6 meses para chegar a carta PIN (Consulado do Rio)

Olá pessoal, voltei pra contar sobre a demora na emissão dos CCs para quem faz o pedido no Consulado do Rio. Quem estiver pensando em pedir para ir a Portugal, não façam isso. Só se você pedir com um ano de antecedência da sua viagem, pra garantir.

Estive no Consulado em Novembro do ano passado. Já naquele dia, quando efetuei o pedido, lembro que tinha gente lá pedindo a 2º via da Carta PIN e reclamando pela demora. Ainda pensei assim "espero que não aconteça comigo", porque moro longe do Rio e só pra ir até o Consulado gasto mais que o valor do documento em sí. Mas, não tive sorte. Tive que pedir a 2º via e já estava pensando em pedir uma 3º... Segue as datas:

Pedido efetuado em:........29.Nov.2017 (fui ao consulado)

Concluído em:....................01.Fev.2018 (data que saiu de Portugal)

Recepção da Carta PIN: 23.Maio.2018 (hoje!!)

6 meses para receber a Carta PIN. Recebi as duas no mesmo dia. Ou seja, os Correios jogam as cartas internacionais num canto e depois que junta um volume bom eles distribuem. Só pode. Porque não tem como uma carta que saiu de Portugal em Fevereiro chegar junto com um carta que saiu do mesmo lugar em Abril (data que pedi a 2º via).

Comentários

  • Nossa que absurdo!
    Agora ainda tem que buscar o CC lá né?
    Vai fazer o passaporte onde?
    Boa sorte!
  • Olá, @Manot,

    Incrível isso.
    Aconteceu comigo há anos. Tive uma exigência, a cumpri. E depois de um tempo, como não chegava o Sedex em Portugal (os correios davam como extraviado), mandei outra. Aí, chegaram os dois malotes juntos.

    Obrigada pelo relato.
  • lgmdslgmds Member
    @VLAD EL sabe me dizer o valor do cartão de cidadão com urgência?
  • ManotManot Member
    Oi Gente, desculpem a demora na resposta, é que eu achei que receberia um e-mail de notificação.

    -
    @selminhareis, tenho que ir ao Rio sim, só para pega-lo. Tenho o prazo de até 1 ano à contar da data da emissão da carta, para retirar o CC no consulado (cuidado para não confundir esse prazo com o prazo que nós temos para pedir a 2º via que é de 90 dias, sob pena de ter que pagar novamente!). Você perguntou do meu passaporte, pretendo tirar em Portugal que é mais barato e mais rápido. Eu vou com o passaporte brasileiro e com o CC. Saio do Brasil com o Passaporte brasileiro e chegando em Portugal entro com o CC.
    -
    @Vlad não sei se no meu caso faria diferença se tivesse pedido com urgência, porque me parece que foi erro dos Correios. Moro no interior, talvez alguma agência no caminho tenha esse costume de deixar as cartas internacionais sem rastreamento mofando por algum tempo antes de entregá-las. Aproveito para abrir um parenteses para dizer que, um documento importante e caro desses, não entendo porque eles não enviam essa carta PIN com código de rastreamento. Eu até pagaria mais pelo rastreamento da carta, se fosse oferecido, (embora eu ache que pelo preço já deveria ser incluso).
    -
    @Marcia, ainda bem que sou precavido e tirei com bastante antecedência, assim não precisei ir ao consulado nervoso como as pessoas que vi no dia em que fui fazer o pedido. rsrs
    -
    @lgmds de acordo com a tabela de emolumentos vigente no consulado do Rio:

    Cartão cidadão urgente - Menor de 25 anos 214,58
    Cartão cidadão urgente - Maior de 25 anos 226,81

  • Boa sorte, @Manot!
  • lgmdslgmds Member
    Obrigado @Manot
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.