O pedido de transcrição de casamento pode ser enviado juntamente com pedido de atribuição?

Boa tarde a todos
Surgiu uma dúvida. O pedido de transcrição de meu casamento, cujo processo deve ser enviado quando sair meu assento português, pode ser enviado junto com o pedido de atribuição dos filhos, processos diferentes em um mesmo envelope, ou deve ser feito separado, ou seja, o pedido de atribuição dos filhos só deverá ser enviado somente quando estiver finalizada a transcrição do meu casamento?

Abraços a todos e muito obrigada
Elisabete

Comentários

  • @Elisabete pode mandar juntos sim.Mande para Tondela.
  • Muito obrigada, Vlad Pen
    Abraços a todos
  • Bom dia pessoal,
    Vou enviar os documentos para transcrição de casamento dos meus pais e gostaria de saber qual endereço eu mando o vale postal e os documentos.
    Quando a gente envia ao mesmo tempo os documentos para transcrição e o pedido de nacionalidade por atribuição, precisamos colocar um aviso junto aos documentos informando que já foram enviados os documentos para a transcrição? Como acontece lá esse processo? Já que a transcrição tem que ser anotada da certidão antes do processo de atribuição?
    Obrigado pela atenção,
    Eduardo
  • @Eduardom recomendo enviar Transcrição de casamento para Ponta Delgada e Atribuição para ACP do Porto, a não ser q o processo de atribuição seja de menores.
  • Estou preenchendo o formulário de transcrição de casamento dos meus pais e pintou uma dúvida.
    No campo 2º nubente: ( no caso minha mãe fez o processo de nacionalidade portuguesa mas nasceu no Brasil)
    Eu devo colocar a nacionalidade dela do Brasil ou do assento que ela recebeu de Portugal?
    Gostaria de agradecer a todos do grupo pela ajuda e pedir para atualizar a planilha de processos.
    Minha mãe (Lúcia) enviou o processo dela por atribuição no dia 10/03/2018.
    Recebeu o certificado da certidão em 27/05/2018 em casa pelos correios.
  • @Eduardom no campo Nacionalidade : coloca portuguesa
  • Quando dois irmãos estão enviando o mesmo processo de nacionalidade por atribuição podem enviar os dois pedidos no mesmo envelope? Colocar dois envelopes separados dentro do envelope da DHL?
  • Este endereço está atualizado para envio dos documentos de transcrição de casamento?
    • CRC de Ponta Delgada
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
    9500-063 – Ponta Delgada
  • @Eduardo para atribuição pede-se enviar os documentos em dois envelopes separados dentro de um único envelope maior.
  • Bom dia Pessoal,
    Estou com algumas dúvidas.
    Quando a gente envia ao mesmo tempo os documentos para transcrição e o pedido de nacionalidade por atribuição, precisamos colocar um aviso nos documentos para o Porto informando que já foram enviados os documentos da transcrição para Ponta Delgada?
    O processo de Nacionalidade vai ficar parado aguardando a transcrição ficar pronta? Isso não dá problema no saque do vale postal?
    Obrigado pela atenção,
    Eduardo
  • @Eduardo é prudente esperar um processo ser concluido para iniciar o outro.
  • Aproveitando o questionamento de vários processos dentro do mesmo... somos em 4 irmãos tem limite de envio de vários processos dentro do da DHL ? por exemplo eu poderia enviar os 4 (cada um no seu envelope) e os 4 envelopes dentro do DHL isso é aceito?

    Outra dúvida é após concederem o assento da minha mãe eu não preciso anexar nesses 4 envelopes mais a certidão de nascimento dela daqui do Brasil né ? Somente a de Portugal ?
  • @Pamella Domingues

    Pode sim enviar os 4 processos na mesma remessa
    Apos a atribuição da sua mãe,o que passa a valer em Portugal é o assento de nascimento portugues
  • Olá a todos,
    Minha avó portuguesa nata foi feito a transcrição do casamento dela, sendo meu avô brasileiro o declarante da certidão de nascimento de minha mãe. Pergunto: Após a atribuição de nacionalidade de minha mãe, terei de fazer a transcrição do casamento dela antes da entrega dos meus documentos para a minha atribuição de nacionalidade?
  • @Carlos Arthur Ruy,

    sim, terá que transcrever o casamento de seus pais, antes de mandar seu processo.
  • @Marcia ,
    Meu primo(filho do irmão de minha mãe) disse me que após a atribuição do pai dele(meu tio) não precisou fazer a transcrição do casamento do tio para a atribuição dele(meu primo), Se eu tenho que fazer a transcrição da minha mãe, será por que minha mãe no caso é mulher? Não entendo a razão disso, Agradeço no que puder me ajudar a esclarecer isso,
  • @Carlos Arthur Ruy, é isso mesmo. Quando a atribuição de dá por intermédio da mãe portuguesa casada do estrangeiro, a transcrição é necessária antes de iniciar o seu processo. O caso de ACP aceitar quando a atribuição se dá pelo pai português declarante na certidão do filho com até um ano de idade é uma exceção. A razão é por interpretação dos conservadores de ACP, que pode inclusive mudar a qualquer momento, visto que todo cidadão português tem a obrigação de manter seu estado civil atualizado.
  • @MarceloDF
    Agradeço a informação, quando a atribuição se dá por intermédio da mãe portuguesa nata ou atribuída a transcrição do casamento da mãe é necessária.
  • Boa tarde!

    Eu consegui portuguesa por atribuição de meu pai que era português em 2018, estava para fazer das milhas filhas mas não consegui.

    Pretendo fazê-lo agora. Priimeiro preciso fazer a transcrição de meu casamento , ou posso pedir junto com a atribuição das minhas filhas, que são maiores? Envia tudo para o Porto, ou tenho que enviar a transcrição para Tondela e o pedido de atribuição para o Porto/

    Com relação à documentação, o que é preciso agora? E quais formulários?

    Obrigada

    Elisabete

  • editado September 2021

    @Elisabete Noronha

    Se você (a portuguesa), foi a declarante na certidão das filhas antes de 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.  https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253963/#Comment_253963

    Se o marido ou outra pessoa foi o declarante, primeiro tem que fazer a transcrição de seu casamento. Tem que informar no processo das filhas o número do assento de casamento, e mandar um xerox do assento de casamento (após a transcrição pelo CivilOnline por €10).

    A transcrição do casamento você pode fazer no Rio (RJ & ES), ou Santos (SP & MS), ou P.Delgada (todos os estados). O tempo e o custo nesses três é muito semelhante. Outros consulados também fazem, com graus diferentes de dificuldade na marcação.

    Tondela tem baixíssima prioridade e está levando mais de 1 ano para transcrição. ACP não faz transcrição.

    Para consulados, veja o site do consulado. Nesses dois demora 30 dias. Para P.Delgada demora 60 dias, e a documentação é + simples.

    Rio aqui: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

    Santos aqui: https://consuladoportugalsp.org.br/atualizacao-do-estado-civil-e-do-cartao-do-cidadao-passaporte/

    P.Delgada aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1

  • @gandalf Hoje (15/09/2021) meu pai foi ao consulado em São Paulo para o agendamento para tirar o CC o Passaporte e ver a transcrição do casamento dele. Ele fez o agendamento e enviou os documentos em Março de 2020 e a surpresa ao chegar lá é que além de tentarem cobrar dele um novo processo de atribuição (acho que ficaram bravos por o processo ter sido feito no CRC de Lisboa), disseram a ele que os documentos do casamento foram triados, mas não aprovado em mais de 6 meses de espera!!!! A atendente disse que ele nem poderia ter agendado para tirar o cartão do cidadão e passaporte e como ele foi para o consulado, vão liberar o cartão como solteiro para depois tirar outro com correção para casado!!! Assim, este tempo que você passou de previsão está furado em mais de 150 dias ou o consulado se perdeu em alguma coisa.

  • @Rubens Cardia , o Consulado de São Paulo não leva menos de 8 meses para fazer uma transcrição de casamento. Mas o de Santos faz, pelos Correios, bem rápido!!

  • editado September 2021

    @Rubens Cardia

    A informação acima está correta, exatamente como a Leticialele disse.

    Em Santos faz em 3-4 semanas pelo correio. É diferente se tentar no consulado de SP, seja pessoalmente ou pelo correio.

    Cada consulado tem um andamento. Em Belo Horizonte por exemplo, você agenda, leva os documentos pessoalmente, e sai de lá com o assento de transcrição na sua mão. Mas mesmo assim, só pro agendamento demora mais do que se mandar por DHL para P.Delgada.

    Seu pai podia ter mandado pelo correio para Santos, fazer somente a transcrição, e separadamente agendar somente o CC.

    Ele pode ficar com o CC como está até vencer, sem atualizar o estado civil. Quando ele for renovar o CC, seja porque venceu, incluiu o NIF, ou número de utente, como a transcrição foi feita, já virá com o estado civil atualizado.

  • Boa tarde a todos!

    Muito obrigada pelas informações, gandalf. Vou ver em Santos.

    Mas de qualquer forma, preciso fazer primeiro a transcrição do casamento, já que eu não fui a declarante, e depois a atribuição de minhas filhas, é isso? E a atribuição mando para o Porto?

    Outra coisa, vai haver alguma alteração na atribuição da cidadania ? Minha filha "ouviu dizer" rsrsrs que haverá alteração para neto a partir de dezembro/21. Isso procede?

    Obrigada

    Elisabete

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.