Análise de documentos antes do envio.
Izandro
Member
Boa noite pessoal
Acompanho o fórum onde tirei várias dúvidas e me surgiram novas, gostaria de disponibilizar aqui os documentos que já consegui, pois além de me ajudar será um estudo de caso para os demais, mas podendo postar os documentos, que informações dos documentos preciso ocultar?
Os documentos que tenho são (todos ainda não apostilhados):
1 Certidão de nascimento inteiro teor de um lado e cópia reprográfica do outro lado.
2 RG autenticado.
3 Anexo 1C
*4 Pesquisei a certidão de batismo do bisavô http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37190&FileID=563966 (*esta sendo respondida neste link http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/151237#Comment_151237)
Estou providenciando a atribuição de nacionalidade de minha avó, para depois fazer de minha mãe e a minha.
Minhas grandes dúvidas são:
- sobre confirmar se a cópia reprográfica e inteiro teor da certidão de nascimento de minha avó está correta ou preciso ainda reconhecer a firma do escrevente;
- sobre na certidão de nascimento de minha avó brasileira constar o pai português como brasileiro (ele é português porque minha prima, através de acessoria de advogado, conseguiu atribuição de cidadania ao outro filho brasileiro do meu bisavô português, mas ela não sabe informar como fez, pois foi por procuração).
- Sobre na certidão de nascimento de minha avó brasileira, constar apenas o primeiro nome dela.
Criei o tópico porque não achei nada sobre esta proposta de analisar os documentos antes do envio, e acredito que assim possa ajudar a agilizar os processos já enviados as conservatórias.
Acompanho o fórum onde tirei várias dúvidas e me surgiram novas, gostaria de disponibilizar aqui os documentos que já consegui, pois além de me ajudar será um estudo de caso para os demais, mas podendo postar os documentos, que informações dos documentos preciso ocultar?
Os documentos que tenho são (todos ainda não apostilhados):
1 Certidão de nascimento inteiro teor de um lado e cópia reprográfica do outro lado.
2 RG autenticado.
3 Anexo 1C
*4 Pesquisei a certidão de batismo do bisavô http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37190&FileID=563966 (*esta sendo respondida neste link http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/151237#Comment_151237)
Estou providenciando a atribuição de nacionalidade de minha avó, para depois fazer de minha mãe e a minha.
Minhas grandes dúvidas são:
- sobre confirmar se a cópia reprográfica e inteiro teor da certidão de nascimento de minha avó está correta ou preciso ainda reconhecer a firma do escrevente;
- sobre na certidão de nascimento de minha avó brasileira constar o pai português como brasileiro (ele é português porque minha prima, através de acessoria de advogado, conseguiu atribuição de cidadania ao outro filho brasileiro do meu bisavô português, mas ela não sabe informar como fez, pois foi por procuração).
- Sobre na certidão de nascimento de minha avó brasileira, constar apenas o primeiro nome dela.
Criei o tópico porque não achei nada sobre esta proposta de analisar os documentos antes do envio, e acredito que assim possa ajudar a agilizar os processos já enviados as conservatórias.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
apostilar --> certidão brasileira e cópia autenticada do RG
reconhecer assinatura por autenticidade --> modelo 1C
Faltou a certidão de casamento de sua avó, de inteiro teor (e apostilada se enviar pro ACP) (para provar a mudança de nome qdo casou e para provar a fixação do nome).
- não precisa reconhecer a firma do escrevente, pois o processo de apostilamento já faz isso automaticamente.
- se a certidão de nascimento de sua avó consta que o pai era brasileiro, isso é um problema. Terá que retificá-la.
- sobre constar apenas o primeiro nome de sua avó na certidão de nascimento dela, não é problema. Para isso, deve enviar também a certidão dela de casamento, a fim de provar que aquela pessoa deu origem à família.
Estava fazendo pesquisas de campo com meus parentes, para entender o certificado de nascimento.
O RG recente por ter feito baseado no documento com erros, veio sem o último sobrenome da mãe da minha avó, vai ser necessário fazer novo RG?
Vou solicitar a Certidão de casamento de minha avó, mas é provável que eu tenha que depois solicitar a retificação desse mesmo documento.
Achei um monte de inconsistência na certidão de nascimento de minha avó, mas acredito que algumas delas podem ser retificadas com a certidão de casamento dos Pais dela e do registro de estrangeiros também do Pai dela.
1 A certidão de nascimento de minha Avó, que é a atual solicitante de cidadania portuguesa, logo no inicio diz, que o declarante, no primeiro dia do "mez", declarou que "no dia vinte e trez do corrente as vinte horas em domicilio, nasceu uma criança", já fiquei preocupado porque ele não pode predizer o futuro, acredito que o notário possa corrigir administrativamente a idade dela.
2 Da parte da certidão de nascimento contar apenas o primeiro nome da minha Avó, Você já me explicou como fazer.
3 O Pai dela, como declarante, esta informado com um ano a menos de idade.
4 O Pai dela nascido em Portugal, esta declarado como "bazileiro", mas a certidão de casamento dos Pais dela informa que ele é Português e tenho o original do Registro de estrangeiro da delegacia de polícia, que é posterior a certidão de nascimento dela, e vou ver se o tabelião aceita para retificar administrativamente no cartório.
5 O nome da Mãe dela esta faltando o último sobrenome, e como na certidão de casamento do português, os Pais dela, o nome esta certo, acredito que possa ser usado para a correção administrativa.
6 O prenome do Avô paterno dela (Pai do português), esta faltando o João na frente do "Pedro" (Todos os documentos dele no Brasil estão assim então se a conservatória não aceitar este erro, terei que pedir documento apostilhado de portugal para levar no cartório).
7 O nome da Avó paterna esta com o sobrenome invertido, o nome do meio esta no final, mas na certidão de casamento do Português esta com o nome correto e pretendo apresentar no cartório para retificar o nome.
8 A bisavó do lado Brasileiro esta com o nome Pulcina com "l" em um documento e Purcina com "r" em outro, mas acredito que isso não prejudique.
A parte boa é que percebi boa vontade do tabelião em fazer as alterações.
Gostaria de saber se é assim mesmo que devo proceder e/ou se tem algum conselho?