Atualização estado civil
Bom dia a todos. Preciso muito da ajuda de alguém. Tenhonque atualizar o estado civil do bisavô do meu marido para Portugal . O que eu preciso fazer primeiro?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Em primeiro lugar, realmente tem que atualizar o estado civil? Talvez consiga pedir a nacionalidade, sem passar por isso. Deve primeiro contar o caso, para ajudarmos melhor.
O português casou com portuguesa?
O português foi declarante no nascimento do filho?
Lembro que nem sempre precisamos atualizar o estado civil, para que possamos solicitar a nacionalidade de descendentes.
Tenho uma duvida há muitos anos. Sou luso-brasileira há muitos anos - especificamente desde 2007 - mas nunca averbei meus casamentos ou meus divórcios (foram 2 casamentos e dois divórcios no Brasil) e também nunca passei minha cidadania aos meus filhos. Ou seja, em Portugal sou solteiríssima kkkkk. Pois é...agora eles estão me cobrando isso e querendo vir morar em Portugal. Realmente eu compreendo, o Brasil está insuportável principalmente para quem é sério. Eu moro no Brasil quando Portugal está muito frio e moro em Portugal quando o Brasil está muito quente, por isso, não sinto saudades deles: estou todo ano ao menos três meses ao lado dos meus filhos e netos além de frequentemente levar algum neto para passar as férias em Portugal no verão (que para eles é inverno). As dúvidas são: tenho um filho de um casamento e dois do segundo casamento vou ter que averbar e divorciar duas vezes em Portugal? E porque o meu irmão, que também casou e divorciou duas vezes teve seus filhos com cidadania sem precisar averbar casamento e divorcio? Machismo das leis portuguesas?
Para fazer a atribuição para o filho do primeiro casamento,basta transcrever o seu primeiro casamento
Para fazer a atribuição dos seus dois filhos do segundo casamento,terá que homologar o seu primeiro divorcio e transcrever seu segundo casamento.
Isso vale para mulheres e homens.A única diferença,é ser o portugues(homem) declarante do nascimento do filho poder atribuir sem transcrever nenhum casamento.
A questão que fica é uma mulher que não alterou o nome no casamento, e que foi registrar a criança pode passar a nacionalidade sem transcrever o casamento? Você sabe sobre isso @Maria Nélida?
Lógico que o certo seria que todos os atos civis fossem registrados.
Só não existe necessidade de transcrever o casamento quando o pai portugues foi o declarante na menoridade do filho(a) e isso para algumas conservatórias,como é o caso do ACP.
OU se não existiu o casamento.
O bisavô do meu marido era português e veio para o Brasil , casou-se com uma brasileira. Não existe atualização do estado civil e nem de óbito dele em Portugal, colo quero iniciar o processo de nacionalidade portuguesa do meu marido, pelo que havia pesquisado tinha a necessidade dessa atualização do estado civil.
Depois dessas informações você consegue saber se realmente preciso dessa atualização? Se sim , como devo proceder?
Se o bisavô de seu marido foi declarante na certidão do avô de seu marido, não precisa atualizar o estado civil do português.
O avô de seu marido é vivo?
Bastaria anexar aos documentos de atribuição do avô, uma certidão de inteiro teor apostilada, de casamento do bisavô (para fixação do nome - para provar que aquele português originou aquela família).
Não se pode passar a nacionalidade direito pro seu marido. Ou se passa.pro avô dele ou pro pai. Se for para o pai, terá que comprovar laços efetivos com Portugal.
Agradeço demais
Meu avô (filho de pais portugueses e nascido no Brasil) - já com nacionalidade portuguesa - faleceu.
Ela estava em seu terceiro casamento, deixando portanto uma viúva. E agora ela quer tirar a cidadania dela.
É possível, visto que ele já faleceu? - E, se sim, sabem me informar se precisaremos atualizar o estado civil com todos os três casamentos e os respectivos dois divórcios?
Obrigada!!
infelizmente, a nacionalidade pelo casamento é possível ser solicitada apenas na constância do casamento.
Se o casamento foi dissolvido pela viuvez, não é mais possível.