Cartão Do Cidadão no RJ
Notícia Importante:
http://www.portaldocidadao.pt /PORTAL/pt/noticias/10_2009/NEWS_consula dos+de+manchester+e+rio+de+janeiro+ja+em item+cartao+de+cidadao.htm
Boa sorte a todos!!
http://www.portaldocidadao.pt
Boa sorte a todos!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
O problema eh se a demora vai ser a mesma.
O BI esta sendo substituido pelo cartao do cidadao.
Pois é né?!?!? Meio estranho, mas enfim, confere primeiro com o consulado do Rio, sabe-se lá se a informacão só chega p eles pelo mesmo malote que eles mandam os processos pela CRC, talvez eles ainda nem saibam heheheh
P/ a Comu em Geral:
Quem fizer lá no Rio, por favor, posta p contar como foi tudo!
Boa Sorte p todos nós!!
Vou procurar conferir no próprio Consulado, já que esta semana vou lá emitir o B.I., e já trago novas informações!
Bom, to aqui pra dizer que fui hoje ao Consulado aqui no Rio.
Eles não emitem mais bilhete de identidade.
Pediram-me os documentos, como fui informada, depois (de muito tempo), eu fui para a frente de uma máquina que me mediu, fotografou e colheu minhas digitais.
Essa máquina estava integrada ao computador do oficial, que verificou tudo e imprimiu uma página de confirmação com todos os dados constantes.
O cartão de cidadão tem algumas diferenças em relação ao BI, a principal, para mim, é não conter o estado civil, o que pode ser muito útil no caso de pessoas civilmente enroladas, como o meu pai.
Outra coisa que eu achei legal é a inscrição automática na seguridade social, e na saúde, que tem utilidade pra quem vai morar em Portugal.
Prazo: 45 dias no máximo. Disseram que fica pronto mais rápido para quem é solteiro (menos coisas para verificar).
Quando o BI fica pronto, vc recebe uma cartinha enviada de Portugal por Correio Azul, e tem que agendar de novo para ir ao Consulado levantar o cartão. Isso pq o cartão vem bloqueado, e vc tem que ativá-lo presencialmente.
Aqui no Rio, só depois do cartão pronto se pode pedir o passaporte, mas vale lembrar que o cartão vale como documento de viagem na UE e espaço de Schengen.
Preço: não lembro! ehhe. Mas é mais barato que o B.I.
Para saber mais: http://www.cartaodecidadao.pt/images/sto
Vale a pena trocar o BI velho de guerra pelo cartao do cidadao? O meu só vence em 2018. kk Na verdade, liguei pro consulado do Rio hoje (argh!!) , eles disseram que estao agendando pra fevereiro. Aí, 45 dias (úteis) depois chega... e agenda-se de novo para o desbloqueio. Só nao sei quanto tempo leva este novo agendamento...
Enfim, vale a pena trocar?
hoje nao muda nada apresentar o BI ou o CC na imigracao, por exemplo, e o BI continua tendo validade em Portugal, hoje a troca nao eh obrigatoria, eles estao substituindo os documenos aos poucos, mas acho que uma hora, ( que pode vir a ser alguns anos ainda ) sera inevitavel a troca e eles passarao a exigir e dar prazo para que todos substituam os documentos.
Hum... lendo o que a Mariana escreveu achei interessante a inscrição automática nas finanças e tal... eu nao tenho estes numeros.
Dei entrada no meu pelo consuldao do RJ no dia 18/11 e hj dia 02/12, recebi a minha carta PIN para a retirada do mesmo, tem que agendar, mas esta sendo bem rapido, ja enviei o email para o agendamento, depois posto o prazo e tambem vou dr entrada no mesmo para o passaporte.
Agora, reparei que aqui o papo sobre documentacoes para portugueses e mais assirrada. Assunto bemvindo na Outra Comunidade, mas que infelizmente tem participacao muita magra la. Vamos botar fogo na Comunidade relacionada. Seu amigo vos pede
mail@rio.dgaccp.pt
REPITO. JA LERAM MEU APELO QUE ESCREVI DUAS VEZES?