Bisneto sem o sobrenome portugues, meu bisavô inventou um nome.

Olá, meu nome é Bruno Genova Prates, tenho 25 anos, Sou do interior do estado de São Paulo, da cidade de São Carlos e estou iniciando a busca por minha cidadania Portuguesa. Pesquisei bastante na internet e através do site de vocês, entretanto gostaria muito de sanar algumas dúvidas pendentes, para que eu possa iniciar meu processo da maneira correta.


Vou contextualizá-los com a minha situação e vejam se vocês podem me ajudar.

(Eu, 25 anos, Casado, Gerente de projetos)
Bruno Prates, Bisneto direto de português,

(Pai, 50 anos, Vivo, Casado, Empresário) Oscar Ferreira Prates Filhos

(Avô, 86 anos, Vivo, Casado, Aposentado) Oscar Ferreira Prates

(Bisavô, Falecido, Cameiro) José Ferreira, Imigrante de Coimbra, falecido no Brasil;
Nome português: José Ferreira
Nome Brasileiro: José Ferreira Prates

(tataravô) Francisco Ferreira Português falecido em Portugal;

Observações:

1. Está a caminha de minha casa a certidão de nascimento do meu bisavô portugues, consegui encontrar o documento mais difícil de localizar.

2.Meu Bisavô chamada José Ferreira em Portugal, quando entrou no Brasil ele alterou o nome dele para José Ferreira Prates, pois quando estava no porto não deixaram ele entrar pois já tinha muitos `Ferreiras`, então ele acabou adquirindo o novo sobrenome.
meu avo e meu pai possuem o sobrenome ferreira.

Dúvidas:

1. Devo puxar o sobrenome 'Ferreira' em meu nome? ou não será necessário?
2. Como consigo regularizar o óbito do meu bisavô em portugual, devo retificar o nome dele?

Com os melhores cumprimentos;

Comentários

  • Ele é original da freguesia: Distrito de Coimbra.
    Data de nascimento: 20/07/1886
    Desembarcou em Santos em: 1891
    brunoprates
  • @Brunoprates, meu bisavô paterno quando chegou no Brasil passou a usar um sobrenome a mais, inclusive nos filhos nascidos em Portugal. Assim, os assentos de nascimento portugueses (do bisavô e avô paternos) estão divergentes com os assentos de casamento e óbitos brasileiros.

    Em Portugal> Domingos de Freitas (bisavô) e João de Freitas (avô)
    No Brasil> Domingos de Freitas Bonifácio (Bisavô) e João de Freitas Bonifácio (Avô)

    Tentei fazer a atribuição de nacionalidade do meu pai (filho do português) e Portugal questionou as divergências nas certidões e solicitou retificação.
    Acho que no seu caso, como no meu, a questão maior é como retificar as certidões brasileiras para que não haja
    divergências com as portuguesas. Acompanhando o Forum percebo que a maioria das retificações são necessárias por erros ou falta de sobrenomes.
    No nosso caso não sei como retificar já que nossos antepassados passaram a usar um sobrenome inexistente nos assentos portugueses, mas que agora já está consolidado na família ao longo de diferentes gerações.

    1- Entendo que basta a comprovação da filiação com o português, sem a necessidade de incluir sobrenomes.
    2- Acho que o correto é retificar a certidão brasileira e não a portuguesa, mas também tenho dúvidas sobre como fazer essa retificação.

    Talvez um moderador ou forista mais experiente possa nos ajudar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.