Qual região morar em Portugal?

Pessoal estou pensando em mudar para Portugal com meu esposo e dois filhos ( 2 anos e meio e uma bebê de 6 meses).. No caso nossas documentação está quase tudo certo só esperando sair do meu esposo pelo casamento que já pedi, porém já pesquisei e ele poderia trabalhar normalmente lá enquanto não sai... Tenho medo e dúvidas pq nunca fui para Portugal e não conheço as regiões, alguém poderia me ajudar na escolha??
No caso por conta dos meus filhos só meu esposo poderia trabalhar, estou começando a pesquisa agora sobre escolas e etc.. Preciso muito da ajuda para ver onde ele conseguiria empregos, ele é mecânica industrial aqui no Brasil, porém para começar lá se não tiver nada na área trabalharia em qualquer tipo de emprego, vamos com uma boa reserva para garantir um ano, porém pretendemos não precisa mecher né..por favor alguém pode me ajudar sobre as regiões, tipo de emprego, moradia, saúde essas coisas??
«1

Comentários

  • editado May 2018
    @Alinebmaresch estive em Portugal ha poucos dias e posso lhe dizer q o emprego em Portugal está bem escasso alem do salário-mínimo mto baixo para os padrões europeus. Aconselho a tentar ver emprego antes de ir para lá e ver na área do seu marido as possibilidades.Os aluguéis são caros se pretender morar na região do Porto ou Lisboa. Lembre-se vc estará pagando tudo em € Euro.Conheci uma pessoa q foi pretendendo ficar e está voltando pq nao conseguiu emprego .Tem q pensar com mta calma.
  • @Vlad Pen então estou começando a pesquisar agora, por que meu irmão mora em Londres, lá sei que meu esposo poderia trabalhar com ele, porém com entregas de uber eats no começo, pensei em Portugal hoje por conta da moradia em Londres ser muito cara é muito difícil de achar.. Mais muito obrigado pela dica, estou começando hoje a pesquisa mesmo.
    Você sabe se é possível conseguir emprego já daqui para ele? Sendo mecânico indústria?
  • @Alinebmaresch, pode tentar conseguir emprego para ele ainda no Brasil, mas penso ser mesmo muito difícil.
    Quando vierem, venham com tempo. Pode demorar uma semana ou seis meses para encontrar algo, pois pode mesmo demorar.
  • @caiodib no caso sabe onde seria melhor ir, norte ou Sul? Vi que Lisboa e Porto são muito mais caro, tem mais emprego porém o custo lá é muito alto.
  • @Alinebmaresch, penso que a melhor localidade vai ser aquela que gostar mais. Lisboa e Porto concentram a grande maioria dos empregos, principalmente os mais qualificados e com mão-de-obra mais específica.
    Uma dica para reduzir o preço, é morar nas zonas ao redor do sítio escolhido.
    Por exemplo: os preços dos arrendamentos no Porto são mesmo impraticáveis. O custo / benefício nem se compara com o preço da região ao redor.

    Sugiro mesmo que passe uma temporada em Portugal antes de vir em definitivo para fazer uma pesquisa de campo e ver qual seria o melhor para vocês.
  • @caiodib é realmente nas pesquisas que tô fazendo estou ficando com medo, tá me parecendo que em Portugal está pior que o Brasil cara.. Não sei se é as pessoas que não gostam de ajudar ou o negócio tá feio mesmo...
  • editado May 2018
    @Aline como o Caio disse..tem q ir antes e sentir como são as coisas.Não espere ser maltratada pelos portugueses,mas tb não espere bondade e ajuda.Ir na cara e coragem e com filho pequeno acho mto arriscado , mas cada um tem o livre arbítrio pra decidir o q é melhor pra si.
  • @Vlad Pen Vlad nem falo dos portugueses mais sim dos brasileiros, os vídeos no YouTube são 8 ou 80, ou as coisas la são ótimas e tal ou sou péssima nem vá... Infelizmente não tenho como ir antes e ver, ou vou ou não vou, os custos para ir sondar são altos, mais blz, já percebi que realmente ninguém vai ajudar em informações claras mesmo sabe. Para todos que perguntei tbm não estou pedindo emprego e nada disso, estou pedindo para me dar informações de como está o mercado de trabalho, distritos etc que sejam bom para trabalhar em indústria e não só com turismo que só se acha no verão, mais ninguém tem uma resposta clara sabe. Por isso ao meu ver esta pior que o Brasil, negócio vai ser ficar por aqui mesmo... Obrigada pela atenção
  • @Alinebmaresch,

    complementando @caiodib e @Vlad Pen, acredito que o fundamental seja ter uma boa reserva financeira, a fim de não ficar em situação bastante difícil, caso não encontre emprego tão rápido.

    De qq modo, seja o que decidir, te desejo muita sorte!
    Pense bem e com carinho, planeje-se.
  • @Alinebmaresch, sugiro ignorar estes vídeos solenemente. Muitos começam a tratar Portugal como se fosse um paraíso, e caso aconteça algo que não seja do agrado, já lançam todas as pedras, insultam o povo português e começam a difamar o país. Sem contar alguns casos de gente inventando dificuldades para vender facilidades.

    De forma alguma aqui está como o Brasil rsrsrs. Também não posso dizer que está uma maravilha.
    De perspetiva da segurança e qualidade de vida, não tem nem como comparar.
    Sobre o emprego, eu consigo perceber porque é tão mais complicado para brasileiros, principalmente em cargos mais específicos: os portugueses, em geral, falam duas ou até três línguas com fluência, e o inglês é simplesmente padrão aqui. Outro detalhe, é a qualificação acadêmica, onde até algumas pessoas que trabalham nos empregos mais básicos, têm mestrado.

    Como tem filho, se pensar por este lado, também será muito bom para ele.

    @Alinebmaresch, eu infelizmente não consigo dar informações sobre a sua área específica. Consigo falar sobre a área das tecnologias, que está mesmo em alta por aqui, com salários acima da média, e não só cá, mas pela Europa toda… mas a competitividade também é alta.

    Também não posso falar nada da vida em Lisboa, pois só fiquei dois dias lá.
    A diferença básica que senti, é que em Lisboa, as pessoas estão sempre com pressa, e nem sempre prestam ajuda.
    Achei o pessoal do Porto e do Norte em geral mais caloroso e recetivo.

    E para finalizar, conforme a @Marcia falou, venha com uma reserva financeira boa.
  • @Marcia vou levar sim. Pelo pelas pesquisas que fiz estou levando uma quantidade que dá para ficar um pouco mais de um ano tranquila.. Porém não pretendo usar toda a reserva né...rs
    Vamos ver o que vai acontecer até lá...Obrigada pelas dicas!!
  • @caiodib olha estou mesmo com a tendência de ir e ficar no norte, me parece melhor em vários aspectos, estou pesquisando bem e pretendo levar a quantia para ficar um pouco mais de um ano tranquila, mas não pretendo usar toda a reserva..rs
    Obrigado pelas dicas, vou continuar nas pesquisas por aqui, afinal ainda tenho um tempo e quero ver como as coisas por aqui se encaminham...Até pq muitas vezes fazemos um plano e Deus faz outro, então vamos seguindo!..
  • @Alinebmaresch, boa sorte então. Se escolher a região do Porto, pode perguntar que poderei responder com bastante precisão.
  • Cascais, sem dúvida.
  • Ainda estou na fase de planejamento, achei muito interessante as colocações do @caiodib , acredito que Portugal não é o paraiso que se ve no youtube, assim como qualquer País existe os problemas. Na minha opnião é preciso ver o motivo pelo qual você está saindo do Brasil...
    Estou em situação parecida com a sua, tenho 2 filhos pequenos, um de 9 anos e outra de 2 anos...
    O que está me fazendo sair do Brasil primeiramente é a falta de oportunidades para eles , pensando no futuro deles na questão educação, formação...
    Segurança , poder ter a liberdade de ir e vir..
    Acho que vale a pena em relação a qualidade de vida independente da região , como foi citado existem os arredores de Porto e Lisboa onde os preços são menos absurdos.
    Acredito que indo com uma boa reserva financeira não tem que se preocupar, entrega os teus caminhos ao Senhor que ele guiara você e sua familia.
    Quando decidir em que região vou ficar posto maiores informações.

    Boa sorte.
  • @César Machado, sabe me dizer como esta as coisas por Cascais? Pesquisei la também mas não encontrei muitas coisas...
  • @amandacorreia Então uma coisa que percebi é que a região do Norte é melhor (trabalho e despesas) pelo que estou pesquisando né, agora estou pesquisando bastante em relação aos custos totais x salario que teremos la, estou vendo sites de emprego, olhando salários, para poder ver se vai da certo... Aqui não passamos perrengue, mais também não temos luxo, só não quero mudar de pais e chegar la trabalhar o mês todo e mesmo assim não conseguir cobrir as contas...
    meus filhos um vai ter 2/10 meses +- e a outra 6 meses, ai não sei se eu vou conseguir trabalhar logo ou só quando eles estiverem maior.
  • Ouvi falar bem de Setúbal , passei por lá recentemente e gostei mto da praia perto da cidade (Figueirinhas)e o Pqe Arrábidas.
  • @Alinebmaresch Sim, nós também vivemos bem na questão financeira, não nos falta nada mas em compensação a falta de segurança me deixa muito apreensiva, quero dar uma formação melhor pros filhos.
    A questão da escola pelo que estive pesquisando , as creches até os 3 anos dificilmente consegue as públicas por serem poucas vagas e muita procura, ai exite as particulares onde os pais pagam tudo. Existe umas que são mantidas pela segurança social se não me engano, ai depende do escalão em que a familia se encaixa e isso que vai dizer o quanto de mensalidade vai se pagar, no meu caso estou pensando em procurar trabalho em horario diferente do meu marido, caso não seja possivel , vou ficar em casa até a minha poder frequentar a escola ou conseguir obviamente se o salario compensar ai vou trabalhar e deixo na creche.
    No seu caso onde seriam 2 pequenos acredito compensar mais financeiramente ficar em casa até os dois poderem ir também na pública.
  • É pq o meu fará 3 em abril do ano que vem, só que lá tem a questão do calendário escolar começar em agosto se não me engano, aí provavelmente ele só poderia ir em setembro que é quando volta às aulas.. Acredito que seja isso...as creches precisa mesmo pesquisa os preços pq na Inglaterra onde meu irmão mora é fora de cogitaçao, seria 1.200£ +- por criança, sendo que lá nem se ganha isso nos empregos que conseguiria de cara..vamos nos falando e trocando informações!!
  • @Aline sim vou te mandar inbox
  • @caiodib vi que você conhece bem Porto, estou meio perdida quanto a escolha da fregesia, não qemueria ficar no distrito de Porto por conta dos valores de arrendamento, mas proximo a Porto quais lugares tem boa infra estrutura? Poderia indicar algo com escolas públicas de facil acesso....
    Agradeço com qualquer informação...
  • @amandacorreia existe a opção de Matosinhos e Vila Nova de Gaia
  • @Vlad Sim, minha primeira da lista está sendo Vila Nova de Gaia ...
    Obrigado por seu comentário
  • @Vlad Vou pesquisar Matosinhos, vi que também é bem proximo a Porto...obrigado
  • @amandacorreia, veja Vila Nova de Gaia também, principalmente nas Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, ou em Mafamude E Vilar Do paraíso. Nas Regiões próximas as pontes Luis I e da Arrábida, a afluência de transportes é muito boa, mas o trânsito também é meio lento nas horas de Ponta. Se conseguir perto da Linha do metro até St. Ovídio, é bom também.
    Se quiser ir para mais ao sul de Gaia, terá de morar próxima de alguma paragem de comboios, ou ter carro, pois os transportes ali já não são tão frequentes... aponte também este gasto extra com transporte nas zonas mais afastadas.

    O problema de Matosinhos é mesmo o preço dos imóveis, mas sim, de certeza, é um óptimo sítio para se viver.
  • @caiodib Voce mencionou o setor de tecnologia, o quão dificil é conseguir uma vaga na area ai? eu estou quase terminando minha faculdade, nao consegui um estagio ainda mas possuo duas certificações da Microsoft uma MTA 98-361, e uma MCSA de Aplicativos Web, tenho tbm alguns projetos pessoais no github, a falta de experiencia impossibilita muito?

    Tenho Inglês fluente e Alemão intermediário
  • @caiodib obrigado por compartilhar, estou pesquisando bastante sobre Vila Nova de Gaia, já vou anotar as Freguesias que citou.
  • @Leonardo Carlos Gomes, o mercado de TI anda aquecido. Tem muita oferta, mas tem também muita procura. Logo, as exigências também são muitas.
    Com a faculdade finalizada e com estas qualificações, penso não haver problemas, visto ter 2 idiomas e certificações. Pode tentar vir sem faculdade, mas acho mais complicado.
    Tem gente que vem sem faculdade e consegue, bem como gente que vem com faculdade e não consegue.

    @amandacorreia, também, se quiser pesquisar por transportes públicos, pesquise nas linhas 900, que são as que vão para Gaia, bem como a Espirito Santo, empresa de transportes coletivos de Gaia.
  • editado July 2018
    Muito Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.