Como tirar cidadania portuguesa
Olá! Gostaria de obter informações, pois sou brasileira, filha e neta de portugueses. Estou querendo mudar para Portugal e gostaria de tirar minha cidadania. Quais os primeiros passos? Esse processo é demorado? Quais os documentos e lugares que devo procurar?
Grata desde já pela atenção e informações prestadas.
Abraços
Grata desde já pela atenção e informações prestadas.
Abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Quem é Português...seu pai? sua mãe? ou os dois? Quem é o declarante na sua certidão de nascimento?
Se você for filha de português...e ele for o declarante da sua certidão de nascimento, seu processo será bem rápido...em média 3 meses, agora caso queira fazer por ser neta de português, o processo leva de 6 a 10 meses em média.
a primeira coisa a fazer seria localizar a certidao portuguesa de teu pai.
tem um link no topicos de ajuda da comunidade que te passa a lista completa dos documentos para a sua atribuicao.
vc podera solicitar uma copia da certidao de teu pai diretamente no portal do cidadao, vc so necessitara saber a data local e filiacao de teu pai.
em portugal diretamente eles sao menos exigentes em relacao a quantidade de docs que o consulados no brasil, evitaria transcricoes que nao sao tao urgentes vc podera faze-las mais tarde se quiser.
vc podera depois de tudo feito aqui no brasil com os documentos envia-los pelo correio a crc ou mesmo dar a entrada vc mesma diretamente la.
vc ja possuindo uma certidao de nascimento de teu pai ja ajuda bastante pois vc podera colocar o numero de assento no formulario 1c
os documentos necessarios para sua atribuicao serao.
- certidão de nascimento do pai, o português.
- tua certidão de nascimento em inteiro teor (Itamaraty + Consulado)
- tua cópia autenticada do RG ou do passaporte (Itamaraty + Consulado)
- formulário 1 C assinado presencialmente no Consulado.
Pode-se enviar por SEDEX ao endereço que aparece no formulário 1C juntamente com a cópia de um vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros que se adquiri no Correio.
vc nao precisara pedir uma nova certidao pois vc so necessitara colocar o numero do assento de registo do nascimento de teu pai la no formulario 1C(vc ppodera ate anexar uma copia dessa certidao mesmo antiga junto ao processo so para constar mas nao e obrigatorio
Copia do RG autenticada, legalizada APENAS no CONSULADO !!!!!!!
É rapido sim, se você acha que não, dê uma olhada no tempo que leva as cidadanias Italianas...É um documento muito importante emitido em um prazo de tempo muito curto...a gente tem é que agradecer por esses 3 meses...ja tivemos processos aqui emitidos com 2 meses...prazo excelente!!!
Você que me deu uma força quando eu tava perdido na comunidade dos URUBUS..hehehe sou muito grato a você...essa comunidade tava nascendo ainda..hehehe e vocês sempre muito prestativos..valeu...e que bom que vc apareceu d novo kra..hehehe
Abraçoo
vc sabe eu ainda venho ate a comuna todo dia, mas trabalho mais nos bastidores, as meninas dao um show aqui nos conselhos.
e quanto a vc , nao imagina a alegria de ver quando teu processo acabou, pois quando vc comecou ( como eu diga-se de passagem) nao entendiamos quase nada, e pouco tempo depois vc ja ajudava os novatos com sabios conselhos.
esta comunidade conta muito com pessoas como vc, alex, paulo, as meninas e muitos outros que seria injusto nao cita-los tambem.
um grande abraco e ate breve