Cidadania portuguesa

Ola, sou de Belem do Para e gostaria de obter a nacionalidade portuguesa, ja que meu avo era Portugues nascido em Viana do Castelo em 1893. Nao disponho da certidao de nascimento dele, os 2 unicos docs. dele que possuo sao a Certdao de casamento com minha avo, aqui em Belem, e a Carteira de Identidade para Estrangeiro. Procurei o Consulado e la me falaram da necessidade de informar a freguesia, conselho e distrito de onde ele foi registrado. Nao sei nada disso, apenas consegui saber que ele n asceu em Viana do Castelo. Ainda nao retornei ao Consulado, porque antes gostaria de achar algum dado a mais para levar para eles.
Entre ni site do Arquivo Nacional e la consta movimentacao de portugues no periodo de 1808 a 1848 e meu avo nasceu em 1893 e veio para o BRaSIL em 1907. Teria algum site que pudesse pesquisar algo mais sobre meu avo e que facilite achar o registro de nascimento dele em Portugal" Agradeco desde ja a atencao.

Comentários

• graça

quem é filho do portugues , teu pai ou tua mãe? eles são vivos ainda? coloca aqui o nome completo do teu avô e dos pais do teu avô e data de nascimento completa e qualquer outra informação que tenhas , como concelho , freguesia, pra gente poder te ajudar. abraços
  • graça

o cartorio que ele casou é perto onde moras, se for vai lá e pede para ver o processo de casamento dele , pode ter alguma copia da certidao de nascimento dele ou outro documento que diga exatamente de onde ele era.
  • Cidadania portuguesa

A minha mae, que e viva, que e filha de portugues (falecido). O nome do meu avo e Manoel Paiva Rodrigues, nasceu em 09 de julho de 1893, natural de Viana do Castelo, filho de Manuel Rodrigues e Deolinda de Sousa Paiva Rodrigues. Tenho uma carteira de registro de estrangeiro, com permanencia definitiva. Consta nesse documento,registro de numero um Passaporte no.418 expedido em Viana do Castelo em 19.06.1907. O cartorio onde eles casaram nem existe mais aqui na cidade. E so o que tenho.Agradeco mais uma vez a atencao.
  • graça

mandei um e-mail pra conservatoria de viana do castelo, vamos ver oque eles respondem.
  • agradecimento

Eu te agradeço imensamente viu? Foi ficar esperando e torcendo para que encontrem algo sobre meu avô. Mais uma vez, obrigada mesmo.
  • Cidadania portuguesa

Acabei de recber o email da Conservatoria dizendo"
    Respondendo à sua carta, recebida por correio electrónico de hoje, dia 25 de Novembro, na qual solicita a este Arquivo ajuda para a localização do assento do nascimento de seu avô Manuel Paiva Rodrigues, venho informá-la de que os elementos facultados não são suficientes para se dar início às pesquisas solicitadas.
    Quanto à referência feita ao local de nascimento de sua avó, devo esclarecê-la de que fazem parte do mapa geográfico do distrito de Viana do Castelo 10 concelhos, formados no seu todo por cerca de 300 freguesias, densamente povoadas.
    É que, sem se conhecer de antemão o nome da freguesia onde nasceu o seu avô, não é sequer possível dar início a quaisquer pesquisas.
    Poderá, em alternativa, escolher outra via que me parece poder vir a facilitar a localização da naturalidade de Manuel Paiva Rodrigues ou seja tomar como ponto de partida para esta investigação o registo do passaporte, que, porventura, possa ter sido emitido, a requerimento de seu avô, pelo Governo Civil de Viana do Castelo.
    No caso de o seu avô não ter embarcado clandestinamente, peço-lhe que nos faculte algumas informações suplementares, que passo a enumerar:
    - data, ainda que aproximada, do embarque ou chegada ao país para onde emigrou o seu antepassado;
    - se foi só ou acompanhado;
    - idade com que emigrou.
    Está difícil não é? quase impossível mesmo eu conseguir.... Obrigada mais uma vez pelo seu interesse.
  • Como dizem ai no Brasil: Calma nessa hora!!!
    Talvez nao seja fácil encontrar, mas voce poderá encontrar se conseguir mais informacoes com parentes, amigos, em documentos antigos, etc.
    Voce sabe em que porto ele chegou? Se chegou em SP, por exemplo, voce pode procurar pistas no Memorial do Imigrante: www.memorialdoimigrante.org.br
    Na Guia de Ajuda desta comunidade há diversas dicas também.
    Houve diversos casos difíceis aqui e o pessoal conseguiu.
    Nao desanime!
  • Cidadania portuguesa

Os unicos documentos de que a familia dispoe sao esses poucos. Como informacao, minha mae lembra que meu avo falava que veio de Portugal para o Rio de Janeiro para a casa de uns tios dele.Agradeco mais uma vez o interesse de voces.
  • Va à Guia de Ajuda e veja como pesquisar no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.
    Invista nas conversas com a família, pesquisa no cemitério, no atestado de óbito, certidao de casamento, pedindo ajuda no cartório onde ele casou solicitando los documentos anexados, etc. De repente localizando os parentes ou descendentes no Rio. Por exemplo: se voce localiza algum descendente desse tio dele no Rio, é possível que descubra o lugar de onde ele veio. É uma pesquisa demorada, mas pode ser interessante. Pouco a pouco o novelo vai se desenrolando.
    Fé e perseveranca se realmente voce quer ser portuguesa.
  • Tambem veja onde foi emitada a carteira de estrangeiro dele. Procure esse órgao, pois eles poderiam informar que documento ele apresentou para emiti-la.
  • Graca,

o arquivo te deu uma dica:

"Poderá, em alternativa, escolher outra via que me parece poder vir a facilitar a localização da naturalidade de Manuel Paiva Rodrigues ou seja tomar como ponto de partida para esta investigação o registo do passaporte, que, porventura, possa ter sido emitido, a requerimento de seu avô, pelo Governo Civil de Viana do Castelo."

Voce diz que tem o passaporte e que foi emitido em Viana do Castelo, esse eh o caminho mais facil, peca informacoes de registro, no Governo Civil de Viana do Castelo.
  • na verdade voce tem o numero do passaporte, entao peca uma copia dele.
  • Como digo, deve ir desenrolando o novelo pouco a pouco. Já sabe que ele chegou no Rio, tem o passaporte... Esta melhor que muitos da comunidade que nao tinham absolutamente nada no comeco!!!
  • No passaporte do meu bisavo estavam anexados dados da esposa e dos filhos. Uma beleza para conseguir informacoes!!!
  • Cidadania portuguesa

Eu nao tenho o passaporte dele, apenas consta, na carteira de estrangeiro que ele tirou aqui no Para (do RJ ele veio para o Para) um numero como sendo de um passaporte expedido em Viana do Castelo em 19.06.1907, mas nao sei para onde pedir informacoes sobre esse passaporte.
  • Graca,

pede pra Rosangela te ajudar, coloca os dados no topico dela, certidoes com mais de 100 anos.
  • Cidadania portuguesa

Eu ja pedi ajuda a Rosangela, obrigada.
    Eu tenho uma copia de um pedido de inventario (muito antigo, mas sem data) dirigido ao Juiz de Direito da Comarca de Moncao, em que constam bens situados no lugar do Encontro, na Freguesia de Pias,da comarca de Moncao.
    O endereco da mae do meu avo, nesse inventario, consta Lugar da Igreja, freguesia de Sao Nicolau, comarca de Cabeceiras de Bastos.
    Tinha um irmao dele que era padre e paroco nesse mesmo endereco da mae.
    Os demais irmaos constam, nesse inventario, como residentes em freguesia de Pias.
    Agradeco mais uma vez.
  • graça

coloca o endereço que consta no inventario e qualquer coisa mais que possa ser util mandei e-mail para todas as conservatorias de viana do castelo e já obtive algumas respostas não satisfatorias ainda, mas ao menos estão respondendo quem sabe a gente consegue localizar a certidão
  • Cidadania portuguesa

Agradeco muito seu interesse e atencao.
    Os enderecos que constam nos bens do inventario, que foi dado entrada perante o Juiz de Direito da Comarca de Moncao, sao

-LugAr do Encontro, da Freguesia de Pias
    -Lugar de Lamoso, da Freguesia de Pias
    Agradeco muitissimo, mais uma vez.
  • graça

boas noticias, teu avô é da freguesia de pias veja a resposta que obtive do governo civil de viana do castelo.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Exmo Sr Jorge Fangueiro

Informamos que o Passaporte n.º 418, emitido por este Governo Civil em 19.06.1907, foi requerido pelo cidadão Manoel Paiva Rodrigues, nascido em 09.07.1893, na freguesia de Pias, concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo.
    Assim, a certidão de nascimento respectiva deverá ser pedida à Conservatória do Registo Civil de Monção, cujo endereço electrónico é crcpcom.moncao@dgrn.mj.pt.

Cumprimentos

Maria da Graça Trindade Ribeiro
    Secretário do Governo Civil de Viana do Castelo
    Email: secretario@gov-civil-viana.pt

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

agora manda um e-mail para a conservatoria de monção e pede para eles a copia da certidão.

abraços

jorge fangueiro
  • Parabéns Jorge!

Parabéns a todos os membros e criadores desta comunidade.

Isso que acabamos de ver é um grande exemplo ajuda e amor ao próximo.
  • Parabens Jorge, pela grande ajuda !
  • graça

foi confirmado, agora é só pedir a certidão, abaixo copia do e-mail recebido da conservatoria de monção:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

De: CRCPCom Monção (crcpcom.moncao@dgrn.mj.pt)
    Enviada: quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 17:51:42
    Para: jota cassino (jotacassino@hotmail.com)

Informo que foi localizado o assento de nascimento pretendido.
    Deverá enviar a esta Conservatória o valor de EUR 16,50, que poderá ser em Cheque de Identidade Bancária Portuguesa, ou Vale Postal dos CTT a fim de procedermos ao envio da referida Certidão. Mais informo que deverá enviar a morada para a qual enviaremos a certidão.
    Nosso Endereço:
    Conservatória do Registo Civil/Predial de Monção
    Praça da República, 4950-506, MONÇÃO.

Atentamente,

Peneda Cardoso

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

abraços
  • cibele e otavio

obrigado, e eu tambem agradeço a voces e a todos da comunidade pela ajuda que já recebi aqui tambem, daqui uns dias vou enviar meus papeis e ai vou fazer aquelas ultimas perguntinhas de prache, valeu

abraços
  • Cidadania portuguesa

A G R A D E C I M E N T O

Meu Deus, nao sei como agradecer, so sei dizer que e porque existem pessoas como voces que esta vida vale muito a pena. Pessoas que ajudam o proximo sem interesse nenhum a nao ser o de colaborar, de facilitar, de ajudar mesmo, e maravilhoso sentir isso. O B R I G A D A mais uma vez.
  • Deus é fiel! :) Um dia ainda faremos um encontraao dessa comunidade nos pasteis de Belém!!!
  • Virginia

Ja fizemos um encontro em Sao Paulo e agora quero realizar um aqui na europa...acho que sera um sucesso. Aguardem.
  • mais uma vez me orgulho de ver bondade e altruismo nesse mundo!parabens.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.