Certidão e BI???

Diferença entre Certidão e BI, não entendi e quero perguntar para quem já recebeu:

Depois que faz o processo de atribuição e recebe a Certidão pelo correio, tem que pedir o BI? Qual é a finalidade desse BI?

Comentários

• Simone é como no Brasil. Você tem a sua Certidão de Nascimento, dela você tira a identidade (BI - Bilhete de Identidade) e da Identidade você tira o Passaporte. É como nascer dinovo e ter que tirar os documentos...
  • Ahhh legal Mario, agora deu para entender melhor a importância e a seqüencia. Eu ficava lendo BI nos tópicos e não entendia para que servia.
    Obrigada!
  • Quanto tempo demora para sair o BI?
  • Alguem já pediu o BI?
    Quanto tempo demorou para receber????
  • Simone,

BI aonde ? Depende !

Pessoalmente em Portugal, sai no mesmo dia, o Consulado de SP tem feito em 30 dias, se enviar a certidao de nascimento original, sai em menos de duas semanas.
  • No Rio, estao fazendo o cartao do cidadao, que substitui o BI, alguem na comunidade ja tenho cidadania portuguesa, recebeu em 30 dias. Acho que foi isso.
  • Cibele, obrigada pela resposta.
    Pelo menos o BI é rápido.
  • Minha irmã deu entrada no Cartão do Cidadão no dia 10 de novembro, no consulado do Rio e ontem recebeu a carta PIN, que é para agendar para pegar o cartão e conseguiu agendar para o dia 30 desse mes.
  • Sandra, sua irmão já tinha o BI, ou pediu direto o Cartão do Cidadão?
  • Simone

Ela tinha 1 BI que tirou de urgencia em Lisboa, mas não apresentou aqui no consulado,deu como perdido, portanto não tinha nenhum numero anterior para informar ,foi como se tivesse tirando um novo, e no consulado estão dando um prazo de 15 a 40 dias para receber a carta PIN e a dela chegou em 13 dias.
  • Oi gente..

Desculpem por perguntar aqui... n sabia onde postar outra pergunta.

Faz 2 semanas que saiu a cidadania do meu marido, e estamos pretendendo ir a PT tirar o BI e o passaporte pq é mais rápido, e transcrever o casamento. li em um tópico que é preciso comprar a passagem de volta. necessáriamente tem que ser pro Brasil? pode ser pra outro lugar?
    obrigado.. :)
  • Milla,

se seu marido eh portugues, nao precisa de passagem de volta, leve a certidao de nascimento dele e a de casamento de voces, caso pecam na imigracao.
  • Cibele

Obrigado mais uma vez por tirar minhas dúvidas.
    desculpa por fazer tantas perguntas pois sou leiga no assunto. rsrsrs
    bju.
    :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.