Transcrição de casamento + BI

Pessoal, quero saber quem já passou por isso em curitiba ou outros consulados.

Minha mãe foi fazer o pedido do BI e encaminhar a transcrição de casamento juntos, porém se negaram a fazer.

Eu argumentei que conheço pessoas que fizeram o BI com o estado civil "omisso" (conheço aqui da comunidade, pessoalmente não) então me soltaram que com o Cartão do Cidadão isso não é mais possível. Me pareceu uma desculpa bem esfarrapada, pois conforme eu argumentava eles iam negando com motivos diferentes, enfim achei estranho.

Dúvida, dá para fazer o Cartão do Cidadão + Passaporte + transcrição direto em PT sem ter feito a transcrição ainda, digo fazer tudo no mesmo dia, alguém já fez isso?

Ah, em Curitiba tb virou cartão do cidadão agora, acabou-se o BI.

Comentários

• Rafa,

realmente nao sei se eh possivel, uma pessoas casada, tirar BI em Consulado com estado civil omisso, nao lembro de alguem ter conseguido sem fazer transcricao, o que vi foram casos de divorciados, que conseguiram, ja que o processo de homologacao eh bastate demorado.

Em Lisboa, eh possivel tirar BI de urgencia com estado civil omisso, e porteriormente passaporte, isso em dois dias, a transcricao demora um pouco mais, os ultimos que fizeram, falaram que as conservatorias deram prazo de um mes.

O cartao do cidadao tambem eh demorado, nao sai na hora e pode levar ate 30 dias, o problema do cartao eh que, eles enviam uma carta de aviso de emissao e eh necessario que a pessoa va pessoalmente no local indicado, fazer o levantamento do cartao, e eh indispensavel a presenca do requerente com a carta, ou seja, se estiver de passagem por Portugal, sera quase impossivel voltar pra retirar o cartao, o ideal eh solicitar na area de residencia.
  • Cibele

Pode ser que ele consiga dar entrada no cartão do cidadão em Lisboa e pedir para entregar no Brasil, porque a minha filha e a Ana aqui da comunidade deram entrada no cartão em Lisboa e a carta PIN foi para Londres(minha filha) e para a residencia da Ana numa outra cidade da Inglaterra, a minha filha ja pegou o cartão dela em Londres e a Ana deve ir pegar o dela amanha em Londres tambem.
  • Sandra, ela pediu pessoalmente em Lisboa ou de onde ela mora?
  • Entendi, so resta a duvida se eh possivel pedir o CC, mesmo em Portugal, sem fazer transcricao de casamento, eu tirei o meu no Porto e retirei la mesmo, mas minha situacao esta regularizada.
  • acho que vou fazer a transcrição por aqui, e pedir o CC e o passaporte em lisboa! Só espero que a transcrição fique pronta até abril.

outra coisa, fazendo o CC e passaporte em lisboa eles nao pedem comprovante de endereço? ou aceitam o comp. de endereço do Brasil?

valeu pessoal!
  • invisible F.
    Eu fiz o Bi de urgencia para tirar o passaporte . Mas no dia seguinte dei entrada no cartao do cidadao. Fiz ambos com o estado civil omisso. So depois dei entrada na minha primeira trancricao , por causa da cidadania dos meus filhos.

O atual CC, caso vc possua um leitor do chip no seu PC, uma das coisas q podera ser feita eh dar entrada na transcricao via online. Como ainda ta rolando o meu processo de divorcio qdo terminar , darei entrada na segunda trancricao com CC no meu PC e em casa. Quero ver se vai dar certo.

Ah mais uma coisa, vc tem que ver como vc vai fazer em relacao ao endereco , eu fiz com endereco de amigo em PT.

Outra novidade eh que as conservatorias acho que de 1 a 11 ficam la na Avenida Fontes Pereira de Melo n.º 7 em Lisboa, abriram um balcao de atendimento, onde vc pode dar entrada em varios documentos uma dos quais a sua trancricao ( vc ja sai com o numero do processo ), e tb no cartao do cidadao. E mais importante e quem QUISER DAR ENTRADA PESSOALMENTE EM LISBOA NO PROCESSO DE CIDADANIA NAO EH SO NO CNAI, LA TB SE PODE DAR ENTRADA NA NACIONALIDADE.

abs

fatima
  • F.
    Eu estou longe disso ainda, mas pergunto só para que os necessitados fiquem informados: tem que agendar para pedir a transcricao nesse endereco que voce colocou?
  • Nao Denise,

Agora ta tao organizado..... eh so pegar uma senha e esperar! E vc sai de la com o recibo com o numero de seu processo e esperar ate a trancricao sair. Eles dao prazo de 15 dias a 1 mes ....mas esta saidno em 11 dias ...pelo o menos o da minha irma foi assim.

bjs
  • Excelente! Obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.