ATRIBUIÇÃO DE NETOS JÁ NATURALIZADOS E OBTENÇÃO DE NACIONALIDADE PARA BISNETO DE PORTUGUÊS

Prezados,

boa tarde!

Já estou com todos os documentos solicitados pela Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa:

"Caso já tenha a nacionalidade portuguesa nos termos do nº 4 do art.º 6.º da LN

Os cidadãos portugueses que tenham adquirido a nacionalidade portuguesa, com base no anterior n.º 4 do art.º 6.º da LN, podem agora requerer a sua atribuição nos termos do artº 1º nº 1 al d) da Lei da Nacionalidade, mediante apresentação dos seguintes documentos:
- impresso de modelo aprovado 1D - com o reconhecimento presencial da assinatura feito com base no documento de identificação português, cartão de cidadão ou passaporte
- certificado do registo criminal do país da naturalidade e da(s) residência(s), se diferente(s) de Portugal.
- pagamento do respetivo emolumento (175,00€),
-Devem remeter para esta Conservatória os documentos indicados.

Posteriormente, serão notificados pela CRCentrais, para solicitar o registo da atribuição, o qual será feito por averbamento ao assento de nascimento já lavrado."

Meu pai já conseguiu sua cidadania e já tem cartão cidadão e passaporte português. No caso, ele é neto de português e sua mãe, brasileira, já é falecida.

Minhas dúvidas seriam:

1) Após terminar o processo de convolação (atribuição), eu e meu irmão poderemos solicitar também a cidadania?

2) Caso possamos, pode ser pela Conservatória que pedimos a cidadania dele (nosso pai), que no caso foi Tondela?

3) Meus pais casaram em 1980, já verifiquei que ela tem direito a cidadania. No caso, posso pedir a cidadania dela concomitante ao processo de atribuição que vamos dar entrada (vou enviar os documentos pelo Correio amanhã para a IRN)?

4) Nas instruções de preenchimento do formulário 1D é solicitado também certidões de nascimento de meu bisavô português e sua filha (minha avó brasileira). Pelo fato do meu pai já ter adquirido a cidadania, acho que não preciso enviar esses documentos, certo?

5) Além disso, as instruções também colocam que poderão ser enviados documentos que comprovem a ligação afetiva com Portugal ( conhecimento da língua portuguesa, residência em Portugal, deslocação regular para Portugal, ...). É muito relevante para o processo enviar esses documentos?

Agradeço muito desde já,

Juliana

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.