transcrição de casamento e óbito (pais portugueses casados e falecidos no Brasil)

Olá. boa noite.
Em caso de processo de atribuição de pai para filho, sendo o pai português o declarante na certidão de nascimento, e mãe portuguesa também, ambos casados e falecidos no Brasil, será necessário fazer a transcrição de casamento e óbito?

Existe algum local em Portugal que não exija essas transcrições?

Se for necessário fazer a transcrição de casamento basta a certidão de casamento ou precisarei da certidão de nascimento de ambos os pais portugueses?

Comentários

• @anabeatrizsouza

Sendo ambos portugueses e casados no Brasil,precisa fazer a transcrição de casamento,óbito não precisa.
    Vai precisar da certidão de nascimento de ambos e da certidão de casamento de inteiro teor
    Faça po Ponta Delgada que está com melhor tempo de conclusão
  • eu li em alguns lugares que no ACP não é necessário fazer a transcrição de casamento. Essa não seria uma opção?
    andei lendo também que em caso de um dos cônjuges ser brasileiro não seria necessário fazer a transcrição de casamento, sendo apenas obrigatório no caso de ambos os cônjuges serem portugueses. Mas a minha questão é como eles vão saber que, no meu caso, a mãe é portuguesa? não tem como eles saberem a não ser que eu informe isso. E vendo a documentação, em momento algum eles teriam acesso a essa informação. eles não perguntam no formulário, e nenhum dos documentos que eles pedem para o processo está contida essa informação. será que não existe uma forma de não ter que fazer a transcrição de casamento?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado May 2018
    @anabeatrizsouza

Na certidão de nascimento reprográfica do seu pai vai constar pai e mãe portugueses
  • @anabeatriz se for constatado q a transcrição de casamento não foi feita , o processo cai em exigência e fica suspenso.
  • Na certidão de nascimento não consta a nacionalidade dos pais. Já verifiquei. Por isso a minha pergunta.
  • Eu tenho a certidão original aqui.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.