Certidão de casamento

Como faço para conseguir a certidão de casamento de Leonardo da Mota Gaio nascido em 02/10/1888 freguesia de Lage, concelho de Vila Verde, distrito de Braga ( filho de Francisco da Mota e Luiza Gaio) casado com Izabel de Souza, chegou em 2 de outubro de 1910 no Rio de Janeiro. Sua última residência foi em Lage.
Já consegui a certidão de nascimento do português mas essa não consta o nome completo, apenas Leonardo.

Comentários

  • @aidayamazaki,

    onde se casaram? Você sabe?
  • @Marcia em Portugal, vieram casados
  • Então, @aidayamazaki,

    se casaram em Portugal, você não precisa da certidão de casamento deles, pois este casamento está averbado na certidão de nascimento. E é o que basta para pedir a nacionalidade. Não se preocupe.
  • @Marcia a dúvida ainda continua. Como vou comprovar que minha sogra é neta de português, se a certidão do português não tem o nome completo dele?
    E como vou confirmar a grafia do nome da certidão de nascimento da filha e da neta de português, se não sei o sobrenome correto? O documento que temos do português é o passaporte e nele está escrito “Leonardo da Mota Gaio” e nas certidões da filha e neta está “Leonardo da Motta Gaya”.
    Pelo outro post me disseram que teria que ter a certidão de casamento ou óbito do português para complementar....não estou entendendo. Poderiam me explicar. Muito obrigada pela ajuda.

  • @Aydayamazaki como está o nome do pai do Leonardo?
  • @vlad Pen está “Francisco da Mota”
  • Aida,

    qual o número e data do passaporte?
  • @Guilherme Moreira
    o documento é de 27/07/1931, é um certificado de inscrição no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro. Nele diz que sua última residência foi em Lage e chegou nesse distrito (Rio de Janeiro) em 02/10/1910.Então ele veio com 22 anos. E nesse documento diz que ele era casado.
    O número não achei...
  • @Vlad Pen @Marcia a transcrição da certidão de batismo chegou e o nome dos pais do português constam:
    Francisco da Motta Monteiro e Maria Luiza Alves, ou seja, diferente no que está na inscrição no Consulado de Portugal e diferente no que está na certidão da filha e neta do português.
    É necessário a certidão de casamento do português,já que a certidão de batismo só consta o primeiro nome (Leonardo) sem o sobrenome???
    Estou perdida agora, porque nada está batendo....
  • editado June 2018
    @aidayamazaki o q vale é o q está no assento de nascimento do português.Quais são as divergências entre o assento de nascimento do português e a certidão dos filhos e netos?Quando no assento do português constar somente o primeiro nome é necessário enviar junto ao processo a certidão de casamento ou óbito do português para comprovar o nome completo.
  • @vlad pen não sei como vou conseguir a certidão de casamento ou óbito de português, pelo que se sabe ele era casado e veio sozinho primeiro em 1910, depois a mulher veio sem filhos. Tiveram os filhos aqui. Não temos a certidão de nascimento da filha, só de casamento serve em substituição da certidão de nascimento?
  • @aidayamazaki na certidão de casamento da filha consta o nome completo do pai?De algum documento foi tirado o nome completo do português.
  • @vlad pen na certidão de casamento consta sim o nome completo do português.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.