Certidões de nascimento portuguesas com mais de 100 anos. Onde conseguir?

Prezados,

Sou cidadão brasileiro, residente na cidade do Rio de Janeiro, e, pretendo obter minha cidadania portuguesa. Eu possuo a original e fotocópia da Certidão de Casamento de meus pais portugueses. Mas, não possuo a certidão de nascimento de nenhum dos meus pais (pai e mãe). Pois, as certidões de nascimento dos dois ficaram retidas na conservatória no momento em que se casaram em Portugal em 1924.

Gostaria de ser informado como faço para conseguir a certidão de nascimento do meu pai e da minha mãe?

Se será necessário emitir uma nova certidão de nascimento deles?

E, qual é o órgão público português responsável pela emissão de certidões de nascimento com mais de 100 anos (pai nascido em 1902 e mãe nascida em 1904)?

Eu já possuo as fotocópias das microfilmagens das folhas dos livros de registos de baptismos do meu pai e da minha mãe fornecidas pelo Arquivo Distrital do Porto.

Mas, gostaria de saber se são aceitáveis para o processo de cidadania portuguesa por atribuição? Ou, se terei que adquirir certidões de nascimento impressas em papel A4 e com carimbo e selo de autenticidade da Conservatória de Registos Civis ou do Arquivo Distrital do Porto?

Peço vossa orientação, pois para estas dúvidas nenhum sítio na internet possui informação esclarecedora.

Aguardo vossa resposta!

Comentários

  • Bill, você terá que solicitar a cópia certificada da Certidão de Batismo ao Arquivo Distrital (à época de nascimento de seus pais ainda não existia Certidão de Nascimento, apenas Certidão de Batismo). As Conservatórias exigem a cópia física certificada para portugueses nascidos antes de 1910.
  • BillBill Member
    gsilvestre,

    Como faço para solicitar junto ao Arquivo Distrital do Porto as cópias físicas certificadas das certidões de baptismos de meus pais portugueses? Existe um e-mail que atenda esta solicitação? Qual será o preço cobrado pela emissão de uma certidão certificada?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.