Tirar cidadania diretamente em Portugal

Pessoal,

Criei este tópico em outra comunidade, mas não recebi a resposta que eu esperava, postarei aqui e agradeço se alguém puder me ajudar.

É possível sendo residente no Brasil requisitar a nacionalidade portuguesa em Portugal ?

Explicando melhor:

Sou neto de portugueses, ambos estão vivos e residem no Brasil assim como eu.

Pretendo ir a Lisboa esse ano (sem meus avós) e gostaria caso fosse possível aproveitar a oportunidade para tirar a cidadania portuguesa.

Assim gostaria de saber:

- É possível fazer isso ?

- Quanto tempo leva para tirar a nacionalidade (identidade, passaporte, etc) em Portugal (é questão de dias, semanas ou meses) ?

- Qual o procedimento e quais documentos precisarei levar do Brasil para lá?

Comentários

• andre

Sim, sem duvida vc podera solicitar a sua cidadania diretamente em portugal, o que e ate mais rapido e simples, enviando pelo correio o processo com os documentos pedidos pela crc,
    mas vc mesmo poderia entrar diretamente em portugal ou fazer pelo consulado(o que te exigira mais docs)

Primeiramente vc devera escolher a forma do processo,
    ou seja aquisicao(naturalizacao) ou atribuicao,
    se o filho de teus avos tiverem interesse(pai ou mae) entao seria mais viavel e recomendavel fazer por atribuicao pois te confere mais direitos ,
    os processos sao relativamente simples e no caso de atribuicao rapidos tambem.
    vc podera nos informar mais precisamente
    quem e o filho de portugues( pai ou mae)
    quem declarou o teu nascimento pois isso pode influenciar no tempo de processo.
    vc devera comecar descobrindo o numero dos assentos de nascimento portugues de seus avos.( se puder obter uma copia delas seria de grande ajuda tambem.)
  • andre

os prazos da aquisicao normalmente esta em media de 8 a 10 meses,
    o de atribuicao esta em media de 1 a 3 meses
    logico que essas medias sao para processos enviados diretamente a portugal.

so para vc entender um pouco a diferenca

AQUISIÇÃO-quando vc adquire a nacionalidade portuguesa atraves de seus avos, ou por casamento ou por tempo de residencia no país e vc passa a ser portugues a partir dessa data e so pode passar para os filhos menores de idade, e estes, terão que comprovar laços afetivos com Portugal caso tenham nascido antes da sua nacionalização, se nascerem apos , terão direito sem precisar comprovar nada e será por atribuição.

ATRIBUIÇÃO-quando vc adquire a nacionalidade portuguesa atraves de seus pais, sem precisar comprovar laços afetivos, nem idade, vc será portugues desde a data de seu nascimento e poderá passar essa nacionalidade, de geração em geração, sempre.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.