certificada pelo Consulado ou se a averbação do casamento que a minha mãe (Vanda) fez já é suficiente para a comprovação dos progenitores. Além disso, você havia perguntado para a minha mãe de onde nós somos. Moramos no Rio de Janeiro.

Obrigado!
  • Vitor,

nao precisa mais da certidao do seu pai, basta anotar os dados da certidao da sua mae no formulario 1C.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.