transcrição de casamento
Ola pessoal,
Depois de muita ajuda de todos eu consegui tirar a cidadania da minha avó.
Agora preciso transcrever o casamento dela, para poder tirar a cidadania do meu pai.
Porém, surgiram mais varias perguntas:
- é realmente necessario transcrever o casamento?
- Pelo que li na comunidade o consulado do Rio leva muito tempo para transcrever. Como tenho pressa, é melhor fazer direto em Portugal, correto?
- A transcrição pode ser feita em qualquer conservatória de Portugal?
- é necessário ter a certidão do português (no caso, minha avó)?
- Alguém sabe de alguém da comunidade que esteja em Portugal e possa me ajudar com isso?
Agradeço muito pela ajuda!
Depois de muita ajuda de todos eu consegui tirar a cidadania da minha avó.
Agora preciso transcrever o casamento dela, para poder tirar a cidadania do meu pai.
Porém, surgiram mais varias perguntas:
- é realmente necessario transcrever o casamento?
- Pelo que li na comunidade o consulado do Rio leva muito tempo para transcrever. Como tenho pressa, é melhor fazer direto em Portugal, correto?
- A transcrição pode ser feita em qualquer conservatória de Portugal?
- é necessário ter a certidão do português (no caso, minha avó)?
- Alguém sabe de alguém da comunidade que esteja em Portugal e possa me ajudar com isso?
Agradeço muito pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
é realmente necessario transcrever o casamento? Sim, normalmente seu avo (brasileiro) foi o declarante de seu pai, e a portuguesa e sua avo agora. Tem que averbar nesse caso, quando chegar sua vez nao sera necessario se o seu pai for o declarante na sua certidao de nascimento
- Pelo que li na comunidade o consulado do Rio leva muito tempo para transcrever. Como tenho pressa, é melhor fazer direto em Portugal, correto? Nao, nao se faz necessario nem usar a certidao com o casamento dela com seu avo averbada na hora de dar entrada, basta apenas ir ai no Consulado de PT a averbar e depois no formulario de pedido de seu Pai colocar o numero do assento dela
- A transcrição pode ser feita em qualquer conservatória de Portugal? Se fosse o caso, nao, o casamento e brasileiro e eles fazem questao que seja no Consulado de PT no BR ou as CRCs
- é necessário ter a certidão do português (no caso, minha avó)? Nao ^Como ja disse e so preencher no formulario o numero de assento dela. De toda maneira os registos dela estao nas proprias CRCs, o que facilita para eles confirmarem
- Alguém sabe de alguém da comunidade que esteja em Portugal e possa me ajudar com isso? Tem um monte, e so pedir. Mas nao vai ser necessario depois desta explicacoes
Ola pessoal. Bom tenho um amigo em PT que reencontrei apos muitos anos q esta morando la e Lisboa. Esta sem trabalho na parte do dia.
Gente boa! Foi bem prestativo comigo da ultima vez que estive em Lisboa. Na epoca falei com ele sobre minha cidadania, a de meus filhos, doc. etc.
Enfim comentei sobre a comunidade. Dai ele me apresentou a ideia de que se alguem precisasse fazer alguma coisa em Lisboa, como transcricao ou outra coisa que nao necessitasse de representacao juridica, ele toparia fazer se o pesssoal pagasse alguma coisa pra ele. Pois atualmente ele esta sem trabalho na parte do dia e queria aumentar o soldo.
Achei a ideia valida! pelo menos pra mim, pois sei q preciso de gente em PT para fazer , transcricao,ver processos etc e nao me importo em pagar, acho muito justo. Deslocamento, o tempo o saco de aturar funcionario publico. Tudo isso eh um trabalhao!
Enfim, nao havia colocado aqui essa sugestao pois primeiro nao me sinto a vontade e me sinto responsavel qudo apresento alguem e outra eh que nao queria que ele fosse confundido com despachante ou advogado. Ate porque nao faz parte da nossa comunidade divulgar este tipo servicos.
Bom, tai a sugestao! Acho que precisamos discutir essas possibilidades. Nao so a dele mas de outras pessoas conhecidas que estao em PT e q alguem conheca aqui na comunidade. Essa pessoas poderiam ajudar-nos ate na verificao de processo, e documentos. Juntos poderiamos arrumar um modo de operacionar esses servivaos que estao fora de nosso alcance.
Mas que isso nao seja levado a cabo como meio de ganhar a vida..... Um dindin sim. Mas quando a coisa se degringola para meio de vida eh quando estraga.
Tai a sugestao para ser discutida. O que vcs acham? Somente falarei com ele apos formarmos um concenso aqui, pras coisas ficarem bem esclarecidas.
abs
Se der alguma coisa errada com alguém, a comunidade sempre ficará aberta a "reclamações", assim garantimos que ninguém está sendo explorado. Mas sendo amigo seu, já acho que é um bom cartão de visitas, rsss. Acho uma proposta justa!
Seu amigo tá no orkut? De repente ele pode entrar na comunidade e organizar um tópico pra ele, como a Rosangela faz com a busca de certidões em Portugal. Assim quem precisar da ajuda dele pode usar o tópico. Podemos usar o tópico pra dar dicas tb em cada caso e ficar "de olho" na movimentação.
vamos abrir um topico ?
acho que seria bom antes de nos comprometer e dar esperancas pra ele ganhar um dindin e evitar mau entendido poderiamos levantar a discucao aqui e ver o Modus Operandus. Assim evitariamos tb os aproveitadores.
Pois qualquer um q for ou souber de alguem que estiver em PT pode fazer se entar na comunidade e nos sabermos quem eh.
Evitariamos leilao e acumulo de trabalho tb pra 1 so.
Do tipo
Se for noticia de processo. X euros
ou
juntar um grupo de quem ta com o processo em andamento. Fariamos uma vaquinha e pagariamos um valor para a pessoa ir la 1x por semana.
Transcricao em PT : Y euros
Assim se outras pessoas tiverem alguem que queira ganhar um dindidn e esteja disponivel em PT dar a chance de se apresentar.
Se a comunidade estipular o preco e a forma de pagamento nao restara duvidas pra ambos os lados.
Vamos montar as nossas regras e quem se disponibilizar e achar q vale pena pegue o servico.
o que acham?
Eu acho particularmente um assunto melindroso. Prevejo uma bola de neve. Fugiria do verdadeiro espirito dessa Comunidade. Ajudar sem nenhum fim lucrativo. Vcs sao livres para assim faye-lo entre si, mas nao aqui oficialmente. Troquem orkuts e interajam entre si. Mas oficialmente aqui nao concordo. Muita gente ja fez favor entre si aqui e a maioria averbou seus casamentos sem a menor dificuldade. Democracia se faz aqui mas Ordem e Progresso e coisa que nem o Congresso Nacional entendeu ate hoje. Bola pra frente
Cuidado com os Objetos Voadores nao Identificados de plantao. Se o Dr.Urubu de Gravata souber disso vai mandar seus lacaios...com certeza...Falei
Estava escrevendo qdo a Lara postou, concordo plenamente, valor simbolico tambem nao deixa de ser uma ajuda sem fins lucrativos, so quem tem pressa sabe o quanto esse tipo de ajuda vale a pena, nao conheco o amigo da Fatima, mas conheco bem a Fatima ( virtualmente ) e confiaria em uma indicacao dela. E fica assim, aos que nao tem pressa, o Consulado continua sendo a unica alternativa.
E sempre que, alguem for abordado por pessoas, que se dizem ligadas a nossa comunidade, com fins suspeitos e explicacoes diferentes do que damos, o espaco aqui esta aberto para qualquer questionamento.
No meu caso não tenho tanta pressa.
E se a gente pede pelo Consulado, tem como acompanhar se a transcrição já foi feita?
Da entrada normal pelo Consulado. Espere uns 15 dias. Confirma com a Conservatoria via tel de quiser para ter certeza. Depois pede pro portal do cidadao pelo correio. Deu certo pra muita gente aqui e encurtou o periodo de espera em muito
se vc nao tem pressa o Consulado eh a opcao, essa historia de fazer em PT eh pra quem tem pressa, em PT sai em 10/15 dias, atraves do Consulado leva em media 2 meses. Nao da pra acompanhar o processo fazendo pelo Consulado, tem mesmo que esperar.
aaah que pena. mas o maestro tb tem razão no que diz. eu acho que pagar um preço simbólico é preferível e ficar na dependência do consulado, meses ou semanas ou mesmo dias podem fazer toda diferença na vida de uma pessoa... e nem sempre aparece um voluntário pra ajudar em Portugal e dessa forma muita gente acaba caindo nas mãos de um urubu explorador. Mas enfim, quem tiver interesse ou necessidade, acho que pode consultar a Fatima fora da lista. (2)..........
NAO, POR FAVOR NAO POSSO!!!!
Gente gostaria muito de ajudar mas assumir responsabilidade no atual momento eh muito complicado, mudei-para Europa, estou em faze de integracao no novo emprego e ainda ficarei fora a trabalho sem acesso a internet mais oumenos por 1 mes e meio.
Se fosse indicar meu amigo, o colocaria aqui e ele deveria seguir as regras da comunidade alem de termos total controle. essa era minha ideia principal.Ontem, recebi 14 pedidos do pessoal desesperado para entrar em contato com ele, ou qualquer outra pessoa q estivesse em PT. Desculpe a todos mas se for por aqui , sem ajuda do pessoal nao consegueria controlar se algo nao desse certo.
Ao indicar uma pessoa , me sinto responsavel e se alguma coisa nao der certo, sei que sou capaz de pagar o preco e ir ate PT resolver o assunto.
Portanto, vamos acatar as ordens do Maestro. Este foi o consenso! Aqui nao! Voces teram que buscar outras alternativas. Entendo que muita gente precisa com a urgencia e os consulados estao demorando de 6 a 12 meses no BR. E sei tb que ninguem quer procurar URUBU E DESPACHANTE. Mas nao vejo outra saida pros desesperados.
Desculpem novamente e abs.
Fatima
ainda tentando ajudar, so quem precisa sabe das dificuldades ...... mais uma sugestao, seu amigo pode abrir uma comunidade sobre o assunto e nos acompanhamos por la.
Voce eh que sabe, deixo voce decidir !
acho que a ajuda seria mais válida com as transcrições de casamento, essa parte é que costuma pegar um pouco, pois envolve tb uma procuração.
Maestro, 15 dias? Nem em sonho, tem demorado bem mais do que isso atualmente. O problema é que os consulados demoram a enviar os docs pra PT.
Fátima... seu amigo chegou a fazer algo pra alguém? É pra uma amiga, o consulado do Rio só marcou a transcrição do casamento pra abril!!!! Ou seja, ela terá que esperar a transcrição para depoissss dar inicio no processo dela. Muito tempo, né?
Alguma idéia galera??
No caso da amiga, a mãe é portuguesa... e o pai brasileiro foi o declarante.
Então tem que fazer a transcrição, né??
Tem que fazer a transcrição.
Entao meu amigo fez , mas foi pra minha familia e um outro conhecido.
Outras pessoas ja me procuraram no orkut , mas so aceitaria essa resposabilidade de indica-lo se ele puder entrar aqui e abrir um topico. Porque isso? Pois seria a unica forma de controlarmos e ver q ta andando tudo certinho e nao haver abusos ou atrasos. Mas teria que ser controlado aqui por todos!
A comunidade foi de alguma forma criada por causa disso .Evitar, o abuso de pessoas inescrupulosas de criar dificuldades para colher facilidade.
Foi bom vc levantar esse topico, pois recentemente uma amiga nossa, aqui da comunidade
me contou que esta pagando 550 euros para um advogado em PT fazer a transcricao dela em PT com a media de 2meses .Sabemos que nao eh isso. o Valor eh de 100 euros e a media de espera se marcar tudo certinho e de 2 a3 semanas. Um absurdo! Mas ela tb necessitava disso por urgencia pessoal. Se este topico fosse feito acho que livraria muita gente dessas arapucas e agilizaria o processo de quem necessita. Pois cada um tem suas necessidades pessoais.
Mantendo sigilo dos nomes, recentemente um rapaz me procurou no orkut e disse q nao indicaria , ate que ele me informou que estava ilegal em Londres e precisava com urgencia da cidadania. Indiquei! com a promessa de que ele nao passaria pra frente.A trancricao correu em 2 semnas e a cidadania dele ja esta correndo.
Gostaria de pedir aos nossos moderadores , ao Maestro Alex que conversassem entre si e reconsiderassem. Sabemos que a comunidade nao eh de fins lucrativos . Mas uma ajuda simbolica pra quem for se deslocar e fazer esse trabalho em PT eh muito justo, sem contar que pra quem precisa da transcricao eh as vezes o fator principal para comecar um processo. Esperar 5 meses no consulado, pagar urubu etc...Aff..
Acho que esse topico nao sairia da proposta da comunidade q eh AJUDAR.
Bom vamos esperar a palavra final dos moderadores.bjs
Entao.. como eu disse minha amiga, que eu estou ajudando... marcou data pro consulado do Rio... só em abril a bendita transcrição. E sabe Deus quanto tempo depois poderá ser feito o pedido de nacionalidade dela. Eu voto que nestes casos, pelo menos, em que não podemos recorrer aos correios.. ou nao tenhamos alguem de boa vontade na amada terra... possamos contar com a ajuda de uma pessoa indicada, e nao um urubu. Pior é a galera ficar caindo nas mãos de qualquer uruba por desespero.
Compreendo a preocupação dos moderadores.. e a posição de respeito à comunidade da Fatima. Mas avaliem com carinho.
Mais sugestao ????????????
E então.. Cibele... a Fatima pode abrir o tópico com a sua autorização? Você quer o ok de mais moderadores?? Noticiasss! rsrs Beijos
O cara eh amigo da Fatima... ja fez processos para ela e familia e para um outro rapaz e pelo visto esta indo tudo bem ... eusou a favor da ajuda dele com um valor simbolico sim .... ao inves de pagar urubus por aii que eu tb quase ja fui vitima ... de uma outra comunidade acho que vcs sabem qual...
Bem e o cara tendo um tópico so para isso com o controle das pessoas aqui eu nao vejo mal nenhum e qualquer bola fora ,deslize sera imediatamente comunicado a todos e ai sera encerrado o canal com ele ... e nao sera responsabilidade da Fatima ...
eh isso .. hehe. e estipulem esse valor simbolico pra nao ficar voando ...
Fui pra Portugal resolver algumas coisas da minha cidadania. Não ofereci para fazer nada para ninguém na comunidade pois foi do dia pra noite que surgiu a oportunidade.
Fui transcrever o casamento da minha avó em uma conservatória, sem procuração, pois lendo na comunidade vi que "parentes ou interessados diretos" poderiam pedir a transcrição sem procuração.
Chegando la, descobri de onde o Brasil herdou sua burocracia, e a vontade de dificultar na hora de resolver estes processos. Claro, eu precisava da procuração de minha avó.
Fui informado de que sem procuração, só seria possível a meu pai, e somente no caso de minha avó estar falescida. No caso de minha avó e meu pai estarem falecidos, ai sim eu poderia tirar sem procuração.
Sem averbar o casamento não foi possível dar entrada no processo do meu pai, então, perdi a viagem.
Venho avisar isso somente para alertar o pessoal!
Sinto muito o que aconteceu com você!
Eu mesma recebi informação oficial da primeira conservatória onde indaguei, entre outras coisas, sobre a necessidade da procuração.
Uma vez que eles não adotam um comportamento padrão, vejo que é necessário ir prevenidos.
Abaixo a cópia da resposta recebida.
6- Sendo a transcrição pedida por familiares, que tenham interesse na transcrição, aí não é necessário procuração, se esses familiares tiverem interesse em pedir a nacionalidade portuguesa.
7- A procuração é necessária, quando a transcrição for pedida por pessoa que não tenha interesse na mesma transcrição.
Informo ainda que as certidões devem ser apresentadas em lingua portuguesa, se as mesmas estiveram em outra lingua como a inglesa, francesa, terão de ser traduzidas e legalizadas.
Realmente, é difícil confiar nas informações deles, pois quando chega la na hora eles mudam as coisas. O jeito é se prevenir e levar todo o possível.
Eu fui nas conservatorias da Av. Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, que parecem estar unificadas. Parece que o serviço esta bem rapido por la (fui atendido em bem pouco tempo, para a espera normal deste tipo decoisa).
Mas, existe toda essa burocracia.