Preciso de um apoio dos senhores - busca certidão portuguesa

Boa tarde nobres amigos,
Venho pedir a ajuda dos senhores no que tange a informações e talvez algum apoio já que tentei de todas as formas e não consegui encontrar a localidade de nascimento da minha bisavó e já estou prestes a apelar para esses advogados especializados já que é o único documento que me falta para dar entrada no processo.
Procurei de todas as formas e não encontrei a possível localidade de origem de minha bisavó que se chamava Alvina Gomes. Alvina nasceu em Portugal em 25/02/1892 e era filha de Seraphim Luiz e Margarida Gomes. Eles emigraram pro Brasil quando ela tinha aproximadamente 13 anos em 1905 e se estabeleceram na cidade de JUIZ De Fora MG. Ela se casou aqui na região com seus 18 anos porém nós documentos para a habilitação do casamento também não encontrei nada que desse conta de sua cidade de origem em Portugal.
Peço gentilmente a ajuda dos senhores para talvez encontrar alguma informação que me indique como buscar a certidão de nascimento dela que é a única que me falta.
Atenciosamente Renan Campos Guimarães
«1

Comentários

• It ? O que seria? As certidões de casamento e óbito já estão em minhas mãos porém nelas só constam o seguinte: natural de Portugal.
  • Sim,estão inclusive em minhas mãos já e até pedi para o cartório verificar os documentos de habilitação para o casamento e ela se casou usando uma declaração por escrito da mãe e também só havia os dizeres:natural de Portugal. Estou sem esperanças para encontrar a certidão dela pois não tenho informações sobre o local de nascimento.
  • GrecusGrecus Member
    Se você souber por qual porto ela entrou no Brasil ou o nome do navio, talvez esse link ajude.
    http://www.arquivonacional.gov.br/br/consulta-ao-acervo/bases-de-dados

Se não ajudar, tente neste:
    https://www.familysearch.org/
  • Poxa cara, já tentei os dois links e nada...
    Pela proximidade creio ter vindo pelo porto do Rio de Janeiro e assim que passou pela Hospedaria de Juiz de Fora já se estabeleceu na cidade.
    Mas não consigo encontrar nada!
    Qualquer ajuda é bem vinda.
  • GrecusGrecus Member
    Você tem os nomes dos seus tetravós maternos? Em nome de sua bisavó não achei nada, mas em nome de sua trisavó achei algumas, só que tem que conferir com o nome dos tetravós para confirmar.
    Tenta nesse link;
    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php
  • Deixe me ver se entendi,no caso seria a mãe da dona Margarida Gomes ,essa informação eu não tenho. Estou tentando a certidão de óbito dela, a certidão de óbito em inteiro teor do esposo dela Seraphim Luiz eu encontrei e estou com a cópia em mãos mas também só veio a informação "natural de Portugal"
  • GrecusGrecus Member
    Encontrei alguma coisa em nome de Alvina, mas o nomes dos pais e a idade não batem. Pelo que entendi a sua avó ainda é viva, correto? Os imigrantes sempre contam de que aldeia eram, como foi a viagem, onde embarcaram, desembarcaram, o nome do navio, onde se alojaram ao desembarcar. Ela não se lembra de alguma coisa que a mãe ou os avós comentaram? Não será que falta algum sobrenome?
  • GrecusGrecus Member
    A certidão de óbito do Seraphim tem os nomes do pais dele? Se achar algum ascendente é possível chegar a ele e a Alvina.
  • Na verdade o meu avô,filho da portuguesa ainda é vivo mas,ele não se lembra de nada dessa época e quanto a certidão de óbito do avô de meu avô (Seraphim Luiz) não consta dados de filiação.
    Esta muito complicado achar,estou perdendo a esperança realmente
  • GrecusGrecus Member
    Você não tem nada com o nome do navio? Se tive dá para descobrir em que porto ela desembarcou e ver se consegue descobrir alguma coisa na lista de passageiros.
  • Com 90% de certeza o porto é o do Rio de Janeiro já que se estabeleceram em Juiz de Fora e esta cidade é bem próxima. A data de desembarque gira em torno de 1905 já que pelos relatos que tive ela veio com aproximadamente 13 anos com os pais e a data de óbito do pai dela foi em 1909 em Juiz de Fora já. Ele morreu com 46 anos de idade.
  • GrecusGrecus Member
    Nas buscas que fiz no Rio e em Santos não acusam nada. Mas como pode ter acontecido alguma grafia errada no nome, estou procurando nas listas de desembarque do Rio o nome dos três, no ano de 1905.
    Você não sabe o concelho onde ela nasceu, mas tem ideia em qual região foi o nascimento, se é no continente ou nas ilhas? Se souber a região, fica mais fácil de achar pelo arquivo do distrito.
  • Não tenho,está desafiadora essa busca...
    Eu sei que já fiz uma busca simples por todos aqueles arquivos que se encontra o link pelo site torre do tombo e também não encontrei nada!
    Agradeço muito a atenção que você está dispensando para me ajudar, realmente estou perdido.
    Pensei no arquivo público mineiro mas lá só possui registro para busca pela internet a partir de 1909.
  • Encontrei um passaporte no link
    http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411750
    imagem : PT-ADPRT-AC-GCPRT-J-E-026-3352_m0187.tif
    Este link traz uma passaporte que encontrei em juiz de fora com o nome de margarida e albina mas não estou conseguindo entender a escrita.
    alguém pode dar algum auxilio?
    Não me parece o nome certo e não consegui entender o local de origem.
  • editado May 2018
    Renan,

Margarida do Sacramento, filha de António Gomes (repare o sobrenome do pai), natural de Maia (concelho do distrito do Porto), casada, ..... seus filhos: Rosalina 9 anos, ?????? 7 anos, Albina 4 anos.
  • Nossa, obrigado!
    Agora vamos aonde encontrei esse passaporte...Ele estava em um processo criminal onde Albina foi vítima,Albina no caso é minha bisavó, o nome dela está ok no processo, Albina Gomes, a idade é compatível com a data de nascimento e o nome de sua mãe era Margarida, porém Margarida Gomes.
    Agora acho muita coincidência,numa cidade como Juiz de Fora que não era o foco da imigração ter uma Albina =, filha de Margarida com idades compatíveis com nascimento e data de chegada no Brasil.
    Há alguma possibilidade de ela ter trocado o nome quando se estabeleceu no Brasil?
    Se possível há como me ajudar a buscar o Batismo de Albina Gomes que nasceu neste distrito provavelmente, em 25/02/1892?
    Agradeço todo o apoio que tenho recebido por parte dos senhores!!!
  • GrecusGrecus Member
    Acho que é Tiago. Renan, seu avô reconhece o nome de Rosalina como sendo de tia dele?
  • Meu avô já está muito idoso e não se recorda muito de nada. Mas acho improvável terem duas albinas imigrantes portuguesas de mesmo nome de mãe e mesma época de nascimento aqui. Há a possibilidade dela ter mudado o nome? Folheando o processo criminal tenho certeza ter lido Margarida Gomes e, no verso desse passaporte em anexo ao processo consta o nome do réu.Ou seja,o documento é desse processo realmente.
  • Renan,

não tenha dúvida que o passaporte é da sua família, Margarida do Sacramento é esposa de Seraphim Luiz.
  • O nome do irmão de 7 anos é Domingos.
  • No Cepese:

55976 Domingos 23255 Margarida do Sacramento Filho 7 Masculino Solteiro
  • Renan,

assento 16, da freguesia de Moreira, concelho de Maia, batismo em 08/03/1891, nascimento em 25/02/1891 (tif 11):
    http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=942571
  • Meu Deus cara!!!!! Muito Obrigado mesmo !Estou em êxtase aqui!!!!
  • Bom dia pessoal. estou com muita dificuldade em localizar qualquer informação do meu bisavô portugues. Não sei a freguesia onde nasceu, e não localizo também a certidão de casamento daqui no Brasil.
    Será que alguem poderia me dar uma luz?
    O nome dele era Joaquim Ribeiro dos Santos ( qd chegou ao Brasil mudou para Joaquim dos Santos)
    Ano do nascimento 1874
    Filiação: José dos Santos e Maria de Jesus Ribeiro
    Aldeia das Monções
    Casou-se no Brasil com Lydia Cardoso
    Agradeço qualquer ajuda
  • Boa noite,
    Recorro novamente à aqueles que me ajudaram primeiramente agradecendo já que me auxiliaram prontamente ajudando a encontrar o assento de batismo de minha bisavó.
    Agora com os documentos em mãos e buscando mais informações para o acervo da família solicito novamente a ajuda de vocês para encontrar em qual navio(lista de bordo) minha bisavó embarcou.
    Segue os dados do passaporte:
    Nome do passaporte: Margarida do Sacramento
    Acompanhantes
    Albina 4
    Domingos 7
    Rosalina 9
    Visto do porto de leixões em 25 de outubro de 1895 com destino a São Paulo e com visto da hospedaria do dia 20 de novembro de 1895.
    Gostaria de saber a embarcação e ter a lista de bordo.
    Desde já agradeço por toda ajuda deste fórum.
    Renan Campos Guimarães
  • @RenanGuimarães tente por aqui..digite o ano.Mtas embarcações vieram da Italia..só dar uma pesquisada.

http://www.inci.org.br/acervodigital/passageiros.php
  • No caso seria de Portugal,região do Porto...porto de leixões
  • @Renan

No site do AN poderá pesquisar o que precisa: http://www.arquivonacional.gov.br/br/consulta-ao-acervo/bases-de-dados

faça o cadastro - acesse SIAN - em Favoritos terá opções de chegada de vapores nos portos brasileiros e hospedarias.
  • Não consegui me nortear nesse site para encontrar :/
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.