Conservatória que esta realizando processo mais rápido.

Prezados,
Bom dia !
Meus avós paternos são portugueses, estão vivos, porém meus pais não possuem a nacionalidade e não tem interesse em solicitar. Gostaria de saber qual a conservatória esta realizando o processo mais ágil? Tenho certa urgência.

Fico no aguardo de uma resposta.

Desde já agradeço

Obrigado

Comentários

  • @Isaac Gregório

    O ideal seria seus pais pedirem a atribuição e depois vc fazer o seu processo
    Vc fazendo atribuição como neto(pulando uma geração) terá que comprovar vínculos com Portugal

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8126/nacionalidade-para-netos-pela-nova-lei-como-fica-para-quem-ainda-nao-enviou-a-documentacao/p1
  • @Isaac

    Acredito que a ACP Porto seja a mais rápida hoje em dia. Há relatos de processos concluidos em menos de 20 dias após o recebimento, com uma média de 1,5 mês p/ conclusão do processo.

    Concordo com a Maria... por mais que seus pais não queiram ainda sim é o melhor caminho. Estou finalizando o processo da minha mãe para depois iniciar o meu. Ela também não tinha interesse mas, da parte dela, só foi necessário ir ao cartório uma única vez p/ reconhecimento de firma uma vez que todo o restante do processo pode ser feito por você.... Ela aceitou fazer isso por ser algo importante p/ mim.... acho que vale a pena você conversar com seus pais
  • Obrigado Maria e Rafael pelas informações. Vou tentar uma conversa com meu pai para darmos entrada no processo dele e farei pela ACP de Porto.

  • editado May 2018
    Bom dia, Maria Nélida e Rafael Galante meu pai aceitou fazer processo dele. Você poderia me dizer se solicitaram alguma documento para sua mãe que não esteja na lista? Você já deu entrada em Portugal? Meu pai é casado é casado no civil com outra pessoa que não é a minha mãe. Aceito dicas de como posso iniciar o processo dele, vou acompanhar.
  • @Isaac Gregório

    Seus avós paternos,ambos portugueses,casaram no Brasil ou em Portugal?
    Se casaram no Brasil,já foi feira a transcrição de casamento em Portugal?
  • editado May 2018
    Ola, casaram aqui no Brasil e ainda não foi feita a transcrição.. quanto custa para fazer a transcrição?
  • @Isaac Gregório

    120 Euros

    Veja aqui os documentos,requerimentos e toda explicação sobre transcrição de casamento por Ponta Delgada que,no momento,está sendo a mais rápida para esse tipo de processo

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • Oi @Maria muito obrigado pelas informações.

    Eu entrei em contato com Conservatório de Ponta Delgada a respeito de processo de Cidadania mandaram resposta que não estão fazem desde Setembro de 2016.
    Mas se tratando de transcrição de casamento dos meus avós e a do meu pai também? Ele é casado no civil com outra pessoa e separado da minha mãe por processo de divórcio.
  • @Isaac Ponta Delgada só faz transcrição de casamento.
  • @Vlad Pen, muito obrigado!!
  • Galera uma dúvida, os meus avós são vivos e são portugueses, e estou fazendo o processo do meu pai.
    Surgiu uma dúvida no item:

    3. Certidão de inteiro teor do cônjuge estrangeiro apostilada (Não precisa ser reprográfica). Neste caso, é da mãe do pai, terei que fazer isso via portugal? ou tem como fazer isso por algum cartório no Brasil? Preciso saber como se faz isso.

    Se for a Portugal terei que fazer isso antes da Transcrição de casamento? Ou poderei fazer no mesmo processo?

    Só falta isso para dar seguimento ao processo.

    agradeço a atenção.

  • Pedro KormannPedro Kormann Member
    editado June 2018
    vc primeiro tem que fazer o processo de transcrição de casamento. Se for fazer aqui do Brasil, o recomendado é enviar pra Ponta Delgada. Após chegar lá conclui em alguns dias....

    Após concluído esse processo é que você poderá dar entrada no processo de seu pai.

    E uma vez concluído o dele, que você poderá dar entrada no seu. Um de cada vez, é assim que tem que ser.

    Quanto a sua dúvida, como ambos seus avós são portugueses, não precisa de certidão do conjuge estrangeiro.
    Vc precisa enviar o assento de nascimento dos seus avós, ou apenas informar o numero/ano do assento de nascimento deles, fazer 2x a indicação abaixo, pois ambos os nubentes são portugueses

    1.Cópia simples do assento do português(a), preferencialmente (ou a indicação do número do assento e Conservatória, em um papel a parte).
  • Obrigado @Pedro Kormann agradecido excelente informação.
  • Boa tarde pessoal,
    Tudo bem?
    Enviei todo o meu processo para Ovar ano passado e ficou pronto em 6 meses, ja os de minhas filhas tambem enviei para Ovar em Janeiro e tive a informaçao de que so ficara pronto em setembro ou outubro. Li que a Conservatoria do PORTO esta mais rapida. Isso procede?
    Obrigada pela resposta.
  • @MariadaGloria sim, ACP ta mais rápida.
  • Quero tambem agradecer pela ajuda do forum quando do envio dos meus documentos e os de minhas filhas. Estou finalmente em Portugal ha alguns dias e valeu a pena cada momento, cada espera por este dia!!!!!!
  • @MariadaGloria.boa sorte em Portugal.
  • Obrigada Vlad Pen,
    Você poderia me dizer se o endereço do envio do vale postal é a mesma do envio dos documentos?
    ACP Porto é o mesmo que Arquivo Central do Porto, certo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.