Gastei tempo e dinheiro à toa?
Acabo de chegar à comunidade.
Sou neto de português e pretendo obter minha cidadania por atribuição.
Primeiro procedi à transição do casamento e óbito de meu avô.
Foi meio complicado, por problemas de grafia, mas deu tudo certo.
Agora, ao chegar à comunidade, vi em alguns tópicos que a transcrição é desnecessária caso o português seja o declarante do filho brasileiro. Isso é verdade?
Qual o fundamento disso?
Em outras comunidades eles garantem que ainda assim, a transcrição é obrigatória. Gostaria de saber, até pq, depois que meu pai se tornar português eu evitaria a transcrição do casamento dele para a minha atribuição.
Grato!
Sou neto de português e pretendo obter minha cidadania por atribuição.
Primeiro procedi à transição do casamento e óbito de meu avô.
Foi meio complicado, por problemas de grafia, mas deu tudo certo.
Agora, ao chegar à comunidade, vi em alguns tópicos que a transcrição é desnecessária caso o português seja o declarante do filho brasileiro. Isso é verdade?
Qual o fundamento disso?
Em outras comunidades eles garantem que ainda assim, a transcrição é obrigatória. Gostaria de saber, até pq, depois que meu pai se tornar português eu evitaria a transcrição do casamento dele para a minha atribuição.
Grato!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Tinha a mesma dúvida quando cheguei aqui, mas depois disso eu consegui fazer a atribuição da minha mãe sem precisar fazer a transcrição de nenhum dos 3 casamentos do meu avô.
Como meu avô já faleceu, imagino que a transcrição do óbito fosse mesmo necessária. De qqr forma, já foi feita. No caso de meu pai, que é vivo, tenho que alegar alguma coisa por não haver a transcrição do casamento ou simplesmente envio os docs e o requerimento?
nao importa que o portugues tenha falecido, se foi ele o declarante do filho, nao precisa de transcricao, bem, importante agora eh que voce esta aqui, rsssss, se seu pai foi o seu declarante, nao precisa de transcricao, pode entrar direto com seu pedido de atribuicao ( como ja dito, soh eh possivel pelo correio ou pessoalmente em PT, se tentar pelo consulado eles exigirao tudo ) e nao precisa de nenhum requerimento diferente ou aviso pra CRC pra alegar sobre o declarante, eles se incumbem de tudo.
Sou Portugues, casado e declarante do nascimento dele, entao posso fazer a atribuicao dele sem necessidade de averbar meu casamento. Facil e sem custos adicionais.
que surgiu lendo este tópico:
Se é a mãe que é a portuguesa, já falecida e casada aqui no Brasil com brasileiro e o pai brasileiro que foi o declarante na certidão de nascimento, tem que fazer a transcrição do casamento???
Quais foram esses problemas de grafia que vc enfrentou? Não entendi muito bem, estou na dúvida pois na certidão do meu pai puseram um "da costa" quando na verdade é apenas "costa"...
O consulado contestou o sobrenome das mães de meus avós, que se casaram no Brasil.
Compararam a certidão de nascimento de meus avôs, onde o nome da mãe deles aparecem sem sobrenome, com o da certidão de casamento, onde ambas possuíam um sobrenome.
Foi uma luta provar que o erro não estava na certidão de casamento brasileira, mas nas de nascimento portuguesa, que não recebiam sobrenomes antes de 1910, mas deu certo e não precisei fazer retificações.
Use o consulado apenas para autenticações, eles exigem mais do que o necessario.
Necessário ou não, já providenciei a transcrição do casamento e óbito de meu avô. Agora é prosseguir com a atribuição de meu pai.
Pensei em optar pelo consulado de SP, já que já fiz as transcrições por lá, mas pintaram algumas dúvidas, depois que vi o depoimento de uma colega em outra comunidade.
Ela disse que o consulado pediu a ela
Os seguintes documentos:
1) Certidão de nascimento dela, autenticada pelo Itamaraty e consulado;OK
2) Cópias autenticadas do RG, idem;OK
3) Requerimento preenchido e reconhecido firma no consulado;OK
4) Cópia do BI da mãe dela;OK (até aqui);
5) Certidão de nascimento do marido dela;???
6) Certidão de Casamento;???
7) Comprovante de residência;???
8) 4 fotos 32mmx32mm; e???
9) E o cheque de R$1195,00 =+- OK
Disse ainda que em menos de 1 mês obteve seu BI e Passaporte, mas que não possui certidão de nascimento portuguesa.
Minhas Dúvidas (para uso do Consulado em SP):
1) O correto não seria obter a cidadania, depois a certidão de nascimento portuguesa e, finalmente o BI?
2) Se o consulado está acelerando, passou a ser mais vantajoso utilizá-lo?
3) Essa vantagem seria ainda maior por não precisarmos pedir a Certidão de Nascimento, para quando ela chegar ainda termos que buscar o BI?
4) Ao pedir a certidão de casamento eles já fariam a transcrição desse casamento quando da obtenção da cidadania?
5) Alguém sabe como tem sido feita a atribuição pelo consulado em SP ultimamente?
Grato pela atenção!
Simone, pelo que eu tenho visto aqui, em GERAL... se o caso é pai: pai portugues declarante.. não precisa transcrição de casamento. Mas mãe portuguesa não-declarante... precisa sim.
No caso do meu pai a mãe dele que é portuguesa e o pai dele brasileiro e declarente do nascimento.
respondendo tuas perguntas
1 sim estes seriam os passos corretos, mas como o consulado esta passando por transformacoes, pode ser que eles comecem todos os processos juntos e que a partir da aprovacao eles correriam para fazer o assento bi e passaporte , e que um ocorra mais rapido que outro, provavelmente ela ja tenha registo de nascimento, so nao sabe ainda o numero e nao tenha a certidao em maos
2 o consulado como ja foi dito esta mudando procedimentos e que num futuro proximo possa se tornar uma opcao vantajosa, mas no momento por uma questao de media de conclusao de processos, enviar diretamente a crc ainda nos parece mais confiavel pois os prazos nao oscilam tanto.
3 sim mas isso so funciona na teoria ainda ,(algumas narrativas nao muito numerosas mas nada ofialmente comprovadas), quando se le a lei, ela diz que tudo sera pedido oficiosamente pela crc e como nossos processos estarao todos no computador, sera muito rapido,
esperamos que a cada dia estes processsos se passem ainda mais rapido.
4 a principio este seria o objetivo dos consulados que toda as ocorrencias de vossa vida civil seja transcrita e quem sabe um dia eles serao capazes de faze-las tudo ao mesmo tempo assim ganhar-se-ia um tempo precioso.
5 me parece que os agendamentos do consulado para cidadania em sampa estao sendo so para o fim do ano ou talvez inicio do ano que vem, alguem que tenha agendado recentemente pode te responder melhor isso.
espero te-lo ajudado
boa sorte
Duplamente agradecido!
Pela resposta e pela indicação desta comunidade.
Era exatamente isso que eu buscava em uma comunidade. Um local para trocarmos opiniões, sanar dúvidas e repartir anseios, angustias e alegrias sobre o tema.
Parabéns e boa sorte a todos!
pra pedir BI tem que ter certidao de nascimento portuguesa, no caso que voce relatou, a pessoa talvez nao tenha em maos, mas que a certidao existe, existe ! O que deve ter acontecido, eh o Consulado nao ter enviado uma copia pra ela, ja que eles fizeram todo o processo, do inico ao fim, e ai passou a ser desnecessario.
o Consulado, nesse momento, tem sido uma roleta russa, pra uns sai super rapido, pra outros demora, entre demorar pelo Consulado e pelo envio direto a CRC, ainda prefiro enviar, a media tem sido de tres meses, e pelo correio eh bem menos burocratico, e menos documentos necessarios. Atraves do Consulado, precisa dar entrada com o BI do portugues atualizado, mais tempo perdido, mais dinheiro gasto, a maioria nao tem esse documento, pelo correio nao precisa disso, sem dizer da obrigacao de transcricoes desnecessarias ( de novo, + tempo de espera, + dinheiro ).