Averbar o nascimento da minha mãe sem ajuda do consulado de São Paulo
SamuelPostigo
Member
Olá, galera
Minha dúvida primeira seria sobre a conclusão do processo de cidadania da minha mãe. Ja transcrevi o casamento da minha avó (natural portuguesa) e agora preciso fazer com que "minha mae nasça em Portugal".
Pois bem, ja reuni todos os documentos que o consulado pede porem ainda tem que preencher um formulario que gera um boleto que quase 1000,00 reais.
TEM COMO EU FINALIZAR ESSE PROCESSO SEM A AJUDA DO CONSULADO, NE? ALGUEM ME DE OS PASSOS A SEGUIR OU ALGUMA LUZ POIS REALMENTE NAO SEI PRA ONDE RECORRER, RS.
Agradeço desde já, abraços.
Minha dúvida primeira seria sobre a conclusão do processo de cidadania da minha mãe. Ja transcrevi o casamento da minha avó (natural portuguesa) e agora preciso fazer com que "minha mae nasça em Portugal".
Pois bem, ja reuni todos os documentos que o consulado pede porem ainda tem que preencher um formulario que gera um boleto que quase 1000,00 reais.
TEM COMO EU FINALIZAR ESSE PROCESSO SEM A AJUDA DO CONSULADO, NE? ALGUEM ME DE OS PASSOS A SEGUIR OU ALGUMA LUZ POIS REALMENTE NAO SEI PRA ONDE RECORRER, RS.
Agradeço desde já, abraços.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Faça direto pela conservatoria do Porto.Pelo consulado, demora muito porque enviam pra Lisboa que está lotada de processos
Documentos
1- Formulario 1C (colorido numa folha só, frente e verso) com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório
2. Cópia autenticada e apostilada do RG da sua mãe
3. Certidão de nascimento por cópia reprográfica da sua mãe
4- Cópia simples do assento da sua avó
5- Vale postal no valor de 175 Euros
Formulario 1 C
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
Caso sua mãe tenha adicionado o sobrenome do marido apos o casamento,envie a certidão de casamento de inteiro teor apostilada
Endereços para envio do VALE POSTAL:
(Finalidade: Manutenção de Residente)
• IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Endereços para envio dos DOCUMENTOS:
• Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Mas me diz uma coisa..: eh só eu juntar esses documentos que tu listou aí e enviar pro Conservatório? Não preciso trocar e-mail, avisar nem nada?
E mais uma duvida: minha mãe se casou 4 vezes (eu nasci na segunda tentativa, rs) e na ultima, que foi ha pouco tempo, ela também mudou o nome (ainda está casada). Em relação a isso o que devo me atentar?
Vc é filho do segundo casamento da sua mãe?
Houve divorcio do primeiro casamento?
Houve divorcio do primeiro, segundo e terceiro.
Após a atribuição da sua mãe,terá que transcrever o primeiro casamento da sua mãe,homologar o divorcio(através de advogado em Portugal) ,transcrever o segundo casamento para fazer a sua atribuição
E sobre a tua primeira resposta: eu só preciso juntar os docs e o formulário e enviar pro conservatório? Não preciso falar com ninguém e tals?
Brigadãããão, gente. Logo menos enviarei tudo e conforme for surgindo novidades eu posto.