Cartão Ciddão ao invés de Assento de Nascimento

Olá a todos,

Sou filho de cidadã portuguesa (por atribuição) mas não tenho a certidão portuguesa de minha mãe. Sabem me dizer se uma cópia simples do cartão cidadão ou do passsaporte serve como subistituta à cópia simples do assento de nascimento.

Estava pensando em fazer por Ponta Delgada, alguém sabe me informar se eles aceitariam ?

Enviei um e-mail a 3° CRC do Porto e a conservadora respondeu que "Se o registo pertencer aos nossos arquivos basta uma cópia ou identificação do progenitor." Sabem dizer se essa politica é comum à todas as consevatórias?

Grato.

Comentários

  • @thiagoosantoos

    Sendo sua mãe a portuguesa,precisa transcrever o casamento
    Isso já foi feito?
  • Sim, pois após a atribuição dela o meu pai tentou obter a cidadania por aquisição; e para isso tiveram que transcrever o casamento.
  • PS: Descobri depois que ponta delgada não faz mais processos, mas minha duvida permanece
    .
  • @thiago

    Cópia do cartão cidadão ou passaporte,não serve.Somente o assento de nascimento ou o numero dele


    Vc pode pedir uma segunda via da certidão da sua mãe pela civil online

    Veja aqui

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Ou envie um e-mail para - rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt - informando nome completo e data de nascimento
    e pergunte o numero de assento da sua mãe

    Ponta Delgada não faz atribuições
    Faça pelo ACP do Porto que,no momento,é a conservatória com melhor tempo pra conclusão de processos
  • Muito obrigado pela resposta Maria. Pensei que o ACP só processava atribuições de quem os pais são nascidos em portugal, não ?
  • @Thiago ACP faz atribuições de nascidos fora de Portugal tb.
  • editado May 2018
    Aaah, que ótimo, muito obrigado @Vlad Pen

    Bom, já que só o número do assento basta, então na parte da documentação são necessários:

    -Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada;
    - Cópia do documento de identificação autenticada e apostilhada;
    - Formulário 1C com reconhecimento presencial da assinatura por autenticidade

    É isso? Pq o número do assento estaria preenchido no 1C....
  • @thiagoosantos exatamente isso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.