Encontrar certidão de baptismo
Meu nome é Ana maria, por interesse de meus filhos, estou tentando tirar a nacionalidade portuguesa.
Meu avó já falecido era portugues, minha mãe ainda é viva. Então posso fazer por atribuição.
Preciso em primeiro lugar a certidão de baptismo, pois ele nasceu em 1892.
Aí, começou o problema:
Eu tenho o passaporte e nacionalidade portuguesa dele, nos dois documentos estão Distrito de Porto Póvoa de Varzim. Na pesquisa eles estão me exigindo a freguesia. Pedi para ser Pesquisado nas doze freguesias, não sei se vão aceitar. Tenho outra forma de conseguir a certidão?
A minha avó casada com ele era brasileira, vai precisar da certidão de nascimento dela ou só de casamento vale?
Tem outro problema meu avô se chamava Àlvaro Rodrigues Maio, quando casou mudou para Maia, isso é fácil de consertar?
Os meus filhos mesmo sendo nascidos antes da minha nacionalidade vão ter direito também?
Meu avó já falecido era portugues, minha mãe ainda é viva. Então posso fazer por atribuição.
Aí, começou o problema:
Eu tenho o passaporte e nacionalidade portuguesa dele, nos dois documentos estão Distrito de Porto Póvoa de Varzim. Na pesquisa eles estão me exigindo a freguesia. Pedi para ser Pesquisado nas doze freguesias, não sei se vão aceitar. Tenho outra forma de conseguir a certidão?
A minha avó casada com ele era brasileira, vai precisar da certidão de nascimento dela ou só de casamento vale?
Tem outro problema meu avô se chamava Àlvaro Rodrigues Maio, quando casou mudou para Maia, isso é fácil de consertar?
Os meus filhos mesmo sendo nascidos antes da minha nacionalidade vão ter direito também?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Vou responder sobre a Freguesia porque também passei por isso, o restante as pessoas aqui da comunidade saberão te informar melhor.
Se eles se casaram aqui no Brasil, então no cartório onde foi feito o casamento tem todos os dados da certidão de nascimento dele micro filmados, e nela você encontrará a Freguesia e Conselho.
Você terá que solicitar no cartório do casamento o micro filme do processo do casamento.
Precisa sim da certidão de nascimento dos dois.
Meu nome é Ana maria, por interesse de meus filhos, estou tentando tirar a nacionalidade portuguesa.
Aí, começou o problema:
Bjs!!
seus filhos tem direito sim, e a melhor forma eh atribuicao.
Pra saber se precisa de transcricao de casamento, nos diga quem eh o declarante do nascimento da sua mae, do seu e dos seus filhos.
Minha mãe só foi registrada quando ele faleceu, e ninguém sabe quem foi. Já achei o cartório e vou tirar a certidão dela.
Minha dúvida, se o fato de ter registrado depois do falecimento do pai vai gerar problemas.
Quanto aos outros todos foram registrados pelo pai.
vai precisar fazer a transcricao de casamento dos seus avos, e ai nao tera problema.
E tambem, vai ser necessario fazer a transcricao da sua mae e sua, ja que os declarantes nao sao da descendencia portuguesa.
Como tem mais de 100 anos a certidão não deve estar mais na Conservatória da Povoa.
Acho que se vc botar da Povoa mesmo vai achar!
Minha mãe só foi registrada quando ele faleceu, e ninguém sabe quem foi. Já achei o cartório e vou tirar a certidão dela.
Minha dúvida, se o fato de ter registrado depois do falecimento do pai vai gerar problemas.
Quanto aos outros todos foram registrados pelo pai.
Bjs!!
Td bem, a transcrição é feita no consulado ou pode ser em Portugal?
É desde q comecei a pesquisar já achei vários descendentes de Manoel Rodrigues Maio (mei bisavô).
Ele teve 9 filhos, onde os 4 mais velhos vieram para o Brasil.
Quanto a certidão, entrei no Arquivo Distrital do Porto, eles me mandaram e´mail pedindo qual a freguesia. Respondi pedindo pesquisa nas 12 freguesias. estou esperando resposta, vai ser caro,mas...
A certidão que procurava vc achou, Como?
É desde q comecei a pesquisar já achei vários descendentes de Manoel Rodrigues Maio (mei bisavô).
Ele teve 9 filhos, onde os 4 mais velhos vieram para o Brasil.
Quanto a certidão, entrei no Arquivo Distrital do Porto, eles me mandaram e´mail pedindo qual a freguesia. Respondi pedindo pesquisa nas 12 freguesias. estou esperando resposta, vai ser caro,mas...
A certidão que procurava vc achou, Como?
Td bem, a transcrição é feita no consulado ou pode ser em Portugal?
Um abraço!
Seu avô casou-se no Brasil?
Se sim, então faça como eu disse, vá ao cartório do casamento e solicite o micro filme do processo do casamento, nele tem uma página onde o escrevente anotou todos os dados da certidão de nascimento do seu avô e depois assinou e selou afirmando que todas as informações são verdadeiras.
Aí você pede ao cartório a cópia registrada desse documento, que ele servirá como cópia da certidão de nascimento do seu avô. Porque para transcrição de casamento você não precisa apresentar a cópia original e atual da certidão de nascimento como consta no site do Consulado:
"por favor, nos envie uma cópia da certidão se tiver, mesmo que seja antiga", então esse documento fornecido pelo cartório do casamento já é valido.
Essa foi a melhor dica. Ficou fácil, tenho a certidão de casamento deles. Já sei onde é o cartório, depois é só levar no consulado e fazer a transcrição.
Muito, muito obrigada vc foi D+
Te informo qd conseguir!
Mais umas dicas:
A atendente do cartório pode nem saber que os documentos antigos são micro filmados, foi o que aconteceu no meu caso, minha mãe estava no cartório do registro do casamento falando com a atendente, e a atendente afirmando que as unicas informações que eles tinham eram as que constavam na certidão: distrito e país, que não tinham nada lá sobre Freguesia e Conselho.
Eu, inconformada, duas semanas depois liguei para o cartório e fui atendida por outra moça, muito mais prestativa e informada, que me informou que documentos antigos foram micro filmados por uma empresa terceirizada e que ela ia fazer o pedido do micro filme para essa empresa.
Acontece, que nessa empresa terceirizada, a pessoa que recebeu o pedido também era mal informada e respondeu que o número da certidão fornecido era muito baixo e não existia, a infeliz deve ter nascido no fim dos anos 80 e acha que antes disso não existia vida na face da terra, é claro que a numeração era baixa, o casamento foi em 1933. Pois bem, a moça do cartório enviou então junto ao e-mail a cópia da certidão de casamento, aí a TOPEIRA encontrou. Desculpe a má palavra, mas é que a falta de vontade de trabalhar desse povo me deixa doida.
Então essas dicas são para vc não desistir de insistir se no cartório te derem uma resposta negativa.
Essa foi a melhor dica. Ficou fácil, tenho a certidão de casamento deles. Já sei onde é o cartório, depois é só levar no consulado e fazer a transcrição.
Muito, muito obrigada vc foi D+
Te informo qd conseguir!
Um abraço!
Foi ótima essas dicas, vou encher o saco deles até conseguir.
Pra vc ter uma idéia, meu avô tem a cidadania portuguesa, e o consulado mandou eu procurar no portal ou ADP. Agora sei tb q eles possuem os dados dele, mas a má vontade impera no Rio.
Obrigada mais uma vez
Um abraço!
Foi ótima essas dicas, vou encher o saco deles até conseguir.
Pra vc ter uma idéia, meu avô tem a cidadania portuguesa, e o consulado mandou eu procurar no portal ou ADP. Agora sei tb q eles possuem os dados dele, mas a má vontade impera no Rio.
Obrigada mais uma vez
Um abraço!
abraços
Muito obrigada amigo.
Entrei,vi a certidão e já pedi reprodução. Agora é só aguardar.
Vc foi muito legal!
Bjs!!
Muito obrigada amigo.
Entrei,vi a certidão e já pedi reprodução. Agora é só aguardar.
Vc foi muito legal!
Bjs!!
Vou fazer por atribuição. 1º a minha mãe filha do portugues.
Vou precisar de comprovante de alfabetização dela? ( ela só tem o primário)
Não sei se existe a escola!!!
quem faz por atribuicao, nao precisa de historico escolar, isso eh pra quem faz por naturalizacao.
Vou fazer por atribuição. 1º a minha mãe filha do portugues.
Vou precisar de comprovante de alfabetização dela? ( ela só tem o primário)
Não sei se existe a escola!!!