Processo enviado para Lisboa

Bom dia Senhores,

Gostaria de saber o que fazer no meu caso, vou resumir aqui para ficar mais fácil.
Em junho de 2017 entrei em contato com Gaia para enviar meu processo de nacionalidade, mandei os dados do meu pai, onde consta inclusive a informação que ele nasceu em Angola. Me informaram que poderia enviar, reuni a documentação e mandei em agosto.
Neste meio tempo vim para Portugal, e 8 meses depois da entrada do processo, recebi um email de Gaia, informando que meu processo foi enviado para Lisboa. Fui na conservatória de Gaia e entrei com um pedido de urgência, a conservadora ficou de enviar o pedido para Lisboa, mas ninguém até hoje sabe onde foi parar.
Fui ao CNAI expliquei a situação e me disseram para enviar novamente o pedido, dei entrada por lá mesmo e no dia seguinte estava anexado ao meu processo. Hoje liguei e já não encontraram o pedido de urgência.
Alguém sabe me informar como funciona os pedidos de urgência? é a única forma de eu conseguir a conclusão do meu processo sem ter que esperar mais 1 ano.
Estou com dificuldades de me estabelecer em Portugal já que não tenho documentos, estou com crianças e a falta da nacionalidade está complicando as coisas, me programei para a conclusão de Gaia e não contava que iriam enviar para as Centrais.
É inacreditável como nós filhos e netos de portugueses, somos tratados pela IRN.
Já tentei de tudo, mandei email para todos os lugares, mas ninguém me responde. Eu estou pagando caro pelo erro de algum funcionário que estava dormindo na sua cadeira e que não serve nem para responder email e separar documentos.
Alguém sabe o que eu posso fazer e como funciona os pedidos de urgência, se existe algum prazo para atender?

Muito obrigado!

Comentários

  • @Victor vá pessoalmente na CRC de Lisboa resolver essa questão.
  • Vc acha que vale a pena eu ir até lá? Já pedi a um advogado e não adiantou.. Será que eu indo pessoalmente, consigo conversar com alguém para agilizar meu processo, visto que foi um erro da conservatória de Gaia? Já não sei mais o que fazer!
  • @Victor RF, também penso que deva ir pessoalmente ver em qual a situação seu processo se encontra.
    Mais digo, que independente do que tenha acontecido, não conseguirá agilizar o andamento do processo, apenas se tiver algum motivo de urgência para alegar (alguma doença grave / incurável).

    Veja em qual situação seu processo está, e analise se será melhor deixar correr normalmente, ou pedir o cancelamento e enviar o processo para outra conservatória (lembrando que terá de tirar os documentos brasileiros novamente, pois os docs não são devolvidos e nem o valor pago será reembolsado integralmente).
  • Liguei agora pouco lá e me informaram que meu pedido de urgência não está fundamentado. Ninguém está querendo ver o erro que foi cometido, meu processo entrou em uma fila inicial por erro de Gaia, não por erro meu, terei que esperar o tempo de 2 processos para ter a nacionalidade.
    Nem que eu vá na mídia, mas alguém vai ser responsabilizado por esse erro!
    Semana que vem vou protocolar via advogado outro pedido, se não der, vou entrar na justiça contra a IRN, talvez assim o processo tenha a devida importância.

  • @Victor RF, gostaria de pedir desculpas e arrumar um equívoco do meu post anterior.
    Devido ao facto de seu pai não ter nascido no Brasil ou na União Europeia, apenas a CRC de Lisboa tem competência para tramitar processos de nacionalidade.

    Já vi casos da CRC dizer que pode receber, mas só recebe e depois envia para Lisboa.
  • Pois é apenas as Centrais fazem, mas geralmente os processos são enviados assim que chegam, no meu caso não foi assim.
  • editado May 2018
    @Victor RF, nem sempre. As conservatórias as vezes demoram meses para pegar nos processos chegados. Pelo que consultei, Ovar e Gaia são as mais lotadas de processos proporcionalmente a quantidade de processos chegados e de funcionários para trabalhar neles.

    Me esqueci de dizer que nos meses de férias, o ritmo é bem mais lento, e as vezes os processos chegados em Julho e Agosto, são abertos em Outubro.
  • Então mas existe uma análise Inicial onde é dado o número do processo, processos da mesma data que o meu foram concluidos e o meu jogado para as centrais, todos os advogados que conversei disseram a mesma coisa. 8 meses não é um tempo normal para se darem conta que não é possivel fazer.
  • @Victor RF,

    realmente, vc tem razão neste aspecto, mas as conservatórias estão lotadíssima, e talvez seu processo tenha ficado de lado.

    Vamos ver daqui pra frente. Tem proposta de emprego?
    Em que se fundamentou seu pedido de urgência?
    Posso te ajudar nisso.
  • Victor RFVictor RF Member
    editado May 2018
    Olá @Marcia,

    Meu processo chegou lá e foi numerado alguns dias depois, nesse momento não viram que meu pai era de Angola(mesmo estando na cara deles).
    Continuaram a trabalhar e depois de 8 meses, quando estavam saindo os processos próximos ao meu, veio o email dizendo que foi pra centrais. Eu já sabia que Gaia nao atualizava o sistema, mas não imaginei que fossem esperar o despacho para ver o erro deles.
    Isso realmente foi uma falha, já que até nas centrais já me deram razão.
    Fiz um pedido de urgência que foi negado, usei como fundamento as dificuldade que encontramos em Portugal, já que não consigo emprego, minhas filhas não conseguiam utente, escola, etc.


    Fiz outro agora por outro advogado, esse tem 13 páginas de fundamentos jurídicos, e mostra claramente que estou sendo prejudicado, graças ao erro primário de GAIA.
    Foi enviado o pedido de urgência via email, pediram para enviar em papel. Quando o pedido chegou lá, inventaram que teria que ser com a minha assinatura original e não digitalizada. Não sei se viram o email e aceitaram, mas semana passada estava para despacho.
    Ainda não consegui enviar o documento original para o advogado em Lisboa.
    Parece que é tudo para dificultar a vida das pessoas.


    Eu não tenho proposta de emprego, até para limpeza esta difícil encontrar. Quando digo que não tenho documentação, o papo muda e a conversa acaba..


    É realmente inacreditável o que essa IRN faz!!!

  • @Victor RF,

    sim, realmente poderiam ter visto isso muito antes.
    Sinto muito pela sua condição, amigo. Acredito, entretanto, que a Conservatória de Registos Centrais acatará o pedido de urgência, por questões humanitárias. Torço por isso, e para que tenha sucesso em sua jornada!

    Já que tem advogado, não sei como posso lhe ajudar.
    Mas, sinta-se à vontade para me pedir o que achar que esteja ao meu alcance, ok?
  • Victor RFVictor RF Member
    editado June 2018
    Olá @marcia,

    Muito obrigado pela atenção.

    Então hoje eu descobri o porque do processo ter andado e acredito não ser a urgência enviada por email, é possível pedir urgência nesse registro? Pelo que fui informado depois do despacho, ainda está levando 2 meses para registro.

    Muito obrigado!
  • @Victor RF,

    sim. É possível pedir urgência em qualquer fase do processo.
    Entretanto, o processo deve ter andado como uma espécie de reparação. Então, não acredito que seu assento demore 2 meses. Mas, de qualquer forma, escreva para eles. Não vale a pena arriscar. Boa sorte!
  • Olá @Marcia,

    Realmente o processo andou diferente e com alguma urgência, já que entrou para despacho na sexta passada, e quarta feira agora foi concluído, Acabei de saber via linha de registo.
    As centrais em algum momento viram o erro e graças a Deus, resolveram repara-lo. Uma coisa eu digo, se eu não tivesse feito tudo que fiz, estaria nas centrais por mais 1 ano fácil.
    Agora vou dar entrada na nacionalidade de minhas filhas, sabe me dizer onde está rápido para crianças? Moro no Porto.

    Muito Obrigado @Marcia!
  • ACP está rápido pra todos, maiores e menores

    parabéns Victor, acompanhei sua situação por um tempo, que bom que resolveu
  • Victor,

    se você nasceu em Angola, o processo de seus filhos também precisa ser feito na CRCentrais.
  • Victor RFVictor RF Member
    editado June 2018
    Olá @Pedro Kormann,

    Lembra que até pedi pra vc ver pra mim se poderia ser feito fora de Lisboa? Então meu amigo, me ferrei legal, mas no fim as coisas deram certo. Depois de muita briga!
    Sabe o endereço dessa conservatória?
    @Guilherme Moreira
    Meu pai português nasceu em Angola, eu nasci no Brasil ( pra sorte das minhas filhas).
  • R. do Visc. de Setúbal 328
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.