Preciso de ajuda!! (cidadania por atribuição)

Olá pessoal, gostaria da ajuda de voces meu caso é o seguinte: sou neto de portugues por parte de mãe,ele já faleceu bem como sua conjugue. Tenho passaporte dele,certidão de casamento,de óbtido que ainda nao estão averbadas em portugal. Há alguns erros nessas certidoes que possuo: a certidão de óbito está como se ele fosse brasileiro natural do Espirito Santo; já a certidão de casamento esta correta com a naturalidade de Arcos de Valdevez,Portugal. Outro erro é a grafia do nome na qual o pai dele é de sobrenome ESTEVEZ já meu avó está como ESTEVES, algum problema nisso??Gostaria de saber a forma menos complicada para adquirir a cidadania portuguesa. Quais os documentos necessarios?? É possivel fazer o pedido da certidao de nascimento do meu avô pelo portal do cidadao?? Tenho duvida a respeito do que é "freguesia" e "concelho", Arcos de Valdevez é freguesia ou concelho??Agradeço!!

Comentários

• Felipe, se sua mãe está viva o melhor é primeiro ela se tornar portuguesa e em seguida passar a nacionalidade pra vc. Seriam no caso dois processos de ATRIBUIÇÃO.

Se foi seu avô quem declarou o nascimento de sua mãe, não precisa transcrever nem casamento nem óbito de seu avô.

O Z x S não é um problema, não precisa retificar.

Quem declarou seu nascimento? Seu pai ou sua mãe?
  • Arcos de Valdevez é um concelho que tem 51 freguesias! Vc precisa descobrir a freguesia onde seu avô nasceu.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arcos_de_Valdevez

seu avô nasceu há mais de 100 anos?
  • Olá Lara obrigado pelo ajuda, minha mãe é viva e o declarante do nascimento dela foi o pai assim como meu pai declarou meu nascimento. Meu avô nasceu em 1920.Como devo proceder? ir em portugal é uma boa opção?
  • nos documentos que tenho indica apenas Arcos de Valdevez como local de nascimento,será que no cartório onde ele casou eu consigo a certidão de nascimento dele ou pelo menos saber de onde ele extamente é ?
  • Felipe,

da uma lida nesse topico, que vai te ajudar a encontrar a freguesia.

http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=31227596&tid=5402891566458345680
  • então Felipe, há várias coisas que vc pode tentar fazer pra descobrir a freguesia onde seu avô nasceu, veja esse tópico que a Cibele postou. Daí vc pode pedir a certidão dele online, pelo Portal do Cidadão, não há necessidade de ir a Portugal. A Rosangela aqui da comunidade tb ajuda na localização de certidões em Portugal, mas tente tudo que vc puder pra encontrar a freguesia.

Com a certidão de seu avô localizada, vc pode dar entrada direto na atribuição de sua mãe (não há necessidade de transcrever casamento de seus avós). Quando sair a atribuição dela, vc daí sim terá que transcrever o casamento de seus pais em Portugal e em seguida dar entrada no seu processo de atribuição.
  • olhe tb o guia de ajuda pois há tb ali uma série de dicas pra ajudar na localização da freguesia

http://www.orkut.com/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5212365953875693874
  • Lara e Cibele agradeço muito atenção de vocês

Bom fui ao cartório e descobri que meu avô se casou com a carteira de trabalho dele. Pedi uma busca e cópia da carteira e ainda vou buscar. Tenho receio que na carteira não conste a informação da freguesia de onde ele nasceu pois os documentos que tenho apenas informam que ele é de arcos de valdevez. Descobri tambem que em arcos de valdevez existem 2 freguesias com nome de ARCOS DE VALDEVEZ (SALVADOR) e ARCOS DE VALDEVEZ (SAO PAIO) ambas com o mesmo nome principal. Enviei um email para o arquivo nacional já que tenho as informações do dia/mes/ ano da chegada ao Brasil na embarcação GIOVANNA C no porto do Rio de Janeiro. Vou tentar conseguir a certidão de nascimento pelo portal colocando freguesia arcos de valdevez e ver no que dá.
  • CONSEGUI A CERTIDÃO DE NASCIMENTO!!

Bom a primeira etapa foi concluida com sucesso,recebi a certidão de nascimento narrativa do meu avô hoje. Pretendo ir a Portugal para dar entrada no processo direto na CRC pois tenho muita pressa, preciso muito de ajuda de vocês pois nao quero chegar lá e correr o risco de documentação insuficiente e/ou nao devidamente legalizada . Sobre os docs são: certidão nasc narrativa do progenitor portugues; certidão nascimento de inteiro teor da minha mae legalizada no itamaraty e consulado portugues; formulario 1C preenchido , é isso mesmo ? mais quais docs e legalizaçoes precisarei??Se possivel gostaria de fazer tudo atraves de procuração, to muito perdido no meio de tanta burocracia...Agradeço pela ajuda!!!
  • Felipe

voce ira precisar tambem de fotocopias dos documentos de identificacao como RG ou passaporte provando a identidade do requerente que deverao ser autenticadas em cartorio e legalizadas no consulado. Ja que vc vai pessoalmente leve tbm os originais por garantia.
  • Talvez não compense ir a Portugal só pra isso!

Li em outro tópico, não sei se desta comunidade, o caso de um colega que foi direto ao CRC para tentar acelerar seu processo. Depois de muitas dificuldades em ser atendido, recebeu a orientação de enviar tudo pelo correio, pois não aceitariam o processo em mãos.

Conclusão dele: deveria ter enviado tudo do Brasil.

Com a palavra as colegas mais experientes...

PS.: Não entra na lista de docs a cópia do RG da mãe dele?
  • 1- certidao de nascimento do portugues
    2- certidao de nascimento em inteiro teor do interessado (neste caso a mae) autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado
    3- copia autenticada do RG do interessado legalizada no consulado
    4- formulario 1C assinado frente a um funcionario consular.

Se voce viaja do Brasil a Portugal exclusivamente para dar entrada ao processo, segundo a experiencia do pessoal da comunidade, nao ha muita diferenca em tempo de resposta se comparado com o envio por correio.
    Esperemos mais opinioes sobre o envio e sobre a necessidade de procuracao.
  • Felipe,

voce esta no Brasil ? Se sim, nao compensa em nada ir a Portugal, se estiver na Europa, tudo bem, vale a pena ir apenas pelo passeio, mas nao muda nada dar entrada pessoalmente ou pelo correio. E nao esquece, depois que sair a nacionalidade da sua mae, vai precisar fazer a transcricao de casamento dela, ja que seu pai foi seu declarante. Se precisar de ajuda com a transcricao, tem gente aqui na comunidade a disposicao.
  • Agradeço a todos pela força !!

moro em Vitória no Espírito Santo e irei ao itamaraty do Rio de Janeiro, a respeito dos documentos se eu entendi corretamente devem ser autenticados no cartorio com sinal público e depois novamente autenticados em um cartório do rio, é isso mesmo ???
  • Cibele

minha mãe não foi casada com meu pai! e agora o que farei quando chegar a hora da minha documentação?? Obrigado!
  • Felipe,

nao sabia, rssss, bem, vai cair na exigencia de provar que ela te reconheceu na menoridade, qualquer documento que tenha assinatura dela, matricula de escola, carteira de vacinacao, documento de batismo.
  • Felipe,

voce tem filhos ?
  • Cibele

não tenho filhos...deixa isso para um futuro bem distante....hahaha
  • Eu perguntei sobre filhos, pra nao sugerir algo que depois vai atrapalhar, talvez por naturalizaco seja mais facil, caso voce nao tenha nenhum documento que prove filiacao na menoridade, so estou pensando no seu processo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.