Aquisição de Nacionalidade através do casamento com mais de 3 anos

Bom dia, fraternas saudações aos participantes deste fórum. Atualmente qual das conservatórias está aceitando os processos de de Aquisição de nacionalidade na modalidade - estrangeiro casado há mais de três anos com nacional português (após o dia 03/10/1981)?

Comentários

  • em contatos por e-mail, a Conservatória de Tondela não aceita.
  • Somente a CRC Lisboa faz este tipo de processo. Pode até encaminhar via outra conservatória . Mas vai ser remetido à Lisboa
  • @wasendas,

    Somente a conservatoria de Registos Centrais Lisboa pode fazer este tipo de processo.
  • Olá

    Pelo que entendi até agora, a conservatória de Registos Centrais de Lisboa, é a que recebe os processos do mundo inteiro. Consequentemente deve demorar muito.

    Além dos documentos listados no IRN com as devidas apostilas, vocês sabem quais outros documentos podem agilizar este processo?

    Obrigado
  • @wasendas,

    Formulário:
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos1/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_3_cheque.pdf?nocache=1329228426.9

    Plataforma de cartão:
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    Documentação necessária:
    - Formulário 3 preenchido e com assinatura reconhecida presencialmente
    - Certidão de nascimento do cônjuge do tipo reprografica, apostilada
    - cópia do RG ou passaporte do cônjuge autenticada e apostilada
    - certidão de antecedentes criminais do site da PF do cônjuge
    - cópia simples do assento do(a) português(esa)
    - cópia simples da certidão de casamento portuguesa para os que têm mais de 5 anos de casado
    - cópia simples das certidões portuguesas dos filhos em comum, para os que os têm e possuem mais de 3 anos de casados
    - vale postal de 250 euros (ou pagamento pela plataforma de cartão de crédito do IRN)
  • Perfeito.

    Do Brasil para Portugal, sabem se vale a pena enviar a documentação por empresas do tipo DHL ou FedEx ?

    Ou o nosso SEDEX funciona
  • Bom dia ! Passei para dar informações ... ontem, 03/ 01/2020,entrei na página "justiça.gov.br" e tive a grata surpresa : "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registro de Cidadão Português." !
    Depois de 1 ano e 4 meses, agora sou portuguesa tb !!!
    Para quem deseja informações de como foi: juntei todos os documentos e entreguei pessoalmente na Conservatória dos Registros de Lisboa em setembro 2018 (aproveitei minha viagem de turismo ... sempre que posso viajo pra lá, amo). Cheguei lá antes de abrir, mas fui atendida depois das 16h ... tem que chegar cedo pois tem um número limitado de senhas. Quem consegue senha é atendido, mesmo que seja no fim do dia. Depois da entrega dos documentos foi esperar ... um tempo depois criaram o site para obter as informações, então enviei um e-mail e solicitei minha senha, assim fui entrando e olhando como ia o processo . Há uns 2 meses, recebi uma carta falando que faltavam documentos (pensei, não vou conseguir, pois todos os documentos eu já levei ... não tenho mais nada !), minha surpresa é que o "documento" era só uma informação que eu nao tinha colocado no formulário (perguntam cidades que vc já morou ... como sempre morei na minha cidade, achei que não era necessário repetir o endereço ... mas era !!!) ... preenchi o ofício que veio, anexei novamente atestados de bons antecedentes (estadual e nacional) e enviei por sedex mundi (bem caro, mas tinha que enviar rápido pois tinha data determinada).
    E ontem tive a feliz notícias. Obrigada por todos que me ajudaram e boa sorte para quem espera sua resposta.
    Ah, minhas características : casada 21 anos com nacional português (ele conseguiu nacionalidade tem uns 19 anos, pois o pai conseguiu a nacionalidade antes, pois a avó do meu marido era portuguesa), e temos 3 filhos que também tem a nacionalidade. Desde que o 1o filho nasceu (2001) nosso casamento já estava transcrito em Portugal.
    É isso, agora estou esperando para fazer os documentos.
    Abraços
  • Que bom Juliana, fico feliz com o sucesso. Uma dúvida por favor, se entendi seu processo de atribuição se deu através de casamento com Nacional Português há mais de 3 anos e seu marido não nasceu em Portugal, mas conseguiu a nacionalidade portuguesa através dos pais e avós? Pergunto porque gostaria de solicitar o pedido de atribuição para minha esposa, que se encontra na mesma situação. Grato, Sergio Pimentel
  • @Juliana vc só é considerada oficialmente portuguesa com direito a pedir o cartão cidadão e passaporte depois que for criado o registro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.