Transcrição de casamento em Portugal

Caso eu queira fazer a transcrição de casamento dos meus avós por Portugal será necessário o meu pai (solicitante) ir até lá? Caso não precise, qual seria o melhor lugar em Portugal para fazer isso?

Adriano Rodrigues

Comentários

  • @adrianosr66,

    fazemos os processos pelos correios. Não há necessidade de ir lá pessoalmente.
    O melhor lugar atualmente (pelos correios) é Ponta Delgada, nos Açores.
  • Meus avós eram portugueses, casaram no Brasil e faleceram aqui também. Neste caso eu posso mandar todos os documentos originais (óbito e casamento) de uma vez só para obter a cidadania do meu pai (requerente), ou tenho que fazer como no consulado do Rio de Janeiro enviando por etapas as certidões? Quando retornarem os documentos de Portugal, qual será a próxima etapa? Tenho que agendar ainda sim no consulado para ou entrega dos mesmos? Basta apenas a certidão de inteiro teor ou tem que ter cópia reprográfica e apostilamento de Haia?
    Grato,
    Adriano.
  • @adriano sr66..primeiro a transcrição de casamento dos avós portugueses. Essa é um etapa.Depois de concluido esse processo dai vc da inicio ao processo de atribuição do seu pai.Um processo de cada vez.

    Transcrição de casamento - documentos necessários:

    - certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
    - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas
    - certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas
    - Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo)
    - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório ou presencialmente no consulado
    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento

    Modelo de Requerimento que serve em Ponta Delgada e Tondela:
    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view


    O Vale Postal deve ser realizado numa agência própria dos Correios (franqueadas não fazem), preferencialmente uma agência central, emitidos a favor do IRN.IP e:
    - com o endereço da conservatória para onde o processo será encaminhado
    - deve ser emitido em nome do requerente do referido processo (levar o nº do RG e do CPF dessa pessoa)
    - a finalidade informada deve ser sempre "Manutenção de Residente" para quaisquer tipos de processos (Atribuição, Transcrição, etc.)
    - o valor em euros NÃO deve ser em Euro Exportação. Informe isso ao atendente dos Correios. É para ser usado o Euro de cotação maior.

    OBS.Se o requerente da transcrição de casamento for o neto ,terá que enviar sua certidão de nascimento de inteiro teor para comprovar o parentesco.
  • Vlad Pen, estou pensando em fazer a transcrição do casamento de meus avós conforme a sua orientação acima.
    Estou querendo ir a Portugal no final do ano para entre outras coisas dar entrada no processo de cidadania, mas gostaria de ir já com o casamento dos dois transcritos, vc tem ideia de quanto tempo demora para fazer o processo de transcrição pelo correio via Ponta Delgada?
  • @DarioJR o processo dica pronto em 20 dias..e dai vc conta mais 20 a 25 dias para o assento de casamento chegar em sua residência.
  • Vlad Pen a assinatura do requerimento precisa de alguma autenticação ou reconhecimento especial o pode ser autenticação simples?
  • Preciso juntar alguma certidão em relação ao óbito deles ou de minha mãe?
  • @DárioJr

    óbito não será necessario
  • Obrigado Vlad pen e Maria Nélida
  • Boa noite! Tirei a nacionalidade da minha avó e já possuo o número e assento de nascimento dela. Agora preciso dar entrada na transcrição de casamento. Estou querendo enviar por Portugal direto e tenho algumas dúvidas no preenchimento do Requerimento que tenho que enviar junto dos documentos.

    1) Naturalidade da Nubente (avó): seria Rio de Janeiro?
    2) Nacionalidade dos nubentes à data do casamento: Brasileira ou Portuguesa? Já que agora ela possui o assento de nascimento português (atribuição). Ou seriam as duas nacionalidades?
    3) Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa (Sim/Não): A resposta seria "não"?
    4) Tem algum campo que eu tenha que colocar a mudança de nome de solteira para casada?
    5) Residência à data da celebração: Não sei o endereço antigo, poderia usar o atual?

    Desde já, agradeço a ajuda de todos!
  • @VladPen como você mencionou nos documentos, há ou não a necessidade de ser de inteiro teor por cópia reprográfica para a transcrição de casamento em PD ?

    Essa é minha maior dúvida.

    Obrigadddaa
  • @Rebekavarandas

    As certidões pra transcrever o casamento são somente as de inteiro teor ( não reprograficas)
  • Ebaaaaaa!!!!

    @MariaNélida sempre me salvando!!! Obrigadaa
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.