Cidadania e Composição Arvore Genalogica

Pessoal,

Consegui puxar várias linhagens dos meus ascendentes, que descobri serem portugueses e espanhóis.

Sei que pela nova lei fica difícil provar que temos laços efetivos, mas estou juntando todos os documentos que posso e chegando o mais longe que consigo nos meus antepassados. Vi que tem uma linha de cidadania par judeus sefardistas, mas teria que chegar muito longe nesta minha busca.

Será que alguém pode me ensinar onde posso localizar meus trisavós em Portugal, não sei "fuçar" muito bem neste site do tombo e se consigo filtrar mais informações deles. Tento achar o óbito deles no Brasil, mas é impossível por não ter a data de óbito, somente a cidade.

Queria ver se acho os pais dos meus bisavós que foram localizados em Avelãs de Ribeira - Concelho de Guarda, conforme segue,

Arthur Amaro nascido em 02/03/1881 (bisavô) casado com Maria Almeida nascida em 04/12/1885 (bisavó) em Guarda 29/08/1908 (estes tenho os registros, são meus bisavôs paternos)

PARTE DE ARTHUR AMARO:
Pai: José Amaro (filho de Manoel Amaro e Josefa Mathias)
Mãe: Anna Robala (filha de Manoel Robalo e Maria Clara)
Eram da mesma freguesia do filho Arthur Amaro (Avelãs de Ribeira/Guarda))

PARTE DE MARIA ALMEIDA:
Pai: Antonio Ferreira da Silva (filho de Antonio Ferreira da Silva e Joaquina Pereira) - (natural de cepões / Lamego)
Mãe: Maria Almeida (filha de Sebastião Monteiro e Maria Almeida) (natural de Avelãs de Ribeira/Guarda)

Descobri esta linhagem também de Portugal do meu bisavô materno que nasceu no Brasil, sendo que seus pais vieram de Portugal, mas não tenho a cidade, só que chegaram ao Brasil em 03/06/1890 com a família. Achei os filhos deles que nasceram no Brasil no familysearch. Solicitei ao local onde foram Batizados em Ribeirão Bonito mas demora para emitirem certidões e nem sei se conseguirei.

João Lourenço (natural de Portugal e imigrou para Ribeirão Bonito- Brasil) - meu trisavô
pai: Carlos Lourenço / mãe: Joanna Lourenço - nascidos e falecidos em Portugal - meus tetravós

Anna da Rocha (natural de Portugal e imigrou para Ribeirão Bonito- Brasil) - minha trisavó
pai: Antonio Carvalhaes / mãe: Teresa da Rocha - nascidos e falecidos em Portugal - meus tetravós


Se alguém souber como verifico estas informações na Espanha também, pois minha bisavó era de Granada, Cadiar, Espanha, Antonia Ortega Lopes, Filha de Francisco Ortega Garcia e Elvira Lopes, nascida em 15/08/1903. Achei o registro de navio deles chegado no Brasil.


Agradeço antecipadamente toda ajuda!!!
Obrigada,
Danielle

Comentários

  • editado May 2018
    .
  • editado May 2018
    Achei o registro de batismo do Arthur Amaro, veja neste link http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1195414
    o registro dele ta no PT-ADGRD-PRQ-PGRD07-001-00002_m0171.tif, só clicar em cima dessa "páginas" ele é o número 6 e a data de nascimento não é esse que informou... mais isso acontece com muita frequência.

    Achei o registro do casamento do José e da Anna, pais do Arthur, http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1195419, é registro nº 3
  • Nesse registro do casamento deles, mostra a idade que eles casaram, com 31 e 33 anos, isso equivale ao nascimento em 1838 e 1840, porém estes registros ainda não estão disponíveis no site do tombo... Segue a pagina do tombo no facebook, pois eles sempre informam quando atualizam os registros.

    https://tombo.pt/f/grd07

    Espero ter ajudado.
  • dhalaxdhalax Member
    @ferpirj ...Obrigada...muito obrigada!!!!
    Temos a data no registro que o Arthur Amaro foi batizado e a de nascimento. A de registro foi 27/03/1881 e diz que ele nasceu em 02/03/1881, pois acho que demoravam para registrar. Foi uma pessoa do forum que me passou o registro de nascimento dele e da esposa Maria Almeida e do casamento dos dois.


    Que máximo que achou o casamento dos pais dele. Como faz para achar? Queria saber pesquisar, mas aparece tanta informação que fico confusa.

    Vou seguir no facebook para ir me atualizando. Acho muito legal conseguirmos acesso fácil a estas informações.

    Estou tentando localizar obitos no Brasil que estão impossiveis por eu nao ter a data, somente a cidade.
  • Na verdade para achar dos pais eu fui por dedução, como no registro do nascimento do Arthur diz que os pais são naturais da mesma freguesia e tem a data que ele nasceu, eu fui pesquisando a cada ano para achar o casamento que deveria ser na mesma freguesia, ou seja, se o filho nasceu em 1881, o casamento tem que ser antes e os registros são bem pequenos desta freguesia e então foi rápido.
    Quando achei o casamento deles, lá informa idade em que casaram, então se diminuir pela data do casamento, temos o possível ano do nascimento e de novo diz que era natural daquela freguesia, aí foi buscar pelo ano e achar o registro dele.

    QUANTO AO ÓBITO:
    Você sabe em que bairro ele morava quando era vivo? Você sabe em quais cartórios os filhos deles foram batizados? Porque naquela época as pessoas não se distanciavam muito de onde moravam, então você restringe as buscas pelos cartórios próximos. Você tem ideia da idade que ele morreu? Pois aí restringe um ano.


    O site do tombo é atualizado quase que diariamente, eu mesma quando estava em busca da minha família (que por coincidência também é de Guarda), não tinha o registro e agora já tem.

    Alguns registros do family search apenas membros da igreja tem acesso, aí nesse caso você tem que ver em qual Igreja do Mórmons tem Centro de pesquisa e ir até lá, eu já fui e fui muito bem recebida!

    Esse mundo de buscas pela família é complicado mais muito prazeroso, eu só tinha um nome e uma possível data, minha árvore era no meu bisavô para baixo, agora já fui até o bisavô do meu bisavô! rsrsrs

    Se precisar de mais alguma coisa me chama no privado, não sou expert, mas tento ajudar, pois já me ajudaram muito!
  • Achei um registro de estrangeiro em nome de Arthur Amaro, mais os nomes dos pais batem, mais esta sem o sobrenome, https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89ZV-JZFW?i=412&cc=2140223 não sei como confirmar se é ele...
  • dhalaxdhalax Member
    Obrigada !!!!
    Vou começar a ver as atualizações e continuar a busca, como você disse é prazeroso fazer a árvore genealógica e tento ir o mais longe que é possível. Estou bastante feliz com tudo que vou achando e que ajuda a compor. Espero um
    Dia mudar a lei e conseguir a cidadania. Ainda quero viajar e conhecer os lugares de onde vieram.

    Quanto ao óbito estou em contato com o cartório e prefeitura de Ribeirão Bonito que é responsável pelo cemitério, mas eles não encontram. O cartório pediu um ano mas não tenho. Dei uma estimativa de 50 anos mas ele quer que eu reduza para 10 anos, devido não ser digitalizado ainda. Queria muito a certidão pois deve ter mais informações para me ajudar dos meus trisavós.

    Este fórum realmente ajuda muito e agradeço pessoas assim como você que dão super atenção as postagens e nos ajudam.

    Vou procurar mais e te procuro sim pelo privado.

    Obrigada mais uma vez !!!!
    Dani
  • dhalaxdhalax Member
    Vou ver como funciona a igreja dos mórmons em SP para ver se consigo ver algum registro que não aparece no familysearch. Não sabia que podíamos ir lá e ter acesso.
  • Se quando fizer a busca no family search e dizer que só membros da igreja tem acesso, você tem que ver a igreja que tem, o centro de pesquisa e ver o horário que terá alguém no local e eles acessam para que você pesquise. Vejo que for mais perto de sua casa: https://www.familysearch.org/locations/centerlocator?cid=hp2-1056

    Dos documentos Brasileiros, você pode pedir ajuda ao Arquivo Nacional (registro de chegada, registro de estrangeiro, documentos civis...), http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/consulta-a-entidades/item/arquivo-publico-do-estado-de-sao-paulo.html, além disso, há também, o site do arquivo público de são paulo, onde você pode solicitar documentos também http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante/pedido_certidao_ficha_delegacia
  • Da familia da espanha, as buscas podem ser feitas nestes mesmo locais, pois a busca é para imigrantes em geral e não apenas portugueses.
    No Family search apareceu esse nome no cartão de registro de algumas pessoas, onde ela aparece como a mãe, casada com Juan Romera Santisteban, seria ela?
    https://www.familysearch.org/search/record/results?count=20&query=+givenname:antonia~ +surname:"ortega lopes"~ +father_givenname:francisco~ +mother_givenname:elvira~
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.