Necessidade da Transcrição de Casamento/Divórcio/Óbito.

Bom dia, tenho a seguinte dúvida.

Estou reunindo os documentos necessários para o processo de atribuição da minha mãe. Ela é filha de pai português e mãe brasileira. O pai foi o declarante na certidão de nascimento. Meus avôs casaram, se divorciaram e hoje meu avô é falecido. Nenhum desses está averbado na certidão de nascimento. A dúvida é: de quais os documentos eu preciso realizar a transcrição? Posso realizar apenas a transcrição do óbito, já que para transcrever o divórcio precisaria entrar com um processo de homologação de sentença estrangeira?

Desde já, agradeço.

Comentários

  • PollPoll Member
    Obs: pretendo entrar com o processo em uma das Conservadorias em Portugal e não pelo Consulado.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado April 2018
    @Poll

    Se o pai portugues foi o declarante,faça a atribuição da sua mãe pelo ACP que,por enquanto,não pede transcrição de casamento
    Óbito e divorcio não será problema


    Envie para o ACP

    1- Formulario 1C (colorido numa folha só, frente e verso) com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório
    2. Cópia autenticada e apostilada do RG da sua mãe
    3. Certidão de nascimento por cópia reprográfica da sua mãe
    4- Cópia simples do assento do seu avô
    5- Vale postal no valor de 175 Euros

    Formulario 1 C

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46

    Caso sua mãe tenha adicionado o sobrenome do marido apos o casamento e ainda não constar esse averbamento na certidão de nascimento,peça ao cartório que seja feita essa averbação ou envie a certidão de casamento de inteiro teor apostilada

    Endereços para envio do VALE POSTAL:
    (Finalidade: Manutenção de Residente)

    • IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto


    Endereços para envio dos DOCUMENTOS:

    • Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • PollPoll Member
    Muitíssimo obrigada pelas informações. Não precisarei transcrever o óbito, então?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.