documentos para processo de atribuição de filha

Boa noite a todos.
Sou filha de pai português nascido em Portugal, meu pai foi o declarante na minha certidão, então entendi que devo encaminhar meus documentos para o acp do Porto. O site da cidadania portuguesa possui uma relação, mas diz que pode não estar atualizada. Enviei um e-mail para o acp Porto há cerca de 1 mês, mas até o momento não me responderam. Decidi então pedir ajuda a vocês, que já ajudaram tanta gente, para que eu possa enviar os documentos todos corretamente e não correr o risco de ter meu processo devolvido.
A relação de documentos que eu entendi que devo enviar é a abaixo, e gostaria que vocês pudessem fazer a gentileza de verificar se está correta:
1- Certidão de nascimento de inteiro teor do requerente, legalizada pelo consulado. (Dúvida; precisa ter a firma do oficial que assina reconhecida?)
2- Cópia do RG autenticada em cartório
3- Formulário Mod 1C, devidamente preenchido e assinado, com assinatura reconhecida presencialmente em cartório (Dúvida: ou no consulado português?)
4- Mencionar a data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho de nascimento) do pai português (Entendi que nesse caso não preciso enviar a certidão de nascimento do meu pai)
5- Vale postal no valor de 175 Euros ( o site pede para confirmar o valor)

Entendi também que no meu caso não preciso fazer a transcrição do casamento do meu pai, uma vez que ele é português e declarante, o acp do Porto não pede. Ele já é falecido, devo fazer a transcrição do óbito depois?
Vocês poderiam mandar o formulário modelo 1C que tenho que preencher?

Desde já, muito grata pela ajuda de vocês, e boa sorte a todos que estão pleiteando a cidadania portuguesa

Elisabete


Comentários

  • @Elisabete Noronha

    Somente o seu pai é portugues,certo?

    1- Certidão de nascimento reprográfica(xerox do livro de registro) apostilada(apostila de Haia feita em cartorio)

    2- Copia autenticada e apostilada do RG com menos de 10 anos de emitido

    3- Formulário 1 C com firma reconhecida por autenticidade em cartório

    4- Certo

    5- Certo(continua o mesmo valor ,175 Euros

    * Não é necessário transcrever o óbito,a não ser que vc queira

    Modelo 1 C

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46


    Como preencher

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2719/preencher-formulario-modelo-1-c/p1
  • Boa tarde a todos.

    Obtive minha cidadania portuguesa por atribuição de meu pai português em 2018 conforme orientação acima, o que agradeço muitíssimo.

    Agora quero fazer a atribuição de minhas filhas e gostaria de saber se continuam as mesmas orientações acima.


    Obrigada

    Elisabete

  • @Elisabete Noronha , sim

    Se você não foi a declarante do nascimento delas, terá que transcrever seu casamento, antes de mandar os processos de atribuição.

    A novidade é que agora, pode fazer o pagamento com cartão de crédito. Recebe o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho.

    Pode mandar os dois processos juntos, mas têm que ir completos, sem compartilhar documentos.

    Faça o envio por DHL, mais rápida e segura nesses tempos de pandemia! Só custa uns 40 reais a mais que os Correios.

    Link para pagamento - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • Boa tarde a todos!

    Obrigada Leticialete pelas informações! Você diz que posso mandar o processo de transcrição do casamento junto com os processos de atribuição das minhas filhas? E pra onde seria melhor, Ponta Delgada? No caso seria uma transcrição e 2 atribuições de 2 filhas, então 3 taxas de 175 euros?

    Tenho também dúvidas sobre a emissão do meu CC e do passaporte. Sou divorciada após o nascimento das minhas filhas, então meu nome voltou ao de solteira, sendo que a minha atribuição saiu com o nome de solteira e informei no formulário 1C estado civil divorciada. Entendi que é aconselhável fazer o CC antes da transcrição do casamento para meu nome já sair o mesmo de solteira e divorciada. Devo proceder assim com meu passaporte também? Se eu deixar para tirar meu passaporte mais tarde, depois da transcrição do casamento, ele sairá com o nome de casada, o que poderá dar divergência de nome? Com relação ao divorcio, terei que futuramente fazer a averbação em Portugal, ou não haverá necessidade, uma vez que não pretendo morar lá?

    Desculpe se fui extensa, mas quando a gente começa a se informar, começam a surgir mais dúvidas ainda, e quero ter muita certeza de tudo antes de fazer para não correr riscos.


    Muito obrigada pela ajuda e Deus abençoe


    Elisabete

  • @Elisabete Noronha , eu não disse para você fazer os processos de transcrição e de atribuição de suas filhas juntos!

    Falei para fazer a transcrição ANTES de mandar os processos das filhas.

    Se mora em SP ou MS, faça o processo de transcrição do casamento pelo Consulado de Santos;

    No RJ ou ES, pelo Consulado do Rio;

    Em qualquer caso, por Ponta Delgada (Açores)

    Você pode fazer o seu CC para sair com o nome de solteira antes da transcrição. Se fizer depois, vai constar o nome de casada.

    Transcrito o casamento, mande os processos de suas filhas, completos, para o Arquivo Central do Porto. Lembre que, ainda que haja documentos em comum, nada pode ser compartilhado.

  • bom dia a todos!

    Entendi, Leticialete

    Muito obrigada pelas informações e desculpe!


    Abs

  • @Elisabete Noronha , não tem do que se desculpar!! às vezes o que escrevo não fica muito claro.

  • boa tarde a todos!

    Estou providenciando a transcrição do meu casamento para posteriormente fazer a atribuição das minhas filhas e netos.

    Quero antecipar dois problemas que terei quando for fazer dos meus netos

    1- uma das minhas filhas não tem certidão de casamento, mas tem contrato de união estável. Será suficiente para depois fazer a atribuição do meu neto?

    2- a outra filha não é casada com o pai da minha neta e ele foi o declarante na certidão de nascimento. Qual documento poderia apresentar para a atribuição da minha neta?


    Muito grata pela ajuda

    Elisabete

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.