Gastei tempo e dinheiro à toa?

Acabo de chegar à comunidade.

Sou neto de português e pretendo obter minha cidadania por atribuição.
Primeiro procedi à transição do casamento e óbito de meu avô.

Foi meio complicado, por problemas de grafia, mas deu tudo certo.

Agora, ao chegar à comunidade, vi em alguns tópicos que a transcrição é desnecessária caso o português seja o declarante do filho brasileiro. Isso é verdade?
Qual o fundamento disso?

Em outras comunidades eles garantem que ainda assim, a transcrição é obrigatória. Gostaria de saber, até pq, depois que meu pai se tornar português eu evitaria a transcrição do casamento dele para a minha atribuição.

Grato!

Comentários

• Sim, é verdade, mas você tem que fazer pelo correio (os consulados exigem a transcrição). Enviar tudo direto para a CRC é mais simples, barato e rápido, então você não perde em nada.

Tinha a mesma dúvida quando cheguei aqui, mas depois disso eu consegui fazer a atribuição da minha mãe sem precisar fazer a transcrição de nenhum dos 3 casamentos do meu avô.
  • Pensando bem...

Como meu avô já faleceu, imagino que a transcrição do óbito fosse mesmo necessária. De qqr forma, já foi feita. No caso de meu pai, que é vivo, tenho que alegar alguma coisa por não haver a transcrição do casamento ou simplesmente envio os docs e o requerimento?
  • Otavio,

nao importa que o portugues tenha falecido, se foi ele o declarante do filho, nao precisa de transcricao, bem, importante agora eh que voce esta aqui, rsssss, se seu pai foi o seu declarante, nao precisa de transcricao, pode entrar direto com seu pedido de atribuicao ( como ja dito, soh eh possivel pelo correio ou pessoalmente em PT, se tentar pelo consulado eles exigirao tudo ) e nao precisa de nenhum requerimento diferente ou aviso pra CRC pra alegar sobre o declarante, eles se incumbem de tudo.
  • E como o caso do meu filho que irei fazer em breve.
    Sou Portugues, casado e declarante do nascimento dele, entao posso fazer a atribuicao dele sem necessidade de averbar meu casamento. Facil e sem custos adicionais.
  • Uma dúvida

que surgiu lendo este tópico:
    Se é a mãe que é a portuguesa, já falecida e casada aqui no Brasil com brasileiro e o pai brasileiro que foi o declarante na certidão de nascimento, tem que fazer a transcrição do casamento???
  • Grafia

Quais foram esses problemas de grafia que vc enfrentou? Não entendi muito bem, estou na dúvida pois na certidão do meu pai puseram um "da costa" quando na verdade é apenas "costa"...
  • No meu caso…

O consulado contestou o sobrenome das mães de meus avós, que se casaram no Brasil.

Compararam a certidão de nascimento de meus avôs, onde o nome da mãe deles aparecem sem sobrenome, com o da certidão de casamento, onde ambas possuíam um sobrenome.

Foi uma luta provar que o erro não estava na certidão de casamento brasileira, mas nas de nascimento portuguesa, que não recebiam sobrenomes antes de 1910, mas deu certo e não precisei fazer retificações.
  • Otavio

Use o consulado apenas para autenticações, eles exigem mais do que o necessario.
  • Pois é, Sandra.

Necessário ou não, já providenciei a transcrição do casamento e óbito de meu avô. Agora é prosseguir com a atribuição de meu pai.
    Pensei em optar pelo consulado de SP, já que já fiz as transcrições por lá, mas pintaram algumas dúvidas, depois que vi o depoimento de uma colega em outra comunidade.
    Ela disse que o consulado pediu a ela
    Os seguintes documentos:
    1) Certidão de nascimento dela, autenticada pelo Itamaraty e consulado;OK
    2) Cópias autenticadas do RG, idem;OK
    3) Requerimento preenchido e reconhecido firma no consulado;OK
    4) Cópia do BI da mãe dela;OK (até aqui);
    5) Certidão de nascimento do marido dela;???
    6) Certidão de Casamento;???
    7) Comprovante de residência;???
    8) 4 fotos 32mmx32mm; e???
    9) E o cheque de R$1195,00 =+- OK
    Disse ainda que em menos de 1 mês obteve seu BI e Passaporte, mas que não possui certidão de nascimento portuguesa.
    Minhas Dúvidas (para uso do Consulado em SP):
    1) O correto não seria obter a cidadania, depois a certidão de nascimento portuguesa e, finalmente o BI?
    2) Se o consulado está acelerando, passou a ser mais vantajoso utilizá-lo?
    3) Essa vantagem seria ainda maior por não precisarmos pedir a Certidão de Nascimento, para quando ela chegar ainda termos que buscar o BI?
    4) Ao pedir a certidão de casamento eles já fariam a transcrição desse casamento quando da obtenção da cidadania?
    5) Alguém sabe como tem sido feita a atribuição pelo consulado em SP ultimamente?
    Grato pela atenção!
  • A dúvida da Simone

Simone, pelo que eu tenho visto aqui, em GERAL... se o caso é pai: pai portugues declarante.. não precisa transcrição de casamento. Mas mãe portuguesa não-declarante... precisa sim.
  • Vírginia, obrigada pela resposta!
    No caso do meu pai a mãe dele que é portuguesa e o pai dele brasileiro e declarente do nascimento.
  • otavio

respondendo tuas perguntas
    1 sim estes seriam os passos corretos, mas como o consulado esta passando por transformacoes, pode ser que eles comecem todos os processos juntos e que a partir da aprovacao eles correriam para fazer o assento bi e passaporte , e que um ocorra mais rapido que outro, provavelmente ela ja tenha registo de nascimento, so nao sabe ainda o numero e nao tenha a certidao em maos

2 o consulado como ja foi dito esta mudando procedimentos e que num futuro proximo possa se tornar uma opcao vantajosa, mas no momento por uma questao de media de conclusao de processos, enviar diretamente a crc ainda nos parece mais confiavel pois os prazos nao oscilam tanto.

3 sim mas isso so funciona na teoria ainda ,(algumas narrativas nao muito numerosas mas nada ofialmente comprovadas), quando se le a lei, ela diz que tudo sera pedido oficiosamente pela crc e como nossos processos estarao todos no computador, sera muito rapido,
    esperamos que a cada dia estes processsos se passem ainda mais rapido.

4 a principio este seria o objetivo dos consulados que toda as ocorrencias de vossa vida civil seja transcrita e quem sabe um dia eles serao capazes de faze-las tudo ao mesmo tempo assim ganhar-se-ia um tempo precioso.

5 me parece que os agendamentos do consulado para cidadania em sampa estao sendo so para o fim do ano ou talvez inicio do ano que vem, alguem que tenha agendado recentemente pode te responder melhor isso.
    espero te-lo ajudado
    boa sorte
  • Titeuf

Duplamente agradecido!

Pela resposta e pela indicação desta comunidade.

Era exatamente isso que eu buscava em uma comunidade. Um local para trocarmos opiniões, sanar dúvidas e repartir anseios, angustias e alegrias sobre o tema.

Parabéns e boa sorte a todos!
  • Otavio,

pra pedir BI tem que ter certidao de nascimento portuguesa, no caso que voce relatou, a pessoa talvez nao tenha em maos, mas que a certidao existe, existe ! O que deve ter acontecido, eh o Consulado nao ter enviado uma copia pra ela, ja que eles fizeram todo o processo, do inico ao fim, e ai passou a ser desnecessario.
  • Otavio,

o Consulado, nesse momento, tem sido uma roleta russa, pra uns sai super rapido, pra outros demora, entre demorar pelo Consulado e pelo envio direto a CRC, ainda prefiro enviar, a media tem sido de tres meses, e pelo correio eh bem menos burocratico, e menos documentos necessarios. Atraves do Consulado, precisa dar entrada com o BI do portugues atualizado, mais tempo perdido, mais dinheiro gasto, a maioria nao tem esse documento, pelo correio nao precisa disso, sem dizer da obrigacao de transcricoes desnecessarias ( de novo, + tempo de espera, + dinheiro ).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.