Comentários

• Finalmente!
    O problema eh se a demora vai ser a mesma.
  • Desde 19 de outubro e nada avisam? que raiva!
  • Esse cartao tem um chip, que agrupa 5 documentos: titulo de eleitor, BI, numero de seguranca social, numero do contribuinte e numero do utente.

O BI esta sendo substituido pelo cartao do cidadao.
  • Mariana

Pois é né?!?!? Meio estranho, mas enfim, confere primeiro com o consulado do Rio, sabe-se lá se a informacão só chega p eles pelo mesmo malote que eles mandam os processos pela CRC, talvez eles ainda nem saibam heheheh

P/ a Comu em Geral:

Quem fizer lá no Rio, por favor, posta p contar como foi tudo!

Boa Sorte p todos nós!!
  • eu achava que o cartão do cidadão não ia ser implantado fora de Portugal, ou ao menos fora da Europa, por conta desses outros registros que não tem mt utilidade para quem vive no exterior - meu caso até agora, por exemplo. Então é possível ser contribuinte sendo residente aqui no Brasil?

Vou procurar conferir no próprio Consulado, já que esta semana vou lá emitir o B.I., e já trago novas informações!
  • novidades!

Bom, to aqui pra dizer que fui hoje ao Consulado aqui no Rio.

Eles não emitem mais bilhete de identidade.

Pediram-me os documentos, como fui informada, depois (de muito tempo), eu fui para a frente de uma máquina que me mediu, fotografou e colheu minhas digitais.

Essa máquina estava integrada ao computador do oficial, que verificou tudo e imprimiu uma página de confirmação com todos os dados constantes.

O cartão de cidadão tem algumas diferenças em relação ao BI, a principal, para mim, é não conter o estado civil, o que pode ser muito útil no caso de pessoas civilmente enroladas, como o meu pai.

Outra coisa que eu achei legal é a inscrição automática na seguridade social, e na saúde, que tem utilidade pra quem vai morar em Portugal.

Prazo: 45 dias no máximo. Disseram que fica pronto mais rápido para quem é solteiro (menos coisas para verificar).
    Quando o BI fica pronto, vc recebe uma cartinha enviada de Portugal por Correio Azul, e tem que agendar de novo para ir ao Consulado levantar o cartão. Isso pq o cartão vem bloqueado, e vc tem que ativá-lo presencialmente.

Aqui no Rio, só depois do cartão pronto se pode pedir o passaporte, mas vale lembrar que o cartão vale como documento de viagem na UE e espaço de Schengen.

Preço: não lembro! ehhe. Mas é mais barato que o B.I.

Para saber mais: http://www.cartaodecidadao.pt/images/stories/cc_nota_informativa.pdf
  • Vale a pena?

Vale a pena trocar o BI velho de guerra pelo cartao do cidadao? O meu só vence em 2018. kk Na verdade, liguei pro consulado do Rio hoje (argh!!) , eles disseram que estao agendando pra fevereiro. Aí, 45 dias (úteis) depois chega... e agenda-se de novo para o desbloqueio. Só nao sei quanto tempo leva este novo agendamento...
    Enfim, vale a pena trocar?
  • Ah. E disseram que custa 50 reais.
  • Virginia,

hoje nao muda nada apresentar o BI ou o CC na imigracao, por exemplo, e o BI continua tendo validade em Portugal, hoje a troca nao eh obrigatoria, eles estao substituindo os documenos aos poucos, mas acho que uma hora, ( que pode vir a ser alguns anos ainda ) sera inevitavel a troca e eles passarao a exigir e dar prazo para que todos substituam os documentos.
  • Inscrição

Hum... lendo o que a Mariana escreveu achei interessante a inscrição automática nas finanças e tal... eu nao tenho estes numeros. :)
  • Cartão do Cidadão no RJ

Dei entrada no meu pelo consuldao do RJ no dia 18/11 e hj dia 02/12, recebi a minha carta PIN para a retirada do mesmo, tem que agendar, mas esta sendo bem rapido, ja enviei o email para o agendamento, depois posto o prazo e tambem vou dr entrada no mesmo para o passaporte.
  • o meu eu já peguei... no total, deu quase 1 mês. Dia 5 de novembro eu fui lá emitir, ontem, dia 1/12, eu fui levantar.
  • O consulado do rj tá agendando pra daki a 3 meses a emissão do cartão cidadão. Depois vc tem que voltar e validar.
  • Eu fiz o meu pedido de agendamento para fazer o cartão em outubro e agendaram para 18 de novembro e recebi ontem a carta para fazer o levantamento.O cartã ja esta pronto.
  • Quando sou interceptado na Fronteira Franca/Suica para trabalhar, apresento B.I., Suica e Espaco de Schenguem desde dezembro passado, mas volta e meia tem controle nas aduanas. Potanto tanto faz, B.I, C.C. ou passaporte. Com o tempo PT vai tornar obrigatorio para acelerar o fim dos B.I's "Tabajara"

Agora, reparei que aqui o papo sobre documentacoes para portugueses e mais assirrada. Assunto bemvindo na Outra Comunidade, mas que infelizmente tem participacao muita magra la. Vamos botar fogo na Comunidade relacionada. Seu amigo vos pede
  • É muito valido a troca de B I p/ CC põs o cartão CC vc já esta escrito na Seg social contribuinte e saúde, e eu que vim p Portugal morar só com o B I antigo foi um barra pôs tinha que explicar como eu tinha o B I e não tinha a seg social, pôs o num de contribuinte é só ir nas finançascom o B I e pedir, agora a barra foi na saúde quando fui me escrever a atendente não consequia entender p q eu tinha o B I e não numero de utente, expliquei q era filho de portugues e que tinha nescido no rio de janeiro, mesmo assim ela não entendeu, ai começou a falar auto e eu tbm, pulamos para o bate boca, e acabei ficando puto com a ignorancia dela, e falei para ela que comprei meu B I na feira de cigano, ela guase chamou a gnr p mim,rsrsrs, acabei tendo que falar com o delegado de saúde para poder da entrada.
  • O agendamento no consulado do RJ para emissão do cartão do cidadão é feito por telefone?
  • O agendamento no consulado do rio é feito por email.
    mail@rio.dgaccp.pt
  • TODOS

REPITO. JA LERAM MEU APELO QUE ESCREVI DUAS VEZES?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.