Averbar divórico, é necessário?
Boa noite, gostaria de uma orientação referente a transcrição de casamento e divórcio para aqueles que já realizaram o processo. Atualmente, tenho em andamento um processo de nacionalidade por atribuição em nome do meu avô materno. Minha mãe nasceu posteriormente ao casamento e antes da separação consensual dos meus avós e, consequentemente, do divórcio litigioso feito mais tarde. Para eu seguir com o procedimento e fazer o processo da minha mãe, eu precisaria transcrever o casamento e o divórcio? Em caso positivo, o divórcio só pode ser feito por intermédio de um advogado?
Desde já, agradeço.
Desde já, agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Seu avô será português. Sua avó é portuguesa também? Acredito que não. Certo?
Se apenas seu avô for o português, e ele tiver sido o declarante na certidão de nascimento de sua mãe, não há necessidade de transcrever o casamento (e muito menos o divorcio).
Não será necessário homologar o divórcio
Se o seu avô casou no Brasil com brasileira e foi o declarante do nascimento da sua mãe,também não precisa transcrever o casamento se fizer pelo ACP
ACP - Arquivo Central do Porto
Não sabemos os procedimentos do Consulado
através do consulado, tudo demora muito, muito mais, pois enviam para Lisboa.
As CRCentrais de Lisboa recebem processos dos consulados do mundo todo.
Veja se o processo já foi numerado.
Se ainda não foi, tente negociar com o consulado, para devolver os documentos e o dinheiro (geralmente, não devolvem, vi apenas casos em que devolveram metade do valor). Se devolverem, envie para as conservatórias portuguesas direto.
não há necessidade do divórcio. Fique tranquilo.
Estou dando entrada no processo de atribuição da minha mãe. Meu avô é português e foi o declarante. Porém o estado civil atual da minha mãe é separada. minha duvida é a seguinte;
eu apostilei o rg dela, porem nele consta o nome de solteira. Referindo-se ao documento original a certidao de casamento com a averbação de separação litigiosa.
minha duvida é a seguinte: no formulario 1c coloco o estado civil separada? preciso enviar junto certidao de casamento e averbação da separação, devidamente apostilados?
tenho interesse em apos concluído o processo dela dar entrada no meu. Porem em minha certidão consta o nome dela de casada e ela é a declarante.
no 1C coloca separada.
Se for mandar pro ACP, precisa enviar a certidão de casamento de inteiro teor, apostilada.
Quanto ao seu processo, terá que fazer antes a transcrição do casamento de sua mãe.