DE PAI BRASILEIRO QUE TEVE SUA CIDADANIA PORTUGUESA QUANDO SEU FILHO JÁ POSSUÍA A MAIORIA DE IDADE

OI TUDO BEM, eu estou desesperada com esta duvida que me deixa super frustrada, espero que alguém me ajude.

meu caso: sou brasileira, tenho 27 anos, meu pai e brasileiro e conseguiu sua cidadania faz 5 anos atras (por logica já eu era maior de idade). eu quero fazer meus documentos direto em Portugal então decidi mandar um e-mail para a Conservatória de Registro Civil em Lisboa, perguntando qual seria meu caso para meu perfil. Sendo 4 as seguintes opções:


1. Aos filhos de mãe portuguesa ou de pai português, nascidos no estrangeiro que inscrevam o seu nascimento no registo civil português ou declarem que querem ser portugueses - artigo 1.º, n.º 1 alínea c) da Lei da Nacionalidade e artigo 8º do Regulamento da Nacionalidade.


2. Aos nascidos no estrangeiro com, pelo menos, um ascendente de nacionalidade portuguesa do 2.º grau na linha reta que não tenha perdido essa nacionalidade, se declararem que querem ser portugueses, possuírem laços de efetiva ligação à comunidade nacional e, verificados tais requisitos, inscrevam o seu nascimento no registo civil português - artigo 1º, nº 1 alínea d) da Lei da Nacionalidade e artigo 10º-A do Regulamento da Nacionalidade..


3. Aos nascidos no território português, filhos de estrangeiros, se à data do nascimento a mãe ou o pai aqui residia legalmente, há pelo menos cinco anos, e desde que nenhum deles se encontrasse ao serviço do respectivo Estado, se declararem que querem ser portugueses - artigo 1º, nº 1 alínea f) da Lei da Nacionalidade e artigo 10º do Regulamento da Nacionalidade.


4. Aos nascidos no território português, que provem não possuir qualquer nacionalidade - artigo 1.º, n.º1 alínea g) da Lei da Nacionalidade e artigos 3º alínea c) e 6º do Regulamento da Nacionalidade.

eu pensei que meu caso era o numero 1 porem no e-mail que me responderam falaram, que o caso numero 1 se aplica quando o pai já era cidadão antes de o filho nascer, ai que fiquei muito confundida porque li em vários fórum que essa era minha opção, gostaria que alguém me ajudasse, e saber se alguém possui o mesmo caso que eu?. Porque os outros casos não encacha comigo. e se sabem cual e a documentação direto para Portugal? obrigado.

Comentários

  • @apambrosini Verifique que tipo de nacionalidade seu pai obteve..se foi como filho ou como neto de português. Se foi como filho(atribuição) será bem mais fácil vc requerer a sua nacionalidade. Se foi como neto (Aquisição) ele terá q pedir a conversão da nacionalidade derivada para a originária. Não importa q vc seja maior de idade.
  • apambrosiniapambrosini Member
    editado May 2018
    @Vladpen foi como filho, de pais originários do Portugal
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.