Qual região morar em Portugal?
Alinebmaresch
Member
Pessoal estou pensando em mudar para Portugal com meu esposo e dois filhos ( 2 anos e meio e uma bebê de 6 meses).. No caso nossas documentação está quase tudo certo só esperando sair do meu esposo pelo casamento que já pedi, porém já pesquisei e ele poderia trabalhar normalmente lá enquanto não sai... Tenho medo e dúvidas pq nunca fui para Portugal e não conheço as regiões, alguém poderia me ajudar na escolha??
No caso por conta dos meus filhos só meu esposo poderia trabalhar, estou começando a pesquisa agora sobre escolas e etc.. Preciso muito da ajuda para ver onde ele conseguiria empregos, ele é mecânica industrial aqui no Brasil, porém para começar lá se não tiver nada na área trabalharia em qualquer tipo de emprego, vamos com uma boa reserva para garantir um ano, porém pretendemos não precisa mecher né..por favor alguém pode me ajudar sobre as regiões, tipo de emprego, moradia, saúde essas coisas??
No caso por conta dos meus filhos só meu esposo poderia trabalhar, estou começando a pesquisa agora sobre escolas e etc.. Preciso muito da ajuda para ver onde ele conseguiria empregos, ele é mecânica industrial aqui no Brasil, porém para começar lá se não tiver nada na área trabalharia em qualquer tipo de emprego, vamos com uma boa reserva para garantir um ano, porém pretendemos não precisa mecher né..por favor alguém pode me ajudar sobre as regiões, tipo de emprego, moradia, saúde essas coisas??
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Você sabe se é possível conseguir emprego já daqui para ele? Sendo mecânico indústria?
Quando vierem, venham com tempo. Pode demorar uma semana ou seis meses para encontrar algo, pois pode mesmo demorar.
Uma dica para reduzir o preço, é morar nas zonas ao redor do sítio escolhido.
Por exemplo: os preços dos arrendamentos no Porto são mesmo impraticáveis. O custo / benefício nem se compara com o preço da região ao redor.
Sugiro mesmo que passe uma temporada em Portugal antes de vir em definitivo para fazer uma pesquisa de campo e ver qual seria o melhor para vocês.
complementando @caiodib e @Vlad Pen, acredito que o fundamental seja ter uma boa reserva financeira, a fim de não ficar em situação bastante difícil, caso não encontre emprego tão rápido.
De qq modo, seja o que decidir, te desejo muita sorte!
Pense bem e com carinho, planeje-se.
De forma alguma aqui está como o Brasil rsrsrs. Também não posso dizer que está uma maravilha.
De perspetiva da segurança e qualidade de vida, não tem nem como comparar.
Sobre o emprego, eu consigo perceber porque é tão mais complicado para brasileiros, principalmente em cargos mais específicos: os portugueses, em geral, falam duas ou até três línguas com fluência, e o inglês é simplesmente padrão aqui. Outro detalhe, é a qualificação acadêmica, onde até algumas pessoas que trabalham nos empregos mais básicos, têm mestrado.
Como tem filho, se pensar por este lado, também será muito bom para ele.
@Alinebmaresch, eu infelizmente não consigo dar informações sobre a sua área específica. Consigo falar sobre a área das tecnologias, que está mesmo em alta por aqui, com salários acima da média, e não só cá, mas pela Europa toda… mas a competitividade também é alta.
Também não posso falar nada da vida em Lisboa, pois só fiquei dois dias lá.
A diferença básica que senti, é que em Lisboa, as pessoas estão sempre com pressa, e nem sempre prestam ajuda.
Achei o pessoal do Porto e do Norte em geral mais caloroso e recetivo.
E para finalizar, conforme a @Marcia falou, venha com uma reserva financeira boa.
Vamos ver o que vai acontecer até lá...Obrigada pelas dicas!!
Obrigado pelas dicas, vou continuar nas pesquisas por aqui, afinal ainda tenho um tempo e quero ver como as coisas por aqui se encaminham...Até pq muitas vezes fazemos um plano e Deus faz outro, então vamos seguindo!..
Estou em situação parecida com a sua, tenho 2 filhos pequenos, um de 9 anos e outra de 2 anos...
O que está me fazendo sair do Brasil primeiramente é a falta de oportunidades para eles , pensando no futuro deles na questão educação, formação...
Segurança , poder ter a liberdade de ir e vir..
Acho que vale a pena em relação a qualidade de vida independente da região , como foi citado existem os arredores de Porto e Lisboa onde os preços são menos absurdos.
Acredito que indo com uma boa reserva financeira não tem que se preocupar, entrega os teus caminhos ao Senhor que ele guiara você e sua familia.
Quando decidir em que região vou ficar posto maiores informações.
Boa sorte.
meus filhos um vai ter 2/10 meses +- e a outra 6 meses, ai não sei se eu vou conseguir trabalhar logo ou só quando eles estiverem maior.
A questão da escola pelo que estive pesquisando , as creches até os 3 anos dificilmente consegue as públicas por serem poucas vagas e muita procura, ai exite as particulares onde os pais pagam tudo. Existe umas que são mantidas pela segurança social se não me engano, ai depende do escalão em que a familia se encaixa e isso que vai dizer o quanto de mensalidade vai se pagar, no meu caso estou pensando em procurar trabalho em horario diferente do meu marido, caso não seja possivel , vou ficar em casa até a minha poder frequentar a escola ou conseguir obviamente se o salario compensar ai vou trabalhar e deixo na creche.
No seu caso onde seriam 2 pequenos acredito compensar mais financeiramente ficar em casa até os dois poderem ir também na pública.
Agradeço com qualquer informação...
Obrigado por seu comentário
Se quiser ir para mais ao sul de Gaia, terá de morar próxima de alguma paragem de comboios, ou ter carro, pois os transportes ali já não são tão frequentes... aponte também este gasto extra com transporte nas zonas mais afastadas.
O problema de Matosinhos é mesmo o preço dos imóveis, mas sim, de certeza, é um óptimo sítio para se viver.
Tenho Inglês fluente e Alemão intermediário
Com a faculdade finalizada e com estas qualificações, penso não haver problemas, visto ter 2 idiomas e certificações. Pode tentar vir sem faculdade, mas acho mais complicado.
Tem gente que vem sem faculdade e consegue, bem como gente que vem com faculdade e não consegue.
@amandacorreia, também, se quiser pesquisar por transportes públicos, pesquise nas linhas 900, que são as que vão para Gaia, bem como a Espirito Santo, empresa de transportes coletivos de Gaia.