Contratar advogado ou não?
Bea
Member
Olá pessoal!
Estou há alguns meses tentando fazer a transcrição do casamento e óbito de meu avô (português casado com brasileira) que casou e faleceu no Brasil.
Moro na Espanha. fui no consulado de Madrid e lá o funcionario simplesmente se negou a fazer o serviço. Nem olhou os documentos e me mandou dar um jeito de ir a Portugal e fazer através de uma conservatória, porque ali eles já tem trabalho demais para se ocuparem com isso… Absurdo total!!!!!
Saí de lá enfurecida. Liguei para umas 3 conservatórias e as 3 agiram da mesma maneira, disseram que já estavam sobrecarregados e que eu buscasse outro lugar! Foi aí que resolvi sondar os serviços de um advogado para ver se consigo fazer o proceso de atribuição da mina mãe, e em seguida o meu. Só que ese advogado está me cobrando 1000 euros só para o proceso da minha mãe. Disse que é um processo difícil porque meu avô se casou na condição de viúvo. Isso dificulta mesmo? E também há um problema no sobrenome da mãe dele que está em Portugal de um jeito e no Brasil de outro… Outra dúvida: meu avô foi o declarante do nascimento de minha mãe, preciso ainda assim transcrever o casamento dele?
Estou há alguns meses tentando fazer a transcrição do casamento e óbito de meu avô (português casado com brasileira) que casou e faleceu no Brasil.
Moro na Espanha. fui no consulado de Madrid e lá o funcionario simplesmente se negou a fazer o serviço. Nem olhou os documentos e me mandou dar um jeito de ir a Portugal e fazer através de uma conservatória, porque ali eles já tem trabalho demais para se ocuparem com isso… Absurdo total!!!!!
Saí de lá enfurecida. Liguei para umas 3 conservatórias e as 3 agiram da mesma maneira, disseram que já estavam sobrecarregados e que eu buscasse outro lugar! Foi aí que resolvi sondar os serviços de um advogado para ver se consigo fazer o proceso de atribuição da mina mãe, e em seguida o meu. Só que ese advogado está me cobrando 1000 euros só para o proceso da minha mãe. Disse que é um processo difícil porque meu avô se casou na condição de viúvo. Isso dificulta mesmo? E também há um problema no sobrenome da mãe dele que está em Portugal de um jeito e no Brasil de outro… Outra dúvida: meu avô foi o declarante do nascimento de minha mãe, preciso ainda assim transcrever o casamento dele?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pelo seu avô português ter casado com Brasileira, ainda facilita, vc NÃO PRECISA TRANSCREVER O CASAMENTO DELE PARA DAR ENTRADA NO PROCESSO DA FILHA
Faça o processo de sua mãe pelo Arquivo Central do Porto (procure aqui o topico de ACP)
E quando digo faça é simplesmente: veja os documentos necessários (aqui no forum mesmo) coloque num envelope e envie
Não precisa contatar a conservatória, nem por email, e nem por telefone
existem muitos profissionais inescrupulosos. Temos que tomar cuidado.
Mas, fique tranquila que vc mesma pode fazer os processos, sem ajuda de intermediários.
Quer dizer então que a ACP porto NÃO exige a transcrição do casamento ?
Existe outro lugar que não exija a transcriçao do casamento e seja mais rápida que ACP Porto?
Sou procuradora da minha mãe. Estou com dificuldade para preencher o 1C, pois ali pede a assinatura do declarante reconhecida presencialmente. Só que moro em Madrid, tenho que ir ao consulado para fazer isso? Ou pode ser num cartório daqui?????
Gaia também não exige a transcrição de casamento quando o portugues é o declarante,mas lá está super lotada.
No momento,somente o ACP está com sendo a mais rápida pra conclusão de processos
Pra reconhecer a firma,somente no consulado.
Não sei qual a procuração que vc tem,mas pra pedidos de nacionalidade a procuração tem que ser bem específica.
Como essa
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7188/modelo-de-procuracao
Além do que a @Maria Nelida comentou sobre a especificidade da procuração, as conservatórios não a tem visto com.bons olhos. Sugiro que faça como o @Pedro colocou.