Certidão de Nascimento Averbada

Boa tarde a todos,
estou tentando adquirir cidadania para meu pai (minha vó era Portuguesa) pelo consulado de Belo Horizonte. Estive lá em horário agendado e levei os documentos que pediram. A pessoa que me atendeu disse que meus documentos estavam corretos, mas que a certidão (baptismo- minha vó é de 1911) da portuguesa deveria estar averbada (ou seja, constar o casamento). Tenho o assento de casamento, que também levei, adquirido em 2016.
Alguém sabe como faço para conseguir esse averbamento? Já entrei em contato com duas conservatórias e não obtive resposta.
Obrigada

Comentários

  • @Fabiane..para dar entrada no processo para seu pai vc precisa antes transcrever o casamento dos avós em Portugal.Envie os documentos para Ponta Delgada ou fazer pelo consulado mesmo.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • @Vlad Pen, obrigada pela a sua atenção. Eu já tenho a transcrição (o assento de casamento, feito por Tondela). O que me pediram foi o averbamento no Baptismo, ou seja, eu preciso que na certidão de Baptismo conste o casamento dela.
  • @Fabiane, mas se vc ja fez a transcrição de casamento , automaticamente a averbação é feito no livro de registro de batismo.
  • @Vlad Pen, a certidão que eu tenho foi solicitada antes da transcrição do casamento (não consta a averbação). Você acredita que se eu solicitasse outra já viria averbada? Como o Baptismo tem mais de 100 anos ele não está informatizado. Uma pessoa do consulado vez a busca.
  • editado May 2018
    @Fabiane vc pode pedir outra certidão ao Arquivo Distrital e peça q ja venha com a com a referida averbação. Só não entendi pq a conservatória pede q conste a averbação do casamento no assento de nascimento se vc ja fez a transcrição de casamento. Não seria suficiente vc enviar a copia da transcrição de casamento?
  • Pessoal, preciso da ajuda de vcs:

    Minha avó (nascida em Portugal - Freguesia de Escorquela - Conselho de Sernancelhe) casou com meu avô em 1944 lá em Portugal.
    Em 1975 ela já morava aqui no Brasil e foi até Portugal e averbou o casamento registrando a mudança de nome (passou a ter o sobrenome do meu avô)
    Entretanto ela NUNCA fez uma novo RG aqui no Brasil e quando faleceu a certidão de óbito saiu com o nome dela de solteira. Agora estamos tendo problemas com os bens.
    O cartório aqui do RJ disse que tenho que ter uma certidão dela atualizada com o apostilamento de haia, para depois registrar essa certidão aqui no Cartório de Títulos e Documentos.
    Minha pergunta é: Como consigo essa certidão? Algum site? e-mail?
    Conseguem me ajudar?

    Grata, Claudia
  • Esqueci de dizer que a certidão que tenho Narrativa Completa de Registro de Nascimento foi emitida por Moimenta da Beira.
  • editado May 2018
    @ClaudiaRebelo peça uma nova certidão à conservatória de Viseu.Caso não se encontre na conservatória , vc pode tentar no Arquivo Distrito de Viseu.


    civil.viseu@irn.mj.pt ( conservatória)

    http://advis.dglab.gov.pt/ (arquivo distrital)
  • @Vlad Pen,
    Os pedidos são apenas por email? Já entrei em contato (via email) com Moimento da Beira e sem resposta há 1 mês.
  • @Claudia ribeiro se não obteve resposta por e-mail a solução é ligar
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.