DUVIDA

Boa noite!
quero pedir minha cidadania pela minha mãe que era portuguesa ( falecida) e quero enviar por correios, minhas duvidadas são:
1 preciso tirar a certidão de nascimento dela? averbar o casamento(foi casada com brasileiro, no Brasil)? e averbar o obito? sendo que minha sobrinha conseguiu a cidadania como neta ela fez isso, preciso fazer denovo? teria algum lugar que posso confirmar? ela teria 96 anos onde posso procurar?
2 quando eu conseguir meu filho vai tirar a dele, EU passo a ser o portugues que ele precisa dos documentos ou ainda sera minha mãe. eu não fui casado com a mãe dele terá algum problema, mas eu q fui o declarante.

Comentários

  • Boa noite, @Gabrielly,

    1. sim, tem que ter a certidão de nascimento da portuguesa e teria que transcrever o casamento dela, antes de pedir sua nacionalidade. O óbito não é necessário transcrever.
    Como sua sobrinha já obteve a nacionalidade como neta, o casamento de seus pais já foi transcrito. Não precisa fazer este passo novamente. Contudo, precisará da certidão de sua mãe (ou do número de assento dela, se estiver informatizado).

    2. após você obter a nacionalidade, seu filho pedirá através de você, e não mais através de sua mãe. Tendo sido declarante do seu filho (e tendo registrado ele antes de completar 1 ano de idade), não há problema algum não ter se casado com a mãe dele.
  • e quando meu filho tirar a dele( ele é casado e tem um filho de 3 anos), como que ele podera fazer com a esposa? ela pode ir sem problemas? precisa notificar do casamento deles? pode fazer junto c a cidadania ou ou depois que sair? eles podem ir e resolver td la?
  • @Gabrielly,

    depois que for português, seu filho terá que transcrever o casamento e aí poderá solicitar a nacionalidade da esposa (tudo isso pode ser feito pelos correios).

    E se forem morar em Portugal, poderá pedir o cartão de residência dela, enquanto não sai a nacionalidade, para que fique legalizada no país.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.